10 jogos parecidos com Ragnarok Online que provam por que o clássico ainda influencia uma geração inteira de MMORPGs

Publicado em 17/07/2025 - 06h40 por Yohan Bravo

Considerando que a quantidade de jogos parecidos com Ragnarok Online não é pequena, acho muito justo a gente dizer que o clássico MMORPG da Gravity é um dos grandes nomes do gênero que ele representa. Pois é! O game foi lançado lá em 2002 e segue vivo até hoje, garantindo a diversão de muita gente. Sabendo disso, resolvi separar aqui 10 games que mostram o alcance da influência do jogo e que podem funcionar como belas alternativas para aqueles que estão tentando expandir seus horizontes, mas sem cortar todos os laços com uma experiência que marcou época… bora conferir a seleção?


Aura Kingdom

Para abrir esta lista focada em jogos parecidos com Ragnarok Online, temos Aura Kingdom. Esse game estreou lá em 2014 e até ganhou uma espécie de versão remaster recentemente, mas a verdade é que ele continua sendo uma ótima opção para os fãs de MMORPGs. Obviamente, as construções em estilo anime e muitas das mecânicas que marcam o loop de gameplay do jogo remetem aos clássicos do gênero, mas ele conta com alguns sistemas únicos e opções de entretenimento muito interessantes. Desse modo, aqueles que decidem dar uma chance ao Aura Kingdom sempre acabam ficando interessados em avançar rumo ao endgame, explorando as nuances únicas de cada classe e os interessantes eidolons. Enfim, esse é um jogo com um belo conjunto de atrativos e que ainda está sendo muito bem cuidado pelos devs. Vale a pena conferir!

Draconia Saga

Com seu estilo visual mais voltado para o “lado chibi” do mundo dos animes, Draconia Saga é um game que tem muitos elementos inspirados no Ragnarok Online, mas apresenta singularidades que o tornam uma alternativa digna de atenção. O jogo conta com várias classes dotadas de habilidades únicas (com “rotas de progressão” alternativas) e as opções de entretenimento são muitas, com destaque para as intensas disputas PVP e as dungeons que forçam os players a trabalharem em equipe, com vistas a superar adversários muito poderosos e desbloquear várias recompensas. No fim das contas, podemos dizer que Draconia Saga é um MMORPG 3D que até merecia ser mais conhecido do que é, pois o jogo realmente oferece um loop de gameplay envolvente e seu mundo é muito bonito e cativante. Ótima opção!

Eden Eternal

Eden Eternal é um dos muitos jogos que brilharam por um tempo, depois foram cancelados e aí retornaram para fazer a alegria dos verdadeiros fãs. O MMORPG também apresenta construções visuais no “estilo chibi” e segue as principais regras do gênero à risca. E como foi o Ragnarok Online que definiu muitas dessas regras, sua influência pode ser sentida em vários aspectos da experiência promovida pelo Eden Eternal. Mesmo assim, o jogo conta com seus próprios pontos positivos e se destaca por garantir uma liberdade maior para os players trocarem de classe. Com isso, dá para adaptar os personagens para encararem as mais diversas situações e o gameplay sempre acaba tomando um rumo diferenciado. Detalhe: como o game retornou recentemente, atualizações e eventos continuam rolando com uma ótima frequência.

Fiesta Online

Outro clássico que não poderia ficar de fora desta seleção focada em jogos parecidos com Ragnarok Online é Fiesta Online. Esse MMORPG é um produto da mesma época do lendário game da Gravity e, por isso, o loop de gameplay oferecido pelos dois jogos tem muitas semelhanças. E como estamos falando de um título que está na ativa há muitos anos, a qualidade das construções gráficas não é das melhores, mas essa é uma ótima notícia para aqueles que possuem PCs mais modestos. De qualquer forma, é bom destacar que o jogo continua vivo justamente por oferecer uma boa quantidade de funcionalidades interessantes, ótimas classes e um mundo que realmente nos motiva a continuar explorando. Lembrando que o título continua recebendo updates de tempos em tempos e conta com o apoio de uma comunidade muito forte.

Flyff

Outro produto da época do Ragnarok Online que merece atenção é Flyff. Apesar de ter recebido algumas “versões alternativas” nos últimos anos, o jogo original continua disponível e tem muita força em vários países (inclusive aqui no Brasil). Como não poderia deixar de ser, os destaques do gameplay do título refletem alguns dos padrões da época em que ele foi lançado e os gráficos também remetem ao passado, mas a verdade é que ele ainda é capaz de cativar aqueles players que curtem MMORPGs “à moda antiga”. E como as atualizações continuam chegando com uma boa frequência, podemos dizer que ainda vale muito a pena dar uma chance para o título (se você conseguir encontrar um bom grupo de amigos para curtir a aventura, as coisas ficarão ainda mais interessantes).

Guardians of Cloudia (Mobile)

Ragnarok Online é um game tão importante dentro do grupo dos MMORPGs, que até mesmo o segmento mobile acabou sendo influenciado por ele. Nesse caso, um jogo que ilustra isso perfeitamente é Guardians of Cloudia, que conta com o apoio de uma comunidade bem engajada e está bem longe de ser uma simples cópia do jogo da Gravity. Aliás, esse título também merece a atenção daqueles que curtem aventuras com criaturas colecionáveis. Pois é! São mais de 100 criaturas, que podem se transformar e acabam ajudando a deixar os confrontos mais animados. E por falar em confrontos, o título ainda oferece uma boa quantidade de modos de jogo, o que quer dizer que os players sempre acabam encontrando algo para fazer, quando decidem dar uma chance à aventura.

Kakele Online

Dentre todos os nomes citados nesta seleção focada em jogos parecidos com Ragnarok Online, Kakele Online é o mais modesto. As construções em pixel art do game são realmente simples e até acabam fazendo muita gente “torcer o nariz” para ele. No entanto, aqueles que decidem ir além das aparências e curtem o game por algumas horas sempre curtem a experiência. E o curioso é que a jogatina se desenrola em um ritmo mais acelerado do que poderíamos esperar de um jogo em pixel art. Além do mais, os sistemas de jogo são todos muito criativos e a comunidade é bastante ativa. Cabe destacar que esse é um MMORPG 100% brasileiro, ou seja, se você gosta de apoiar os devs do nosso país, já encontrou a sua próxima aventura.

Royal Quest Online

Mesmo não tendo nascido na época do Ragnarok Online, Royal Quest Online é um dos MMORPGs mais eficientes, no que diz respeito à promoção de experiências que respeitam os maiores clássicos do gênero. O título até tem belas construções gráficas, mas sua vibe tem um apelo nostálgico tão forte, que a gente acaba fazendo uma verdadeira viagem lá para o início dos anos 2000. De qualquer forma, é importante destacar que o jogo conta com um bom conjunto de atrativos e continua sendo bem cuidado pelos devs. E só para constar, recentemente, o time de criação começou a questionar os players sobre aquilo que eles querem ver no futuro, sugerindo assim que o Royal Quest Online vai continuar evoluindo e garantindo a diversão de todos por mais um bom tempo.

Tales of Wind: Radiant Rebirth (Mobile)

Voltando a falar sobre jogos mobile, temos aqui o ótimo Tales of Wind: Radiant Rebirth. Esse MMO fez tanto sucesso nos celulares que hoje ele já até tem uma versão destinada aos PCs (mas com as mesmas interfaces dos dispositivos móveis). A jogatina com o game pende mais para o lado da ação e seus gráficos são surpreendentemente bonitos, considerando que ele já está na ativa há alguns anos. É bom destacar também que há vários modos de jogo distintos, o que acaba fazendo o jogo se tornar uma boa opção para os players mais casuais também. E como os sistemas de interação social são bem desenvolvidos, a gente ainda consegue encarar atividades em grupo muito divertidas. Resumindo, esse é um MMORPG “raiz” que merece um olhar mais atento.

Tree of Savior

Fechando esta seleção focada em jogos parecidos com Ragnarok Online, temos um jogo que realmente tem uma ligação real com o clássico da Gravity. Isto é, Tree of Savior foi desenvolvido pelo criador do Ragnarok Online e, por isso, as semelhanças entre os dois games são inevitáveis. No entanto, a experiência ainda tem os seus próprios pontos singulares e a exploração da mitologia lituana acaba fazendo o game se destacar dentro do gênero. E sobre esse jogo, é importante destacar que ele possui duas versões ativas no momento, sendo que o Tree of Savior da Papaya Play é aquele que merece uma atenção especial dos brasileiros, já que o game agora está focando em agradar a gigantesca base de fãs presente no nosso país. Imperdível!

Lag atrapalhando suas partidas?
Teste ExitLag grátis e reduza o ping agora mesmo. Compatível com Valorant, Warzone, LoL, Tibia e muitos outros. Chega de perder partidas ou falhar nas dungeons!

🚀 Ativar Teste Grátis

3 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Ernane Lopes 05/12/2017 at 14:02 - Reply

    Tree of savior esta horrivel. Terrível. A empresa não dá a minima atenção aos players. São bugs, erros que existem desde o beta, uma staff incompetente que não pune quem usa exploits e ainda recompensa os mesmos, instabilidades e um end game horrivel.

    • SlayerofCaltera 05/12/2017 at 16:57 - Reply

      Infelizmente um jogo free to play está sujeito à estes problemas, joguei TOS no inicio e era incrível mesmo, porém baixei de novo e foi decepcionante ver que apenas uma pequena parte dos jogadores continuam jogando.

  2. Rabujento 05/12/2017 at 20:25 - Reply

    Eu curto esses Jogos estilo anime que os personagens são crianças desde que sejam estilosos, 3D e a Gameplay legal, pena que tá em falta no mercado.

    Odeio os jogos Aeria Ignite para o caso de alguém comentar haha

Leave A Response