Free to Play centra-se no primeiro Torneio Internacional de Dota 2, que aconteceu em Cologne, Alemanha, em 2011. A Competição com maior premiação da história, 1,6 milhões de dólares — até então. O documentário acompanha três jogadores profissionais com histórias de vida bem distintas umas das outras, Lim “HyHy” Yong (Scythe) de Cingapura, Danylo “Dendi” Ishutin (Na’vi) da Ucrânia, e Clinton “Fear” Loomis (Online Kingdom) dos Estados Unidos.
Cansado de sofrer com o lag em jogos online?
O documentário consegue mostrar bem as adversidades que os jogadores profissionais de jogos online enfrentam ao buscarem essa carreira — o sonho —, como a preocupação dos pais com o futuro incerto dos filhos, a conciliação dos estudos com os jogos, e a instabilidade financeira, e somando à tudo isso as histórias pessoais de cada um dos três jogadores, como a perda do pai quando Fear ainda era pequeno, a infância difícil que Dendi enfrentou, e o término do namoro recente que HyHy encarou, que deixam o filme ainda mais envolvente. A competição de 1,6 milhões de dólares aparece como a resposta para quase todos esses problemas, como a grande oportunidade de calar a boca de todos aqueles que duvidavam deles.
A Valve acerta em nos ajudar a entender como surgiu e como vem evoluindo o e-sport, também nos mostra o quanto popular é esse esporte na Ásia, e como vem se espalhando pelo mundo.
Free to Play está disponível em Inglês no Youtube, mas pode ser assistido com legendas em Português na Steam, gratuitamente.