Em julho de 2024, a indústria de games enfrentou um período turbulento com quase 400 demissões, afetando várias empresas e resultando no fechamento de alguns estúdios. De acordo com o projeto Game Industry Layoffs, pelo menos 368 profissionais perderam seus empregos no último mês. Entre os casos mais impactantes está a Bungie, que demitiu 220 funcionários e anunciou uma reestruturação significativa, com 155 desenvolvedores sendo integrados à Sony Interactive Entertainment (SIE).
Além da Bungie, outros estúdios também enfrentaram desafios consideráveis. A NetherRealm Studios, conhecida pelo sucesso de Mortal Kombat, demitiu 50 funcionários e supostamente encerrou sua divisão mobile, embora nenhuma confirmação oficial tenha sido dada pela empresa ou pela Warner Bros. Discovery. A Humble Games desligou 36 funcionários, e rumores apontam para um possível fechamento completo, apesar das negativas da empresa. A Rumble Games e a Wicked Games também encerraram suas atividades, resultando em 35 e 15 demissões, respectivamente. Desde o início do ano, mais de 11.400 empregos foram cortados na indústria de games, com grandes cortes realizados por empresas como Microsoft, Unity e Sony Interactive Entertainment.
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Um dos principais motivos por trás dessas ondas de demissões foi a pandemia de COVID-19, que impulsionou inesperadamente um aumento na demanda por videogames. Em resposta, as empresas fizeram investimentos ambiciosos em aquisições, fusões e expansão de equipes, antecipando um crescimento contínuo. No entanto, com a reabertura do mundo e o retorno do mercado às tendências pré-pandêmicas, esse rápido crescimento se mostrou insustentável, levando as empresas a enfrentar custos operacionais inflacionados e, consequentemente, a necessidade de realizar cortes.