Intel perde contrato de US$ 30 bilhões para fornecer chips do PlayStation 6 para a AMD

Publicado em 16/09/2024 - 20h28 por Márlon Vieira

De acordo com a Reuters, a Intel estava em negociações avançadas para fornecer os chips do próximo console da Sony, o PlayStation 6, mas acabou perdendo o contrato para a AMD. Estima-se que, com essa decisão, a Intel tenha deixado de garantir uma receita de US$ 30 bilhões ao longo do ciclo de vida do console. Bora conferir o que rolou?

As conversas entre as duas empresas ocorreram ao longo de 2022, com encontros entre CEOs e engenheiros. O principal motivo para a decisão da Sony teria sido o valor das royalties exigidas pela Intel, que, segundo fontes, estava acima do esperado, levando a gigante japonesa a optar pela AMD, parceira desde a era do PlayStation 4. Além das questões financeiras, outro fator que pesou na escolha da Sony foi a preocupação com a retrocompatibilidade dos jogos. A mudança para um chip Intel poderia comprometer essa funcionalidade, que se tornou um recurso cada vez mais valorizado pelos jogadores.

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Com o contrato, a Intel, que atualmente enfrenta dificuldades em sua unidade de Foundry, poderia ter gerado até US$ 30 bilhões durante o ciclo de vida do PlayStation 6, o que ajudaria a empresa a se recuperar de perdas recentes. Embora a Intel tenha discordado da caracterização do relatório, alegando ter um “robusto pipeline de clientes”, as negociações com a Sony foram encerradas sem sucesso. A Sony, por sua vez, não comentou oficialmente sobre o assunto, mantendo sua parceria de longa data com a AMD, fundamental para o sucesso do PlayStation 4.

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