Se a sua máquina de jogo é mais modesta e você não consegue curtir aventuras hardcore mais pesadas, dar uma olhada no grupo dos melhores jogos de sobrevivência para PC fraco pode ser uma ótima ideia. Afinal, não são poucos os games que garantem intensas lutas pela vida e contam com requisitos técnicos bem acessíveis. E o mais legal é que também temos uma grande diversidade, em relação às temáticas, perspectivas e mecânicas. Enfim, como você já deve ter percebido, resolvi montar este post justamente para ampliar seus horizontes, no que diz respeito a jogos de sobrevivência. Portanto, se você tem uma máquina de jogo que não dá conta dos games mais pesados, é aqui que encontrará alternativas leves e até melhores do que muitos projetos AAA… vamos conferir?
Don’t Starve Together
O primeiro game desta seleção com os melhores jogos de sobrevivência para PC fraco é Don’t Starve Together. O jogo chegou para funcionar como o componente multiplayer do lendário Don’t Starve, mas o fato de ele ter sido liberado como uma opção standalone o fez se destacar por suas próprias forças. Nessa aventura, somos colocados em um mundo sombrio, no qual os recursos são escassos e as ameaças estão sempre à espreita. Lembrando que o game não é indicado para aqueles que se frustram após a morte dos personagens. Morrer faz parte do processo nesse jogo e até mesmo os players mais experientes são surpreendidos em certos momentos. E não se preocupe! Apesar de o visual dessa lenda indie ser muito bonito e estiloso, ela é leve o bastante para rodar em máquinas menos poderosas.
Minecraft
Logicamente, o jogo mais vendido de todos os tempos não poderia ficar de fora desta seleção, não é verdade? Minecraft foi um dos responsáveis pelo grande aumento na popularidade dos jogos de sobrevivência e suas mecânicas acabaram influenciando muitos dos títulos que vieram depois dele. Sim, é verdade que os gráficos baseados em voxels costumam afastar muita gente, mas essa decisão de design é crucial para ampliar as opções que os players têm, no que tange ao sistema de construção. E não, não é uma boa ideia subestimar o jogo por conta da aparência “infantil”. A jogatina no modo sobrevivência pode ficar bem desafiadora, especialmente para quem não tem muita experiência. Em suma, essa é aquela opção popular, que não precisa mais provar que é boa o bastante para garantir inúmeras horas de diversão.
Starbound
Apresentando construções em pixel art bem simples, Starbound é um dos jogos que eu mais gosto, dentre as opções que resolvi incluir nesta lista. O game se apresenta sob uma perspectiva 2D e se destaca por contar com cenários totalmente destrutíveis, um avançado sistema de crafting e, mais importante, espaçonaves. Isso mesmo! Nossos personagens são exploradores espaciais, que são forçados a abandonar seu planeta natal e embarcam em uma jornada para encontrar um novo lar. Obviamente, essa premissa acaba nos colocando diante de vários planetas com biomas distintos e muitas ameaças. Por sorte, temos muitas formas de lidar com os perigos e ainda podemos contar com o apoio dos amigos. Detalhe: há vários mods que podem deixar a experiência ainda mais desafiadora. Então, vale a pena dar uma chance ao game.
Terraria
Outra lenda que não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores jogos de sobrevivência para PC fraco é Terraria. Tecnicamente, o título foi a fonte de inspiração do Starbound (citado logo acima) e de vários outros games de sobrevivência com construções em pixel art. Aqui, a premissa é simples: temos a chance de explorar mundos gerados de forma procedural e a liberdade que o jogo nos dá é simplesmente absurda. Não à toa, quem decide dar uma chance ao game acaba registrando centenas de horas de gameplay e sempre fica com um “gostinho de quero mais”. Aliás, é sempre bom destacar que o título já está na ativa há mais de uma década, mas continua sendo muito bem cuidado pelos devs, o que quer dizer que os updates seguem chegando de tempos em tempos. Imperdível!
Unturned
Ostentando um “ar de Minecraft”, Unturned é mais um jogo que já tem vários “anos de estrada”, mas continua recebendo novidades com uma boa frequência. O game é uma ótima pedida para aqueles que curtem aventuras com mortos-vivos e o fato de ele ser uma opção Free-To-Play acaba deixando as coisas ainda mais acessíveis. Em termos de gameplay, o jogo não chega a ser extremamente singular ou cheio de mecânicas complexas, mas ele faz seu trabalho com muita eficiência, garantindo sessões de gameplay marcadas por boas doses de ação, surpresas, desafios e interações entre os jogadores. Com toda a certeza, essa é uma opção que pode se tornar a sua favorita, especialmente se o seu PC não for muito potente e você não quiser gastar dinheiro com outros jogos.
Project Zomboid
Entrando na segunda metade da seleção focada nos melhores jogos de sobrevivência para PC fraco, temos mais um jogo de zumbi. Na verdade, eu considero o excelente Project Zomboid como uma experiência definitiva, para aqueles que curtem a ideia de lutar pela vida em um mundo completamente tomado por mortos-vivos. Apesar de ainda estar no regime Early Access, esse projeto indie já conta com grandes doses de conteúdo e seus principais sistemas estão devidamente otimizados. Com isso, a gente acaba tendo a oportunidade de simular como seria um apocalipse zumbi, se ele acontecesse na nossa realidade. E como o jogo se apresenta sob uma perspectiva isométrica “meio top-down”, ele nos permite visualizar o “tamanho do problema” que está à espera nas ruas da cidade. No fim das contas, se você busca por uma experiência realmente hardcore, essa pode ser a opção certeira.
Necesse
E por falar em Early Access, Necesse é um game que passou seis anos nesse regime de desenvolvimento, mas foi lançado não faz muito tempo e continua chamando muita atenção, graças a uma versão 1.0 cheia de atrativos. De modo geral, o game nos coloca em um mundo infinito (gerado de forma procedural) e nos incentiva a sair explorando. Como não poderia deixar de ser, as explorações acabam nos colocando diante de recursos valiosos, mas também nos forçam a lidar com muitos adversários implacáveis. Além disso, temos vários sistemas de gerenciamento de recursos e podemos comandar um vilarejo, com vistas a ter um lar para voltar após as longas jornadas. E só para constar, após o lançamento oficial, os criadores do game liberaram um roadmap, que apontou para várias novidades. Em outras palavras, essa é uma opção que vai continuar evoluindo por um bom tempo.
Tinkerlands
Muito parecido com o ótimo Necesse, Tinkerlands ainda está em acesso antecipado, mas já é capaz de prender a atenção dos players com suas mecânicas criativas e suas ilhas misteriosas. Apesar de não ter um mundo infinito, o game conta com mapas enormes, que estão recheados com tesouros, recursos e perigos. Assim, os players têm vários motivos para sair explorando cada um dos biomas. E quando esses mesmos jogadores decidem relaxar, eles podem retornar para cidades construídas e gerenciadas por eles mesmos. Para completar, ainda temos uma boa quantidade de sistemas secundários e atividades especiais, que nos ajudam a relaxar e acabam deixando o loop de gameplay bem diversificado. Certamente, esse é um game que os players com PCs um pouco mais modestos não podem deixar de conferir.
Mimesis
Combinando mecânicas típicas dos jogos de sobrevivência com as ideias que fizeram os jogos de dedução social (como o lendário Among Us) se tornarem uma febre, Mimesis é o “diferentão” desta lista. O game ainda está em acesso antecipado e não chega a ser tão leve quanto os outros títulos apresentados aqui, mas sua premissa realmente merece atenção. A aventura se passa em cenários relativamente normais, mas há uma chuva amaldiçoada que dá vida a seres que se parecem com os nossos companheiros, mas são impostores perigosos. E como se essas ameaças já não fossem problemáticas, temos outras criaturas à espreita (prontas para nos surpreender). Enfim, acredito que esse é um game cujas ideias singulares vão acabar prendendo a sua atenção. Portanto, sugiro que você não deixe de reunir os amigos para encará-lo.
Misery
Fechando esta seleção com os melhores jogos de sobrevivência para PC fraco, temos o ótimo Misery. Na minha visão, esse é um daqueles títulos que mereciam ser mais conhecidos do que realmente são. Afinal, o game garante uma experiência cooperativa incrível, que se passa em uma zona nuclear dominada por monstros, bandidos e certas anomalias. Cabe destacar que o jogo tem gráficos que remetem à “era do PS1”, mas suas mecânicas são bem modernas e temos até algumas “roguezices” para “apimentar as coisas”. Melhor ainda, os responsáveis pelo jogo continuam liberando updates com uma ótima frequência e já até apresentaram um roadmap bem completo, que apontou para otimizações diversas, suporte para mods, cosméticos e muito mais. Sem dúvidas, essa é uma aventura que tem potencial para prender a sua atenção por horas e horas.
Quer receber notícias em primeira mão e participar de sorteios? 📣
Entre agora no canal oficial da MMORPGBR no WhatsApp e no
servidor oficial da MMORPGBR no Discord.
No WhatsApp, você recebe notificações dos nossos principais conteúdos, sem spam.
Já no Discord, você pode participar de sorteios e ficar por dentro das últimas notícias.
💥 Clique abaixo e fique por dentro de todas as novidade em primeira mão
→ Entrar no servidor oficial da MMORPGBR no Discord