Jogos compatíveis com DualSense no PC: veja quais títulos oferecem suporte total ao controle do PS5

Publicado em 14/05/2025 - 13h00 por Yohan Bravo

Como você já deve saber, existem alguns jogos excelentes que suportam controles DualSense no PC. Assim, quando os players dos PCs decidem apostar nesses títulos, usando o periférico dos consoles PS5, eles acabam tendo acesso a experiências muito mais imersivas, com direito a uma sensação tátil de alto nível, gatilhos adaptáveis, microfone embutido, etc. Em outras palavras, é possível encarar sessões de gameplay com a mesma pegada que os players dos consoles da Sony costumam ter. Portanto, se você tiver um DualSense por perto e quiser curtir uma jogatina mais envolvente, sugiro que não deixe de procurar por jogos compatíveis com o controle. Aliás, para evitar que você tenha que perder tempo fazendo pesquisas, separei aqui algumas opções que são totalmente compatíveis com o periférico… vamos conferir?

Days Gone

Para abrir esta seleção com jogos excelentes que suportam controles DualSense no PC, temos o “underrated” Days Gone. Eu usei o termo “underrated” para falar sobre o game, pois ele é muito bom, mas não recebe a devida atenção, por parte da Sony, e acaba sendo deixado na sombra de outros títulos que, em alguns casos, nem são melhores. De todo modo, o fato é que o game garante uma bela experiência de ação e aventura em mundo aberto, que é marcada por uma sensação de liberdade absurda e desafios que conseguem nos fazer sentir todo o peso de um mundo pós-apocalíptico. Logicamente, com o apoio do DualSense, acabamos ficando ainda mais envolvidos com os ambientes e a história do personagem Deacon St. John. Vale a pena conferir essa opção!

⚠️ Seu jogo tá travando? A culpa pode ser o lag!
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em até 70% em jogos online.
🚀 Compatível com mais de 1000 jogos e fácil de usar.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora

Final Fantasy VII Rebirth

Segundo game da trilogia que está revivendo um dos maiores jogos de todos os tempos, Final Fantasy VII Rebirth foi um exclusivo dos consoles PS5 por um tempo, mas chegou aos PCs neste ano, trazendo uma boa série de otimizações e mantendo o suporte para o DualSense disponível. Assim, os players podem aproveitar a épica história de uma forma ainda mais imersiva e curtir os combates eletrizantes com efeitos únicos. Vale lembrar que o game original, lá de 1997, apresentava combates em turnos, enquanto o remake é mais voltado para o lado da ação, o que pode não agradar àqueles que preferem JRPGs “à moda antiga”. Ainda assim, tudo no game foi feito para impressionar e é quase impossível a gente não ficar com vontade de acompanhar a jornada dos personagens carismáticos que fazem parte do grupo de heróis.

Genshin Impact

O fenômeno Genshin Impact foi lançado antes do PS5, mas, quando estreou no console da Sony, já apresentou total compatibilidade com o DualSense. Daí, os devs não demoraram muito para garantir que essa compatibilidade também fosse estendida para os PCs. E sim, as funcionalidades do controle servem ao game de uma forma muito eficiente. Afinal, a sensação tátil diferenciada torna a exploração do vasto mundo do Action RPG muito mais prazerosa, sem contar que os elementos imersivos ajudam a aumentar o apelo de várias cenas e situações “in-game”. Logicamente, o título da HoYoverse tem atrativos bons o bastante para funcionar muito bem sem o famoso periférico, mas, se há uma possibilidade de a gente aprimorar aquilo que já é bom, por que não fazer isso?

Ghost of Tsushima Director’s Cut

Como não poderia deixar de ser, Ghost of Tsushima Director’s Cut (que foi a versão do jogo do PS5 liberada para os PCs) também tem o suporte para o DualSense como um destaque. Na verdade, o game é um dos que melhor aproveitam as funcionalidades do controle nos PCs. Isso quer dizer que a exploração e os combates que rolam ao longo dessa aventura visualmente deslumbrante acabam ficando muito mais imersivas graças ao periférico. Lembrando que a história protagonizada pelo personagem Jin Sakai é muito bem contada e essa versão Director’s Cut tem alguns adicionais que acabam deixando a jogatina ainda mais interessante. Com toda a certeza, essa é a uma opção imperdível para aqueles que estão procurando por jogos excelentes que suportam controles DualSense no PC.

God of War Ragnarök

Por conta dos combates brutais, God of War Ragnarök meio que “exige” que a gente jogue com um DualSense, só para poder sentir cada golpe. Não, não estou dizendo que só dá para curtir o jogo com um controle desses. Estou dizendo que a sua experiência vai ficar muito melhor, se você decidir fazer isso. Bem, o fato é que o game é uma alternativa obrigatória para os fãs das histórias protagonizadas pelo icônico Kratos. Os gráficos são impressionantes, a trama se desenvolve de uma forma envolvente e as batalhas conseguem elevar o nível da adrenalina a um patamar surpreendente. Vale lembrar que God of War Ragnarök “bateu de frente” com o lendário Elden Ring em seu ano de lançamento e isso não é pouca coisa, já que o jogo da FromSoftware é o maior recordista de todos os tempos, no que diz respeito à conquista de troféus GOTY.

Helldivers 2

Por conta daquela polêmica decisão de forçar os players dos PCs a vincularem suas contas Steam à PSN, Helldivers 2 acabou perdendo um pouco de força. Essa movimentação da Sony não foi bem recebida e a gigante japonesa até voltou atrás após um tempo, mas acabou prejudicando os números do título. Mesmo assim, a experiência continua sendo muito divertida e, com o apoio do DualSense, as coisas ficam ainda melhores, já que dá para a gente sentir as nuances dos tiroteios intensos e realmente mergulhar para dentro dos campos de batalha. Nesse caso, é bom destacar que nem todas as funcionalidades do controle estão habilitadas no game, mas a experiência acaba ficando melhor se você fizer uso do periférico. Detalhe: Helldivers 2 continua recebendo boas doses de conteúdo de tempos em tempos e, apesar de não estar mais “tão em alta”, ainda merece muita atenção.

Hogwarts Legacy

Outro game que não poderia ficar de fora desta seleção com jogos excelentes que suportam controles DualSense no PC é Hogwarts Legacy. E nesse caso, nem precisamos pensar muito para saber por que o uso do controle é muito bem-vindo. Isto é, o jogo chegou para dar aos fãs da franquia Harry Potter a chance de realizar o sonho de estudar em Hogwarts. Por isso, qualquer ferramenta voltada a aumentar a imersão acaba sendo imprescindível para a concretização do sonho. Não à toa, os próprios devs classificam o game como um RPG de ação imersivo. Bem, o fato é que, com o DualSense, a gente acaba tendo experiências mais envolventes e as explorações do vasto mundo aberto do jogo ficam mais prazerosas. Então, anote aí: Hogwarts Legacy + DualSense é um combo imperdível.

Like a Dragon: Infinite Wealth

Dando continuidade à história que começou com o incrível Yakuza: Like a Dragon, Like a Dragon: Infinite Wealth desponta como um JRPG cheio de ideias interessantes e com uma grande quantidade de sistemas secundários, o que quer dizer que a gente pode acompanhar a bela história, mas ainda tem uma infinidade de coisas para fazer. Sim, com o apoio do DualSense, a gente acaba tendo sensações únicas em certos momentos e a imersão é favorecida ao máximo, mas a verdade é que esse jogo já consegue nos prender diante da tela com suas próprias forças, o que faz o periférico da Sony se tornar apenas mais um bônus. Enfim, como um grande fã desse título, eu posso afirmar, com toda a segurança do mundo, que você não vai se arrepender, se decidir dar uma chance a ele (com ou sem DualSense).

Marvel Rivals

Por ser uma das maiores surpresas da história recente do mundo dos games, Marvel Rivals não poderia ficar de fora desta seleção com jogos excelentes que suportam controles DualSense no PC. Na verdade, como o game também oferece suporte para o cross-play, a gente pode até dizer que a galera dos PCs acaba ficando em condições de igualdade com os players dos consoles PS5, no que diz respeito ao feedback tátil e às opções de imersão. Isso não quer dizer que há algum tipo de vantagem competitiva, mas, como eu já destaquei, se temos a chance de aprimorar a jogatina, temos que aproveitar. E só para constar, Marvel Rivals continua fazendo muito sucesso e consolidando sua posição como o maior rival do Overwatch 2, dentro do grupo dos Hero Shooters, ou seja, é bom você não deixar de dar uma chance ao game.

Marvel’s Spider-Man 2

Marvel’s Spider-Man 2 não foi tão bem recebido pela galera dos PCs como a Sony gostaria, mas é inegável que o jogo tem um nível de qualidade bem acentuado. A aventura nos coloca no controle do Homem Aranha Peter Parker e também do Homem-Aranha Miles Morales, o que abre margem para os players explorarem um loop de gameplay com nuances distintas. E como estamos falando de um jogo da Sony, é óbvio que o suporte para o DualSense está habilitado nos PCs e acaba causando impactos significativos nas experiências dos players. Com o controle, a gente “entra no jogo”, sente os golpes e tem a chance de acompanhar a história e as sequências de ação eletrizantes de uma forma memorável. Com toda a certeza, esse é um game que fica muito mais atrativo, se for jogado com o apoio do famoso controle dos consoles PS5.

Metaphor: ReFantazio

Na minha visão, Metaphor: ReFantazio é um jogo com uma história tão cativante, que a utilização do DualSense é apenas um bônus. Digo, a forma como o conteúdo é consumido com o apoio do controle fica mais agradável, mas, no fim das contas, é a qualidade do conteúdo que realmente impressiona. O game é um JRPG maduro, que apresenta muitas das mecânicas clássicas do gênero, mas não deixa de inovar. Além disso, o visual em estilo anime é simplesmente impecável e os menus, efeitos visuais e afins também impressionam. Em suma, podemos dizer que Metaphor: ReFantazio é um jogo que esbanja originalidade e tem um loop de gameplay que pode ser aprimorado com o uso do DualSense, mas realmente não precisa desse periférico para ser brilhante.

Sea of Stars

Colocando um ponto final nesta seleção com jogos excelentes que suportam controles DualSense no PC, temos o belíssimo Sea of Stars. Como esse é um jogo indie com construções em pixel art, os benefícios inerentes à utilização do controle da Sony não se destacam tanto assim, mas eles ainda são bônus muito bem-vindos (especialmente após a introdução do suporte para uma jogatina cooperativa). Nesse game, acompanhamos alguns heróis improváveis, em uma jornada para derrotar um vilão terrível, conhecido como o Flashmancer. O jogo foi criado para funcionar como uma homenagem a alguns dos maiores JRPGs da década de 1990, mas também agrega valor ao gênero com suas próprias “invenções”. Sendo assim, acho que essa é uma opção boa o bastante para encerrar esta lista em grande estilo.

Leave A Response