Informações sugerem que a Amazon Games está censurando e/ou alterando o conteúdo original de Lost Ark

Publicado em 29/11/2021 - 13h47 por Yohan Bravo

Assim que a Amazon Games anunciou a “sua versão” do vindouro Lost Ark, um comunicado indicou que a empresa iria trabalhar com a Smilegate, com vistas a “personalizar áreas do jogo para melhor atender às expectativas dos jogadores da Europa e da América do Norte”. No entanto, na ocasião em que essa informação veio à tona, não tivemos nenhuma apresentação palpável relacionada a essas “personalizações”. Daí, neste último fim de semana, o assunto voltou a ganhar força e parece que os devs estão censurando e/ou alterando o material original… vamos avaliar a situação?

Por meio do fórum oficial do game, alguns players começaram a questionar a Amazon Games sobre as mudanças que, supostamente, estão sendo feitas em Lost Ark. Essas questões tiveram como fundamento algumas informações e arquivos que vazaram na web, indicando que os devs estão “forçando o politicamente correto”. Por exemplo, algumas imagens que foram disponibilizadas na web indicaram que certas personagens femininas estão recebendo “trajes mais comportados” (ou menos sensuais). Outras imagens indicaram que diversos NPCs tiveram as cores das suas peles alteradas (mas não suas características), para representar pessoas negras.

E não, a crítica dos players nos fóruns não está focando nas mudanças, mas à forma como elas parecem estar sendo feitas. No caso dos personagens negros, por exemplo, as imagens indicam que os modelos só estão sendo pintados e não devidamente ajustados para representar os negros (o que acabaria configurando uma espécie de prática “Black Face Virtual”). Obviamente, como o game só deverá ser lançado no ano que vem, ainda há tempo para que essas mudanças sejam feitas de uma forma menos forçada e mais adequada à ideia de representatividade. Por isso, vale a pena a gente ficar de olho nessa situação curiosa relacionada ao vindouro Lost Ark.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

29 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. vitor 29/11/2021 at 12:06 - Reply

    amazon vai estragar esse jogo ainda

    • Fl Silva 29/11/2021 at 12:17 - Reply

      To sentindo isso tbm

  2. Fl Silva 29/11/2021 at 12:19 - Reply

    Eu não sou totalmente contra, desde q faça algo bem feito. Tipo, as roupas da Fighter são horriveis até mais ou menos o lv 20, onde ela só usa um top e umas cordas, mas tbm não vai só por uma textura escrota pra dizer q tampou, se é pra fazer isso deixa do jeito q ta

    • Bruno barbosa de souza 30/11/2021 at 11:02 - Reply

      e esse ecchi desnecessário aí? kakaka

    • Yuri 30/11/2021 at 15:58 - Reply

      Foi por isso que fui contra isso desde o inicio. Quando falei que mexer no que já tava pronto pra ficar mais politicamente correto só iria cagar o troço, teve uma galera meteu o k7 e disse que tinha que ser assim mesmo. Agora que tão vendo a cagada, vão dar uma de doido ou virar a casaca pela realidade.

    • Yuri 30/11/2021 at 15:58 - Reply

      Foi por isso que fui contra isso desde o inicio. Quando falei que mexer no que já tava pronto pra ficar mais politicamente correto só iria bugar o troço, teve uma galera meteu o pau e disse que tinha que ser assim mesmo. Agora que tão vendo a cagada, vão dar uma de doido ou virar a casaca pela realidade.

  3. Leo 29/11/2021 at 14:23 - Reply

    Mudar algumas skins q chegam a ser ridiculas de tao sexualmente sugestiva q sao, ok. Problema é o historico da Amazon de estragar os jogos q toca, duvido nada eles conseguirem estragar Lost Ark mesmo sendo “apenas” a publisher.

    • Monfery 29/11/2021 at 17:52 - Reply

      pra que jogar um mmo asiático se não for pra ver mulher semi nua?

      • Leo 30/11/2021 at 11:30 - Reply

        Kkkkkk Pensei q todo mundo ja sabia buscar por pornografia na internet hj em dia e nao precisa ser em jogos, mas ok. Lost Ark ainda tera gender lock e algumas pessoas serao obrigados a jogar com personagens femininas pra jogar com a classe preferida, entao seria legal elas nao estiverem vestidas q nem uma prostituta. Pior é o jeito q elas andam, se rebolando toda. kkkkkk Dava pra girar uns 12 bambole enquanto andam.

    • Yuri 30/11/2021 at 16:00 - Reply

      Quando eu disse que mexer no que tava quieto só iria dar problema, sentaram a critica.

      Não sei em que mundo vcs vivem não, nunca censurar jogo para se adequar a algum politicamente correto foi bem feito, não sei pq esperam que seria diferente desta vez.

      • Leo 30/11/2021 at 17:28 - Reply

        Meu amigo, eu tbm detesto o politicamente correto, mas tem coisas q sao mto zoadas nesses MMO coreanos, por exemplo, equipa la uma armadura no homem e o maluco fica blindão fechado no metal parecendo um megazord, coloca msm armadura numa mulher e ela fica de camisola ou biquini. Personagens mulher podem ser femininas sem se vestir q nem uma prostituta. E tem coisas pior ainda, como aquelas personagens q parecem uma criancinha e ainda sexualizam ela e colocam pra brigar/pvp contra um homem com 5x o tamanho dela. Kkkkkk

        • G.G 30/11/2021 at 19:59 - Reply

          Obrigada pela sua sensatez!

        • Yuri 01/12/2021 at 05:15 - Reply

          Kra, eu discordo, isso é liberdade artística dos kras também. Não é diferente de reclamar sobre obras que a pessoa não gosta num museu e querer censurar. No fim é vc que não gosta querendo impor sua opinião ou senso de estética/moral sobre o outro.

          E volto ao ponto utilitário que eu disse. O kra perde um tempo fazendo os personagens e itens, calibrando as roupas, cores, textura, ai chega um grupo, reclamando dizendo que não gostou que o kra deveria mudar tudo que ele vez. Vcs acham mesmo que esse kra vai ter a mesma dedicação para desfazer algo que ele gostou e se esforçou pra fazer? Claro que não! Já que estão querendo cagar o trabalho dele, então ele simplesmente vai tacar qq porcaria ai e pronto!

          Por isso que eu disse, que em nenhum caso de censura a coisa prestou, quando avisei que iria dar em merda na primeira noticia em que a Amazon estava fazendo merda, sentaram a critica contrária. Agora tá ai!

          • Leo 01/12/2021 at 11:43 -

            Acho q é apelativo chamar uma “armadura” de biquini q foi feita obviamente pra vender sexo de “liberdade artistica”, com certeza qndo desenharam as skins nao foi com essa intencao. E só por que chamam de arte nao quer dizer q realmente seja, lembra do epsodio q colocaram uma menina pra tocar em um homem nu? Voce chamaria isso de “arte”? E como eu disse, existem MMO coreanos q eles sexualizam personagens com aparencia infantil, isso pode ate enquadrar como crime… chamaria isso de “arte”? Eu nao me importaria se lancaram com a skins originais, tbm ta de boa, apenas pessoalmente preferiria um negocio mais coeso do q uma mina semi-nua peitando um megazord.

            Obs: tbm eu nao gosto daquelas skins de fantasia de animais, tipo panda, pinguim e etc… q tem em MMO coreanos, por que tbm quebra a imersao do mesmo jeito q personagens semi-nuas.

  4. ❝KYΘ Ϟ 】 29/11/2021 at 19:51 - Reply

    E alguém tava esperando que não tivesse lacre vindo de uma grande empresa do ocidente?

  5. G.G 30/11/2021 at 07:54 - Reply

    Antes de mais nada é a minha opinião, saibam respeitar a opinião alheia sem ofensas e com educação.

    Bom eu acho que é necessário polir o jogo sim, realizando algumas mudanças, e deixar menos apelativo sexualmente, trazer representatividade para as pessoas negras sim, mas que sejam feitas de forma sensata, e não somente “pintar os bonecos com a cor de pele negra” não é bem assim que funciona representar uma comunidade. O mundo mudou, muita coisa para melhor, outras nem tanto, e acredito que os maiores desafios das empresas, é focar nessa representatividade da comunidade como um todo, sem que visar os lucros a princípios seja a estratégia predominante da empresa, o famigerado “pink money”, gerando um sentimento de Lacração sem sentido, utilizando os movimentos humanos necessários para incluir pessoas em comunidades, de forma hipocrita, por isso é tão dificil para as empresas e ao ponto de vistas dos consumidores que se encaixam nessa voz assertiva, chegarem em um equilíbrio coeso para ambos.

    Deixo meus comentários pessoais, a tristeza que me causa em saber que em um jogo fictício não se pode mudar os personagens, por que as pessoas não entendem que a experiência do jogo se resume a um grande fatores de perspectivas dos jogadores, representar as mesmas, é tão importante pra a comunidade, criam-se oportunidades, dá espaço para que tantas outras se conheçam e criem conexões reais.
    A importância dessas mudanças é contribuir, não só com um entretenimento focando nos lucros, e também mostrar que a arte pode mudar, no ponto de vista das pessoas, por mais que a “Amazon Estrague o Game” ela está tentando fazer algo grande, que nunca foi feito, já pararam pra refletir sobre isso? Mexendo em um mercado Koreano, muito limitado as questões de mudanças para incluir jogadores diversos, por que até então o mundo na Koreia é diferente, as pessoas encontram as comunidades da vida com outros olhos, o que é plausível, o jogo deles ser exatamente como é.

    Bom essa é minha opinião, se leram até aqui obrigada e que tenhamos cada vez menos, a disseminação do cancelamento e ódio nas nossas redes de informações.

    Beijos e até a próxima.

    • Yuri 01/12/2021 at 05:42 - Reply

      Kra era obvio que iria vir cagado o negocio. Só quem vive com a cabeça na utopia achava que isso iria dar certo. Uma distribuidora, querendo mudar aspectos artísticos de um jogo para atender os anseios de uma minoria politicamente correta que estava se sentindo mau representada pela ausência de representatividade racial nos NPCs!? Ou querendo censurar a aparência das personagens por estarem sexualizada/sensualizadas demais para o gosto de alguns, sei lá, pseudo-conservadores?

      Já pararam pra pensar no outro lado? Já pensaram o quão ofensivo é chegar pra um time artístico que perdeu um bom tempo projetando, desenhando e aplicando os designs dos personagens no jogo, ja imaginaram o trabalho que dá pra que as combinações de cores e formas deem certo? E ai chegam uns gringos muito depois e dizem “não isso tá errado, tá faltando representatividade, tá explorando a sensualidade e sexualidade das personagens femininas. Vcs precisam mudar isso ai!”.

      E pior é que isso tudo é pra atender um politicamente correto nojento e seletivo. Pq se fosse um jogo africano/sul americano, cheio de aspectos culturais afro/indígenas no jogo todo, a coisa seria totalmente diferente, iria estar esse pessoal do politicamente correto, elogiando a representatividade cultural, e se na hora de exportar alguém viesse com a ideia absurda de que isso não estaria representando a identidade cultural branca/europeia, iriam cair quente em cima! Sem contar que os próprios desenvolvedores que se esforçaram em todo o trabalho artístico iriam ficar putos e se tivessem que mudar, provavelmente mudariam de qualquer jeito do mesmo jeito!

      No fim, tudo não passou da Amazon querendo atender o politicamente correto de uma minoria, que no fim só está mesmo impondo o gosto deles, atrapalhando o processo e ao termino de tudo apenas atrapalhando tudo.

      • G.G 01/12/2021 at 10:51 - Reply

        “Impondo o gosto deles” Bom eu gosto de ser representada, em tudo que eu faço na minha vida, onde eu trabalho, as artes que faço, os bonecos que eu crio nos games, gosto de respeito, e sempre respeito as pessoas ao meu redor, e o problema que o mundo gamer é muito machista, falam das mulheres mas ninguém fala que homens nunca estão semi nús e se tivesse iam reclamar demais! basta ler os comentários acima que você inclusive curtiu (pra que jogar um mmo asiático se não for pra ver mulher semi nua?), não há nada de errado as pessoas quererem consumir um game por explorar demais a sexualização das mulheres, mas também da mesma forma não há nada de errado as pessoas quererem costumizar o seu personagem do seu jeito, se sentirem representados, fazerem suas roleplays, criar conexões com pessoas de diferentes genêros, abrir espaço para todos os tipos de pessoas jogarem o jogo.

        O por que isso vai te irritar? Isso vai acabar com sua experiência no jogo? De qual maneira? “Ahh vou ver um personagem negro estranho no jogo, ah vou ver mais skins de tonalidades diferentes, não vou ver mulheres semi nuas andando no jogo, vai ser diferente do jogo original”

        Simples como resolver, tente jogar, achou que não é pra você, jogue o Russo, o Koreano!

        É claro que eu quero que ela (Amazon) faça algo bem feito, e não somente pintar os NPCs de pele negra, cara você deve ser um rapaz branco, você não sabe como é querer fazer um bonequinho parecido com você e não pode, aí vocês vão falar que é lacração, mas sabe o que o mundo precisa? de empatia, qual o problema de uma pessoa negra querer costumizar seu personagem no tom da sua pele? Qual o problema das mulheres quererem fazer bonecas femininas que não estão “peladas”? Gente qual o problema de ter mais costumização de personagens?

        A Amazon está tentando, se ela estragar o jogo ou não, se ficar mal feito ou não, o que importa que ela está tentando, lógico que é ruim, todos querem que fiquem bom o jogo, mas ela tá mexendo em algo, que pessoas como você,e tantos outros não entendem, quanto mais costumização, mais diversidade, mais pessoas vão se sentir representadas para jogar, para gastar, para conhecer outras pessoas, no meu caso: Olha tem uma mulher jogando, parecida comigo, que gosta de jogar isso também, que gosta de criar conexões com pessoas parecidas e/ou não.

        E outra se é minoria ou não, precisam ser representada, a final servidor S.A (America do Sul) é para todos nós que residimos aqui, então por que a empresa tem que atender o gosto de vocês e “nós minoria” não podemos? Você acha que eu não consumo games? Meu anjo, eu consumo games a muito tempo! Eu tenho tantos direitos como você tem!

        @yuripugliesi:disqus Aprenda de uma vez por todas que o mundo está mudando, o problema que vocês precisam aprender a separar as coisas, existem empresas que vão utilizar do politicamente correto pra agredir 2x a nossa comunidade, 1 vez por que pessoas que não compreende disso vão dizer que a culpa é “nossa” e 2 vez, por que a empresa vai usar de todos os movimentos sérios por aí, para lucrar em cima da gente, e no final ainda é a gente que paga “o pato”, vão dizer: “Viu só essa minoria ai estragou nosso jogo”.
        Aprendam que ser humano é ser humano, respeitem as diferenças das pessoas.

        Isso é só um jogo, não há por que ter guerra para isso, existem tantas guerras reais para gente vencer..

        Todas as pessoas tem o direito de jogar o que for, não importa o genêro, a classe social, deixe as pessoas se divertir e parem de ser chatos!!

        • Yuri 03/12/2021 at 08:35 - Reply

          Desculpa, mas acho que vc não entendeu algumas coisas. Primei eu nunca foi contra auto-representação. Em momento algum critiquei por exemplo o fato da amazon liberar mais personalização para os próprios personagens do jogador. Na verdade sempre fui favorável a isso pois acho que quanto mais opções melhor. Na minha opinião, ainda fizeram muito pouco neste aspecto, pois se tirassem o gender lock das classes seria ainda muito melhor.

          O que fui contra foi essa ideia idiota de mexer nos NPCs e aspectos artísticos que compõem a história e o cenário apenas para agradar uma pseudo diversidade in game. No fim isso só serviu, e era obvio que só iria servir, pra atrasar o processo, bugar e estragar o jogo. Pois pra os jogadores isso não importa! Não importa se o NPC que vende itens é homem, mulher, branco, preto, amare-lo, elfo ou um chugo! O que importa é que ele vende os equipamentos necessários. No fim isso não acrescenta nada ao jogo!

          Entenda também que isso é diferente se se criticar as politicas de desenvolvimento ou o plot do jogo. É possível, aceitável e até recomendável criticar, que o jogo tem pouca variedade étinica, ou que esta variedade esteja deslocada, que seriam legal que a desenvolvedora ajusta-se isso no próximo conteúdo e nos próximos jogos e por ai vai. Mas disso, pra “gostei não, vcs tem que mudar isso ai” e depois reclamar que ficou cagado é algo bem diferente.

          Quanto ao sexualismo do jogo ou não, é algo que é de cunho pessoal, há quem se incomode com isso, há quem goste, e há quem não se importe. Pra mim é algo que eu acho legal, valoriza o corpo feminino, já vai ter que ache isso ruim pois tira imersão, outros que vão ser mais conservadores que acham que não se deveria explorar tanto o corpo feminino, outros serão hipócritas mesmo, serão contra a exploração no jogo, mas favoráveis no mundo real e por ai vai. Pra mim isso é algo de opinião, e sair mudando isso pq não gostou é estragar o trabalho premiado que já está feito pq alguma parcela do potencial publico achou ruim, ou seja mais uma vez não vale o trabalho e o risco de cagar o jogo.

          Quanto aos homens semi-nus, não sei quantos jogos vc já jogou, mas cansei de ver jogos com personagens assim, OK, em sua enorme maioria estereotipados como gladiadores e bárbaros bombados.

          Enfim, no final isso ainda é o resultado da Amazon tentando atender um nicho (me desculpas, mas não é o mundo que mudou é um nicho barulhento que promove que tudo precisa mudar para a visão deles, a maior parte do mundo simplesmente caga pra tudo isso) que quer lacrar e promover pseudo-igualdade/diversidade em tudo que vê. No fim é tudo uma enorme perda de tempo e dinheiro, isso não trás nada de produtivo pro jogo e pros jogadores e ainda arrisca bugar a coisa. Era muito melhor se tivessem concentrado o esforço em tirar o gender lock, traria muito mais representatividade e daria muito menos dor de cabeça.

          • G.G 03/12/2021 at 09:29 -

            Respeito seu comentário bem construído, e em minha opinião não há nada de errado mudar a cor de um NPC, a representatividade em questão para se perguntar é, o que isso vai mudar na história? Artisticamente? É outra empresa publicando, para outro publico, não há nada de errado, eles não vão mudar a história.

            Agora eu sempre concordei com vocês que, é para mudar artisticamente alguns NPCS que sejam bem feitos, e não só pintar de negro”!

            Sobre homens semi-nus, no fundo você sabe que é verdade, existem muito poucos homens semi-nus em games, nunca exploram isso, e a questão aqui nem é isso, e sim como as empresas são hipócritas e os jogadores vem falar qualquer coisa, quando mudam os aspectos dos personagens femininos (por que nos peitões não podem mexer), sabemos cá entre eu e você, que a sexualização dos personagens femininos é deveras infinitamente maior do que masculino, não há nem o que comparar, barbaros bombados, por que são barbaros, mas você vê atiradores magros, muitas vezes de armaduras, você vê cavaleiros cheio de armaduras, e as mulheres com peças de roupas minusculas sendo da mesma classe, padrão! Sou uma mulher e gostaria que minha boneca tanque usasse armadura pesada, mas não.. ela ta nua e ainda tanka hahaha, não tenho nem o direito de escolher!

            Sobre o Genderlock eles vão tirar com o tempo, estão trabalhando nisso e dando o feedback para a smileygate que confirmou isso, você pode acessar aqui postado ontem 02/12 -> playlostark.com/en-us/news/articles/december-team-update-sorceress#ags-MediaPopup
            Na sessão do tópico – gender lock

            Existe sim a lacração errada, mas isso que a amazon tá fazendo é necessária, isso não vai deixar “artistas magoados”, pelo contrário existem muitos artistas negros, e também LGBTQIA+ que trabalham nessas empresas, e gostaríam de colocar seu traço também na história do jogo! O jogo da smileygates, vai vir como idêntico, só que mais com a nossa cara ocidental (“síndrome de vira-lata risos”), vocês falando isso, mas vão jogar, não vão sentir diferença nenhuma, eu joguei o Koreano, joguei o Russo, e zerei o Beta da Amazon, história tudo a mesma coisa, não sei por que vocês se incomodam tanto, e tentam achar motivos para não incluir as pessoas. Quanto a bugs? Bugs tem em todos os jogos recém lançados/publicados, para isso existe desenvolvedor, para corrigi-los, isso ainda não é desculpas para enxergar com tanto ódio como a comunidade vê, as diferenças! Igual quando atacaram a fighter, por que ela tava com skin negra, meu deus! Qual o problema? Minha amiga negra ficou tão feliz que iria fazer a classe favorita dela, parecida com ela, iaí? Os antigos moldes também vão estar lá, usa quem quer!

            Muitos pontos eu concordo com você, mas entenda, estamos falando da Amazon, estamos falando de um tanto de gente que ela quer alcançar.

            E eu particularmente, acho que ainda tem pouca coisa que eles mudaram, queria mais! (Não na história, por que eles não tem o direito para mudar)

            Deixe ela (Amazon) mudar os NPCS no final vai tá todo mundo jogando, se divertindo e nem vai perceber, e aí novamente, fizeram hate na internet (não é seu caso, por que você está conversando) por que mimimi mexeram no NPC, que não podia mexer! Tente inverter os papeis, você vai ver que o buraco é muito mais fundo, do que imaginamos.

            Finalizo dizendo para você fazer conexões com pessoas desse meio, tentar entender a importância da “tal” representatividade dessas pessoas na sociedade, nos games, o quanto isso é legal, e abre portas, crie conexões com essas pessoas, e peça que explique na humildade, o por que é importante essa luta de diversidade, e como isso só tem a favorecer todas as pessoas, e não um grupo específico como você acredita que seja rs. Estamos todos conectados com a dita “lacração”, essas raizes é algo muito mais complexo do que se imagina.

            Paz e quando lançar bom jogo. rs

  6. Jeronimo Collares 30/11/2021 at 15:03 - Reply

    Ué… mas não eram os chineses que censuravam?

    CHUPA!

    • Matheus 30/11/2021 at 22:17 - Reply

      Também! China em censura tira nota 10!

  7. Bynho Silva 30/11/2021 at 12:42 - Reply

    Será que essas empresas ainda não perceberam que lacre só ferra com tudo? Pra que diabos ficar mexendo no que tá bom e dando certo?!!

  8. Leandro 30/11/2021 at 14:14 - Reply

    O cara paga pelo jogo e ainda vem com censura kkkkkkkkkk piada

    • Matheus 30/11/2021 at 22:16 - Reply

      Mas o jogo não é free to play?

  9. DaniloC 30/11/2021 at 20:01 - Reply

    meu deus black face virtual? ah vão procurar oq fazer caralh0 q idiotice!

  10. Matheus 30/11/2021 at 22:26 - Reply

    Se o design ficar bonito eu não me importo de trazerem personagens menos sexualizados, até porque estou no Lost Ark para jogar e não para me masturbar.

  11. Lucas Mendes 01/12/2021 at 06:36 - Reply

    E lá vai a Amazon mexer em time que está ganhando…

  12. Samuel Silva 10/12/2021 at 19:05 - Reply

    Pq ao invés de colocar roupa nas mulheres eles não tiram as dos homens, aí sai todo mundo ganhando.

Leave A Response