Confiando mais uma vez no julgamento da equipe do MMORPGBR, a GameSir, empresa originária da China, nos enviou outro controle para testes. Dessa vez, trata-se do GameSir X2 Bluetooth, que é destinado à jogatina com dispositivos móveis. O controle chegou na minha residência há cerca de uma semana e eu venho aproveitando diversos jogos e avaliando o produto sob óticas distintas. Como não sou o tipo de jogador que se dedica muito a jogos mobile (apesar de não ter nada contra eles) perdi um tempo me adaptando, mas também me diverti bastante e me senti pronto para realizar a “prova de fogo”. Sendo assim, se você está buscando um controle para elevar o nível do seu jogo com dispositivos móveis, sugiro que não deixe de ler até o fim, já que o GameSir X2 Bluetooth é uma opção de ótima qualidade, que praticamente transforma o seu celular em um console portátil… vamos conhecer?
A proposta do GameSir X2 Bluetooth
Antes de iniciar a análise propriamente dita, creio que seja importante falar sobre a proposta do GameSir X2 Bluetooth. Afinal, a avaliação só pode ser justa com base nos parâmetros corretos. Isto é, não dá para a gente avaliar o controle como avaliaria uma opção destinada aos consoles, por exemplo. Então, para começar, é bom você saber que o produto foi desenvolvido especificamente para a jogatina com os dispositivos móveis. Logicamente, por se tratar de uma ferramenta bem robusta, seus produtores indicam a utilização dela para uma jogatina de alto nível, até mesmo para o mundo dos eSports.
Não à toa, a construção e as tecnologias do controle apontam para esse objetivo, quando revelam a ênfase dada à qualidade da conexão com o celular, o conforto na pegada e outros detalhes muito bem-vindos. Logicamente, por ser destinado aos players que se dedicam aos jogos mobile com maior seriedade, o controle pode (e deve) ser submetido a uma análise um pouco mais minuciosa. Desse modo, seus prós e contras, quando relacionados com a proposta, podem ser elencados de uma forma mais precisa.
As primeiras impressões: unboxing, design e pegada
Quando chegou até as minhas mãos, o GameSir X2 Bluetooth estava muito bem embalado dentro de uma caixa compacta. Daí, quando abri a embalagem, tive a primeira boa surpresa. Além da caixa, o controle vem em uma case muito bonita, que até me fez lembrar do meu amado Nintendo DS. Ao abrir a case, verifiquei que o controle estava bem acomodado e com uma caixa de “accessories” fixada na região onde o celular deveria estar (tudo muito arrumado). De modo geral, o conteúdo do “pacote” é o seguinte:
⦁ Controle GameSir X2 Bluetooth;
⦁ Cabo USB, para recargas;
⦁ Manual do Usuário;
⦁ Adesivo da GameSir;
⦁ 4 Peças de borracha para “encabeçar” os analógicos;
⦁ Cartão de Garantia.
Nesse primeiro contato, além da excelente apresentação, fiquei impressionado com o design do controle. Aliás, em um contexto geral, percebe-se rapidamente que se trata de um produto com uma construção sólida e um acabamento de primeira, assim como o GameSir G4 Pro (que foi o primeiro controle que a GameSir me enviou).
O controle tem uma coloração cinza bem moderna, com elementos em preto e analógicos com a base colorida (um azul e outro vermelho). No teste da pegada, adorei o fato de as laterais terem áreas emborrachadas. Esse detalhe gera uma excelente sensação de conforto e aumenta a aderência às mãos, o que é ótimo para um dispositivo móvel. Na região onde o celular deve ser encaixado, temos mais uma área emborrachada, que gera enorme aderência e acomoda o dispositivo sem deixar aquela sensação de insegurança. Nesse sentido, vale destacar que o controle “estica” bastante, ou seja, ele pode ser usado com celulares bem grandes (até 173mm).
Em suma, o GameSir X2 Bluetooth deixou uma impressão inicial muito positiva. Como eu destaquei, fica claro que o controle é muito bem construído e que seus produtores deram enorme ênfase ao acabamento. E os detalhes emborrachados foram um excelente ponto extra.
A questão da conectividade
Sempre que vou analisar um controle, eu foco bastante na questão da conectividade. Faço isso, pois acredito que uma ferramenta dessas deve, obrigatoriamente, facilitar a vida dos players, no que diz respeito às configurações iniciais e outros ajustes. Felizmente, no meu primeiro teste, a conexão inicial aconteceu de uma forma muito tranquila. A GameSir usa um sistema de combinação de comandos para adequar o controle ao dispositivo e ele funciona muito bem. Por exemplo, para conectar um celular Android, você só tem que pressionar os botões Home + A e depois parear com o dispositivo, via Bluetooth. Lembrando que o produto funciona com dispositivos Android e iOS.
Além disso, ele possui uma opção com um método de conexão diferenciado, destinada aos jogos que não dão suporte para controles. Para poder acessar essa funcionalidade, é necessário instalar o GameSir App e realizar algumas configurações adicionais. Detalhe: todas as informações acerca desse processo estão no menu e no site oficial da GameSir. Em relação a esse aspecto, o app conta com uma lista de jogos já mapeados e você ainda pode modificar certas opções para deixar tudo do seu jeito. Em outras palavras, no quesito conectividade, o GameSir X2 Bluetooth consegue até mesmo superar as limitações impostas por alguns títulos. E quando o game já oferece suporte aos controles, não tem erro, a conexão é imediata.
O GameSir X2 Bluetooth em ação!
Com o controle devidamente conectado, pude dar início aos meus testes. Vale lembrar que sou um player que foca na jogatina com os PCs, mas dediquei muitas horas da minha vida a certos consoles portáteis, como o PSP e o Nintendo DS. Isso fez a minha adaptação ser bem rápida. E um detalhe que merece ser ressaltado é o seguinte: o formato do controle a maneira como ele acomoda os celular fazem a gente ter a impressão de que está realmente jogando com um console portátil. E esse, para mim, foi um dos pontos de maior destaque do produto.
De todo modo, comecei testando alguns jogos que são conhecidos pela excelente compatibilidade com controles. Durante essa primeira experiência, fiquei muito satisfeito com a resposta, especialmente dos analógicos, pois eles dão uma sensação tátil incrível. Em contrapartida, fiquei um pouco incomodado com os botões L2 e R2. É bem verdade que não são muitos os jogos que exigem a utilização desses botões, mas, quando isso acontece, o movimento necessário para pressioná-lo gera insegurança na pegada. Pode ser uma questão pessoal, mas eu não curti.
Como se trata de um controle Bluetooth, há um delay mínimo nos comandos, mas eu só percebi mesmo por ter focado especialmente nesse aspecto. Durante a jogatina normal, creio que o impacto desse detalhe quase não será sentido. Cabe ressaltar que os botões com funções adicionais cumpriram seu papel com total eficiência, ou seja, o botão para print screen funciona de maneira instantânea e o botão turbo é de grande ajuda, já que você pode registrar um comando e executá-lo rapidamente. Por fim, a jogatina com o GameSir X2 Bluetooth acabou me deixando bastante satisfeito. O controle passa a sensação de um console portátil, tem uma pegada muito confortável e um nível de eficiência enorme.
Detalhes Interessantes
Para finalizar esta análise, resolvi elencar alguns detalhes interessantes que ajudam o “pacote” do GameSir X2 Bluetooth se tornar ainda mais atrativo e garantem uma jogatina mais proveitosa. Para começar, temos o D-Pad. Esse elemento segue um padrão semelhante ao do Nintendo Switch e apresenta um ótimo nível de precisão. Para seleções mais específicas e jogos de luta, o detalhe acaba sendo uma “mão na roda”.
Outro ponto interessante é o botão turbo. Conforme eu destaquei no tópico anterior, essa opção permite que você registre um comando e o prepare para ser executado com um único clique. Infelizmente, não são todos os botões que podem ser editados no “modo turbo”, mas é inegável que a ideia funciona. A “trava” do celular é bem resistente e não parece exercer qualquer tipo de pressão contra o aparelho. Além do mais, para quem tem celulares bem grandes, a combinação controle/celular fica ainda mais atrativa, em termos visuais.
Por fim, vale mencionar que o controle possui uma entrada USB-C que garante maior velocidade nas recargas da bateria. E sim, a bateria tem uma longa duração, o que significa que a sua jogatina pode durar por algumas boas horas. E é isso, esses são os pontos que fazem o GameSir X2 Bluetooth se destacar ainda mais.
GameSir X2 Bluetooth: um ótimo controle mobile!
Como pôde verificar, durante as minhas análises, eu tentei focar em diversos aspectos do GameSir X2 Bluetooth. Na “fase” do Unboxing, a apresentação e a qualidade palpável do acabamento me chamaram muita atenção. Em relação à conectividade, a opção para mapeamento de jogos que não suportam controles foi um grande destaque e o pareamento aconteceu sem problemas. Durante a jogatina, o controle se comportou muito bem, dando um feedback rápido e uma sensação tátil excelente. Nesse ponto, é bom enaltecer o fato de que o produto nos passa a impressão de estarmos com um console portátil nas mãos.
Para arrematar, ressalto que o GameSir X2 Bluetooth não é um produto que costuma ser encontrado facilmente no mercado nacional. Por consequência, os preços praticados acabam variando entre R$ 300,00 e R$ 500,00 (o controle pode ser encontrado na AliExpress). E sim, o produto merece o investimento (até mesmo por importação), mas apenas por parte daqueles que realmente levam a jogatina com os dispositivos móveis bem a sério. Obrigado, GameSir, por ter cedido esse belo controle para municiar a nossa análise.