Final Fantasy XIV nunca teve tantos players; quase 100 mil players se juntaram aos servers ao mesmo tempo só no Steam

Publicado em 07/12/2021 - 07h01 por Márlon Vieira

Final Fantasy XIV atingiu seu ápice de popularidade com a chegada da sua mais recente expansão, Endwalker, lançada no último dia 03. Como você já deve estar sabendo, o lançamento do novo pacote de conteúdo promoveu um aumento absurdo no número de jogadores online do título, o que acarretou em filas enormes, com muitos jogadores tiveram que esperar mais de horas para jogar, e servidores extremamente lotados. 

Com a chegada de Final Fantasy XIV: Endwalker, o MMORPG da Square Enix atingiu um novo recorde de jogadores simultâneos no Steam. Nas últimas 24 horas, o título ultrapassou a marca de 95 mil jogadores conectados ao mesmo tempo na plataforma da Valve, superando o recorde estabelecido em agosto com facilidade (67 mil jogadores). Lembrando que o título está também disponível em outras plataformas, logo esse valor deve ser muito mais. Diferente de outros MMORPGs, o título tem ficado cada vez mais popular com o passar do tempo. 

Recentemente, a Square Enix também anunciou que Final Fantasy XIV atingiu a marca de 25 milhões de jogadores registrados em todo o mundo. Sendo assim, aqui temos a prova que o game conseguiu se recuperar e hoje se posiciona como uma das maiores aventuras para os fãs de MMORPGs. Em uma pesquisa de mercado recente, Final Fantasy XIV aparece como segundo RPG de mundo aberto mais popular de todo o mundo, atrás apenas de World of Warcraft (isso antes das polêmicas envolvendo a Activision Blizzard). 

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

18 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Tagaruga Ninja 07/12/2021 at 07:29 - Reply

    Isso que não entendo.. Os caras ganham literalmente milhões no mês, e mesmo assim não conseguem dar um jeito de dar acesso à todos os players que pagam pra jogar. Daí fica no famoso Fila simulator.

    • Elhos 07/12/2021 at 09:27 - Reply

      Normal, Você calcula pelo numero de jogadores mais ativos, não pelos jogadores que irão entrar e depois dropar do jogo, isso e valido em qualquer jogo.
      A unica coisa que eu concordo que disseram, e porque nao colocaram servidores BR.

      • Yuri 07/12/2021 at 09:57 - Reply

        Sim, acho que eles subestimam o público BR por causa da mensalidade. Mas provavelmente se colocassem um server BR e principalmente uma tradução (já que o ponto forte do FF é a história) iria valer a pena pra eles.

        • patriota de aço 07/12/2021 at 14:35 - Reply

          Se ainda não colocaram um server BR é pq não é atrativo em termos de custos ou de players, a gente precisa parar de se achar a última bolacha do pacote, principalmente no quesito MMOs.

          • Zabinga 07/12/2021 at 15:13 -

            Rapaz daqui a pouco vem um falando que o Brasil é rank sei lá quantos de jogos, só dos caras colocarem tradução em francês e não em português mostra a nossa relevância…

          • Yuri 08/12/2021 at 07:13 -

            Kras o mercado é um troço muito dinâmico e frequentemente cheio de decisões e analises erradas por conta disso. Não dá pra usar um “ser ainda não colocaram um server BR é pq não é atrativo” pq até a poucos meses atrás o público do FFXIV era outro e menor, a Blizzard e o WoW não estavam na degradação que estão hoje, e até outros jogos como o NW que chamou a atenção a poucos meses agora está nunca situação completamente diferente.

            Existem lições de foram ou pelo menos deveriam ter sido aprendida pela industria de games com todo esse movimento recente que tivemos, dentre elas destaco as seguintes:
            1ª – O gênero de MMORPGs não morreu como muitas pessoas e provavelmente desenvolvedoras de games pensavam! Ao invés disso o que temos são jogadores que ficaram saturados de um mercado que tinha parado no tempo em 2013, e quando a Amazon futucou no vespeiro, viu que existiam centenas de milhares de jogadores ali.
            2ª – Há muito preconceito neste mercado. Muitas desenvolvedoras, mesmo grandes, analisam mal o mercado. Os jogadores de MMORPG em grande parte não são jogadores mobile que querem um jogo automatizado e gastar uma casa em itens P2W. A maioria que simplesmente jogos descentes pra jogar.
            3ª – O mercado SA não é irrelevante e as pessoas aqui não apenas jogam jogos casuais f2p no celular. No NW mesmo foi o 3º maior mercado depois do NA e do EU, isso num jogo B2P! Eu tenho certeza que tal demanda de mercado foi um dos principais motivadores para a Amazon não apenas renegociar e expandir o licença de distribuição do Lost Ark pra cá, como também a levou montar servidores SA e estar considerando seriamente a tradução do jogo para português.

            Além disso acredito que uma quantidade relevante de jogadores brasileiro vem adentrando no FFXIV recentemente, pessoalmente conheço pessoas que abandonaram parcial ou totalmente o WoW e foram para o FFXIV, pessoas que inclusive pagam mensalidade. Não deve ser tão difícil para a Square Enix olhar para estes eventos e números e perceber que talvez se investir um pouco no mercado SA eles podem expandir bastante a base de players deles e o ganho financeiro, pois vai ser mais atrativo pra quem ainda não entro seja pq prefere jogar jogos em português, seja pq gostariam de jogar com uma latência menor ou simplesmente queiram se sentir mais acolhidos pelo jogo.

            Por isso não acho que somos a ultima bolhacha do pacote, acho sim que somos estigmatizados internacionalmente por essas empresas e que por isso acabamos sendo muito menos atendidos do que nosso potencial permite.

          • Elhos 08/12/2021 at 09:36 -

            Sei la, acredito que se fizerem servidores separados por região, pode ser que a MASSA de player fique muito desfragmentados e os servidores meio vazios, não sei extamente quantos servidores tem , mas acredito que por isso eles não fazem pois não compensa pelo numero de jogadores ativos das regiões sem servidores.

          • patriota de aço 08/12/2021 at 11:23 -

            A própria Blizzard já falou que se abrisse servidores para o Brasil as filas seriam enormes, é só você ver a diferença de pessoas jogando nos servidores NA e os BR. “Ah mas muitos Brasileiros jogam no NA”, sim, jogam, mas será que são suficientes para lotar os servidores? Eu tenho dúvidas. Talvez um servidor para a América do Sul faça sentido.
            O NW não é parâmetro em muitos aspectos, teve muito hype, uma propaganda pesada com os maiores streamers BR e hoje o número de jogadores é pouco mais de 10% do que foi no lançamento, e isso faz quanto tempo? 2 meses? Nenhum MMO passou por uma queda tão grande em tão pouco tempo.

          • Yuri 09/12/2021 at 06:06 -

            NW é parametro sim, pois mede o interesse. O fato do jogo não conseguir sustentar o público não anula o fato de que este público existe.
            Porem concordo contigo, que a ideia é essa mesmo, um ou poucos servidores para a America do Sul faz sentido, não será o mesmo público do NA e EU obviamente, porem acredito que temos público suficiente para sustentar um servidor assim, principalmente se a Square Enix traduzir o jogo, isso atrairia aqueles que não jogam pq querem o jogo em português e ajudariam estes a acompanhar a história do jogo, que é onde o FF brilha.

    • Wolfgang 07/12/2021 at 12:36 - Reply

      O problema é que, todo o dinheiro que entra vindo do FF14 a Square fdp Enix usa pra outras coisas e outros jogos, o ff14 fica com um pedaço mt pequeno dos lucros, se o lucro inteiro fosse do ff14 vc veria uma engine melhor, vc veria menos problemas com data centers que nem ta no momento e por ai vai, o Yoshi P e a gang dele faz milagre.

  2. Purple Hoplite 07/12/2021 at 07:35 - Reply

    Uma vontade tremenda de jogar, mas infelizmente o jogo não está disponível para Mac ainda. Triste. O reconhecimento que o jogo vem tendo nos últimos tempos é muito merecido.

    • patriota de aço 07/12/2021 at 07:42 - Reply

      Está disponível sim.

      • Purple Hoplite 07/12/2021 at 07:48 - Reply

        Sério? No Steam, não consegui jogar. Fora do Steam, também não achei. Vou ver se consigo dessa vez.

        • Yuri 07/12/2021 at 09:55 - Reply

          O jogo é disponível pra Mac a anos, eu nunca entendi pq nunca colocaram a versão de Mac na steam. Mas vai no site oficial e baixa o launcher que vai é que eles escondem o link pra depois de logar. Mas também tem na FAQ: https:// support . na . square-enix . com/faqarticle.php?id=5382&kid=68516 (botei espaço nos . pra a proteção do disqus não encrencar, mas é só tirar)

        • Yuri 07/12/2021 at 09:55 - Reply

          O jogo é disponível pra Mac a anos, eu nunca entendi pq nunca colocaram a versão de Mac na steam. Mas vai no site oficial e baixa o launcher que vai é que eles escondem o link pra depois de logar. Mas também tem na FAQ: https:// support . na . square-enix . com/faqarticle.php?id=5382&kid=68516 (botei espaço nos . pra a proteção do disqus não encrencar, mas é só tirar)

          • Purple Hoplite 07/12/2021 at 11:13 -

            Obrigado pela informação. Realmente, era por isso que não conseguia encontrar. Tenho que me conectar primeiro a uma conta. Vou tentar baixar aqui para ver se dar certo.

  3. Karllos Albert 07/12/2021 at 20:37 - Reply

    Só queria PTBR 🙁

    • Trebor 09/12/2021 at 19:48 - Reply

      Da pra usar o Tataru Helper, que traduz os diálogos no Pc

Leave A Response