O Conselho Saami, uma organização que representa povos indígenas da Finlândia, Rússia, Noruega e Suécia, está exigindo que a Square Enix “remova imediatamente” o conjunto de traje Northern Attire de Final Fantasy XIV, alegando que os itens são propriedade cultural do povo Sami. O conjunto é composto por botas, luvas, túnica, calça e um chapéu, e pode ser adquirido na loja virtual do game por US$ 18.
De acordo com o conselho, o traje, que parece ser fortemente inspirado nas roupas tradicionais Sami, estão sendo utilizados em Final Fantasy XIV sem o consentimento da organização, e por conta disso, o conselho pede sua remoção imediata. Áslat Holmberg, presidente do Conselho Saami, diz em um comunicado à imprensa: “Nossos direitos de propriedade cultural não são teóricos. Eles são protegidos e protegíveis pelas leis de propriedade intelectual, que são geralmente harmonizadas em todo o mundo. A Square Enix, como empresa de mídia, está muito consciente das leis de propriedade intelectual e não tem desculpa para essa violação flagrante da propriedade cultural Sami”.
Ainda não se sabe como a Square Enix responderá ao apelo do Conselho Saami para remover o conjunto de roupas Northern Attire de Final Fantasy XIV, mas a situação já gerou uma importante discussão sobre a apropriação cultural em videogames e a necessidade de maior respeito à propriedade cultural indígena. O comunicado de imprensa compartilhado pelo conselho também cita um acordo com a Walt Disney Animation Studios para a utilização e produção de assets inspirados em roupas e cultura dos povos Sámi em Frozen 2, como um claro exemplo de parceria com empresas de mídia e entretenimento. Abaixo separei duas imagens para fins de comparação.
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em até 70% em jogos online.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora ⏳