[Análise] Conheça o GameSir T4 Mini, um controle multiplataforma compacto e muito eficiente

Publicado em 09/11/2021 - 07h08 por Yohan Bravo

Mais uma vez, a GameSir resolveu confiar no poder de julgamento do MMORPGBR e enviou um dos seus ótimos controles para a nossa “prova de fogo”. Trata-se do GameSir T4 Mini, um controle multiplataforma que parece ser de brinquedo, mas que surpreende e garante uma jogatina de alto nível. O produto chegou na minha residência há alguns dias e, desde então, eu venho aproveitando os jogos com ele, via PC, dispositivos móveis (Android) e Nintendo Switch. A princípio, a escala reduzida me causou estranhamento, mas, com o passar do tempo, acabei me acostumando. Enfim, se você está em busca de um controle para embalar as suas sessões de jogatina, sugiro que não deixe de conferir este post até o fim… vamos começar?

 

A Proposta do GameSir T4 Mini

Com vistas a garantir que a minha análise apontou para os pontos certos, já que não adianta “julgar um peixe por sua habilidade de subir em árvores”, resolvi começar o texto falando sobre a proposta do controle GameSir T4 Mini. Assim, você saberá exatamente quais são os pontos fortes e fracos do produto de uma forma precisa.

Nesse sentido, posso destacar que a ideia principal do controle é ser uma opção compacta, favorecendo assim a mobilidade. E sim, em relação a esse quesito, não há o que discutir. Afinal, o controle tem um tamanho bem reduzido e, ao contrário do que esse tamanho nos faz crer, a jogatina continua muito satisfatória.

Outra ideia que o produto defende é a questão da versatilidade. Isto é, por se tratar de um controle multiplataforma, ele pode ser usado em dispositivos distintos, sendo uma boa opção para PC, dispositivos móveis e Nintendo Switch. E é isso! Agora que sabemos os objetivos da GameSir ao criar esse produto, podemos fazer uma avaliação mais justa.

 

As primeiras impressões: unboxing, design e pegada

Logo “de cara” a questão do tamanho do GameSir T4 Mini causa impacto. O produto veio em uma caixinha bem pequena, que os mais sensíveis chamariam de “coisa fofa”. De todo modo, assim como os outros produtos que eu recebi da GameSir, o controle veio muito bem embalado e com todo o material informativo à disposição. Aliás, o conteúdo do pacote foi o seguinte:

  • Controle multiplataforma GameSir T4 Mini;
  • Cabo USB, para recargas e para a utilização via PC;
  • Manual do usuário.

Assim que retirei o controle da embalagem, pude perceber que o produto é realmente compacto, mas seu acabamento é notável e revela um bom nível de resistência. Desligado, o T4 Mini é bem simples e quase totalmente preto, o que contribui para o seu aspecto minimalista (e acaba fortalecendo sua proposta).

No que diz respeito à pegada, é quase impossível a gente não sentir certo estranhamento, já que estamos falando de um produto mais compacto. Porém, quando eu o comparei com o GameSir G4 Pro, que foi o primeiro controle que analisei aqui no MMORPGBR (e é o controle que eu tenho usado para jogar há um bom tempo), percebi que a real diferença do T4 Mini é a falta dos grips de um “controle tradicional”. Em outras palavras, a largura do T4 Mini é quase a mesma do G4 Pro, mas a ausência dos grips acaba dando a impressão de que ele é muito menor, o que não é o caso.

 

A questão da conectividade

Após analisar o controle recém-retirado da caixa, dei início aos testes relacionados à conectividade. Esse é um aspecto que eu costumo valorizar muito, ainda mais se tratando de um produto que tem como proposta a ideia de funcionar em diversas plataformas. E felizmente, assim como aconteceu com os outros controles da GameSir que eu já testei, as conexões aconteceram de forma rápida e sem qualquer tipo de problema. No caso do Nintendo Switch, o processo só exige a realização de alguns ajustes, mas não é nada complicado. Apesar de o manual não possuir uma versão em português, o passo a passo em inglês não é difícil de seguir. Lembrando que, no caso da jogatina via PC, a conexão se dá por meio do cabo USB, ou seja, para quem curte a ideia de usar controles sem fio, para o caso dos PCs, isso não será possível com o T4 Mini (e eu até tentei fazer uso de um adaptador Bluetooth, mas o dispositivo não foi reconhecido).

 

O GameSir T4 Mini em ação e detalhes importantes

Com o controle devidamente conectado, parti para a parte mais divertida da análise, ou seja, usar o produto. Comecei testando no celular e o tempo de resposta me surpreendeu. Além disso, os analógicos são altamente responsivos e nos garantem um nível de sensibilidade no toque que surpreende. Conforme eu destaquei no início desta análise, levei algum tempo para me acostumar com o tamanho do controle, mas o estranhamento logo passou e eu me vi voltando no tempo, já que os controles do Super Nintendo também não tinham grips (essa foi uma ótima sensação).

 

De qualquer forma, nos PCs e no Switch, o controle também fez bonito. O tempo de resposta foi ótimo, curti o nível de sensibilidade dos gatilhos (nesse caso, a proposta compacta torna esses botões um pouco menores do que o normal, o que pode não agradar a alguns players) e também adorei a função turbo.

 

Isso mesmo! Essa função turbo é uma marca registrada da GameSir e no T4 Mini ela pode ser configurada de uma forma bem tranquila, garantindo a execução de certas cadeias de comando com um único clique.

 

E para quem não dispensa a ideia de adicionar valor estético ao setup gamer, quando o controle é ligado, suas luzes afastam seu caráter sóbrio e chamam bastante atenção, podendo ser configuradas de diversas formas. Além do mais, mesmo com essas luzes, a bateria do controle dura bastante.

Outro ponto que merece ser ressaltado é o D-Pad. Na minha opinião, o GameSir G4 Pro peca nesse quesito por oferecer uma única peça, em vez de botões individuais para cada direção. No caso do T4 Mini, a situação se repete, apesar de o formato do botão favorecer um pouco mais a precisão dos comandos. E só para constar, essa construção só prejudica um pouco a jogatina com games de luta.

 

 

T4 Mini: mais um produto de respeito da GameSir

Conforme pôde notar, tratei de avaliar o T4 Mini, da GameSir, sob os mais diversos aspectos, mas sem deixar de lado a sua proposta. No unboxing, o produto causou uma ótima primeira impressão, com sua embalagem e seu tamanho reduzido. Daí, quando coloquei a máquina para funcionar, não tive problemas com a questão da conectividade e consegui ter boas sessões de gameplay, apesar de ter levado um pouco de tempo para me acostumar com a ausência de grips.

Com isso, posso dizer que o GameSir T4 Mini é um produto que, dentro da sua proposta, alcança um ótimo nível de eficiência. Assim sendo, se você busca um controle compacto, para poder carregar por aí sem fazer muito volume e jogar no PC, dispositivos móveis e Nintendo Switch, sugiro que dê uma olhada nessa opção.

Ressalto que o GameSir T4 Mini também vem na cor branca (que é bem estilosa) e que o seu preço, de acordo com o site oficial da GameSir, está fixado em 35,99 dólares. Esse valor, em uma conversão direta, daria algo em torno de 200 reais, fora os impostos. Resumindo, temos aqui um produto de alto nível, compacto, resistente e muito eficiente. Para encerrar, agradeço à GameSir nos dado a oportunidade de analisar essa excelente ferramenta gamer.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response