Melhores jogos parecidos com Hearthstone para quem ama cardgames estratégicos

Publicado em 11/08/2025 - 03h17 por Yohan Bravo

De modo geral, os melhores jogos parecidos com Hearthstone são os TCGs que apresentam uma enorme quantidade de cartas, duelos com uma pegada bem estratégica, mecânicas criativas… Enfim, os games comparáveis ao ótimo jogo da Blizzard são verdadeiras sínteses daquilo que os famosos jogos de cartas colecionáveis têm de melhor para oferecer. E a boa notícia é que não são poucos os games que seguem por essa linha. Aliás, eu criei este post justamente para lhe apresentar as alternativas mais interessantes ao lendário Hearthstone. Logo, se você é fã de cardgames e quer conhecer novas opções, é bom não deixar de ler até o fim… vamos conferir a seleção?

Eternal Card Game

Para abrir esta lista focada nos melhores jogos parecidos com Hearthstone, temos Eternal Card Game. Esse TCG não é tão conhecido quanto merecia, mas já está na ativa há alguns anos e tem uma temática fantasiosa que remete ao clássico da Blizzard, mas sem parecer uma cópia. Como não poderia deixar de ser, os duelos são o ponto alto do game e podemos dizer que certas mecânicas únicas ajudam a deixar as coisas ainda mais atrativas. Além disso, a quantidade de cartas é enorme, não temos qualquer tipo de Pay-To-Win e o processo de construção dos baralhos é sempre muito envolvente. E só para constar, o jogo segue recebendo atualizações, mas a frequência na liberação dos pacotes de conteúdo não está mais tão boa quanto em outros tempos.

Faeria

Por conta da pegada fantasiosa e do visual, Faeria acaba remetendo ao Hearthstone. Porém, esse título merece atenção mesmo por conseguir combinar as mecânicas típicas dos jogos de cartas colecionáveis com a estrutura dos jogos de tabuleiro. Com isso, a gente acaba tendo a oportunidade de curtir uma experiência bastante singular. É importante ressaltar que o game tem uma pegada bem estratégica e conta com algumas expansões e pacotes de conteúdo que acabam ampliando as opções de entretenimento de uma forma surreal. Em outras palavras, temos aqui um TCG diferenciado, que oferece um “mix” perfeito de gêneros e estruturas, batalhas que forçam os players a pensarem muito bem antes de agir e uma quantidade de cartas boa o bastante para fazer os duelistas perderem um bom tempo montando seus poderosos baralhos.

GWENT: The Witcher Card Game

Infelizmente, GWENT: The Witcher Card Game foi colocado em um modo de manutenção há algum tempo e não está mais recebendo novas doses de conteúdo. No entanto, o jogo segue muito vivo e garantindo a diversão dos players. Logicamente, o fato de o TCG ter uma relação íntima com a franquia The Witcher acaba atraindo os olhares dos jogadores, mas a verdade é que esse é apenas um detalhe. Isto é, o título é um dos melhores representantes do grupo dos jogos de cartas colecionáveis e suas batalhas são sempre muito emocionantes. E como os devs liberaram muitas novidades para o game antes do início do modo de manutenção, a quantidade de cartas é enorme e as mecânicas são excelentes. Em suma, esse é um TCG completo!

Legends of Runeterra

Um game que não poderia ficar de fora desta lista focada em jogos parecidos com Hearthstone é Legends of Runeterra. Assim como o jogo da Blizzard, que faz uso do apelo da franquia Warcraft, esse TCG toma proveito de todo o “poder de fogo” do nome League of Legends, ou seja, temos aqui uma opção que transporta o lendário MOBA para o segmento dos jogos de cartas colecionáveis. Vale destacar que o título conta com uma grande quantidade de cartas e apresenta sistemas bem complexos, mas tudo funciona de uma forma tão simples, que a gente pode até dizer que esse é um dos TCGs mais acessíveis que temos à disposição. E como o pessoal da Riot Games continua liberando atualizações de tempos em tempos, essa continua sendo uma ótima pedida.

Magic: The Gathering Arena

Versão digital de um dos TCGs mais populares do mundo real, Magic: The Gathering Arena dispensa comentários. O jogo conta com uma enorme quantidade de cartas e replica as regras do game do mundo físico com muita precisão. Assim, os players acabam embarcando em disputas extremamente estratégicas e processos de montagem de baralhos que são verdadeiros quebra-cabeças. Felizmente, esse título já está na ativa há alguns anos, mas continua recebendo atualizações de tempos em tempos. Além do mais, é bom destacar que os torneios oficiais do jogo costumam ser bem movimentados, o que acaba fortalecendo ainda mais a sua apaixonada base de fãs. Sem dúvidas, esse é um TCG capaz de encantar tanto os veteranos do gênero quanto aqueles que estão apenas começando e querem ter experiências mais desafiadoras.

Marvel Snap

Marvel Snap é o game mais recente desta seleção, mas sua presença por aqui está mais do que justificada. Afinal, o jogo já começa chamando a atenção por contar com a presença dos heróis e vilões da Marvel, mas seu verdadeiro valor está nas batalhas dinâmicas. Isso mesmo! Esse TCG consegue deixar os duelos bem acelerados, o que acaba gerando novas emoções e desafios. Ainda assim, a estratégia não fica em segundo plano e os players têm que pensar muito bem antes de tomar suas decisões. Obviamente, a quantidade de cartas disponíveis é boa o bastante para manter os players ocupados durante o processo de montagem dos baralhos e as atualizações continuam expandindo as opções de uma forma muito interessante. Enfim, vale a pena dar uma chance para esse belo TCG.

Shadowverse

Outro game que não poderia ficar de fora desta seleção focada nos melhores jogos parecidos com Hearthstone é Shadowverse. Esse TCG fez tanto sucesso lá no Japão, que acabou ganhando uma versão global. E o melhor é que as disputas são muito envolventes e interessantes. Os devs realmente conseguiram montar um conjunto de mecânicas criativas e a grande quantidade de cartas expande as opções estratégicas de uma forma surreal. Por isso, quando eles dizem que milhões de duelos rolam nos servidores do game em escala diária, não há nada surpreendente com a afirmação. Detalhe: há uma “versão otimizada” desse TCG, que foi lançada recentemente, e ela é muito boa, mas segue dividindo opiniões, por conta do seu sistema de monetização agressivo. Então, se você quiser conferir, é só procurar pelo Shadowverse: Worlds Beyond.

Teppen

Em linhas gerais, Teppen é um “prato cheio” para todos aqueles que são fãs da Capcom. E eu “digo” isso, pois o jogo explora os universos dos principais jogos da gigante japonesa, o que acaba nos dando a chance de montar baralhos com personagens icônicos, como Ryu, Chun-Li, Dante, Jill Valentine, Morrigan, entre outros. Mesmo assim, acho válido destacar que o game vai muito além do seu ótimo elenco de personagens. As batalhas são realmente interessantes e contam com mecânicas que deixam as coisas muito estratégicas. A quantidade de cartas também é enorme e ainda temos algumas ideias bem singulares sendo aplicadas em várias fases do gameplay, assim como algumas animações que dão um “colorido especial” à experiência. Não deixe de conferir essa bela opção!

Yu-Gi-Oh! Master Duel

Arrematando esta seleção focada nos melhores jogos parecidos com Hearthstone, temos Yu-Gi-Oh! Master Duel, que é mais um game inspirado em um grande TCG do mundo físico. Nesse caso, é bom destacar que a Konami lançou esse jogo justamente para replicar as regras do game da vida real com precisão. Com isso, a desenvolvedora acabou atraindo a atenção de muitos fãs e o título segue registrando ótimos números. As batalhas são cheias de efeitos interessantes e seguem regras muito claras, que até acabam fazendo as coisas ganharem um dinamismo mais acentuado. E como a quantidade de cartas é enorme, o processo de montagem dos baralhos acaba se tornando uma das partes mais interessantes e envolventes do loop de gameplay. Portanto, acho que esse é o jogo perfeito para fechar a lista em grande estilo.

Lag atrapalhando suas partidas?
Teste ExitLag grátis e reduza o ping agora mesmo. Compatível com Valorant, Warzone, LoL, Tibia e muitos outros. Chega de perder partidas ou falhar nas dungeons!

🚀 Ativar Teste Grátis

1 Comment so far. Feel free to join this conversation.

  1. Guilherme Soliño 07/11/2017 at 10:43 - Reply

    Uai, cadê Shadowverse? haha

Leave A Response