Ex-desenvolvedor do emblemático ‘WildStar’ revela o que pode ter dado errado com o jogo; MMORPG foi encerrado em 2018

Publicado em 19/12/2024 - 10h36 por Márlon Vieira

Lançado em 2014, WildStar parecia ter todos os ingredientes para o sucesso. Com um mundo vibrante, personagens carismáticos e jogabilidade fluida, o título da Carbine Studios foi desenvolvido por uma equipe de peso, que incluía veteranos de World of Warcraft e o renomado designer de RPGs, Tim Cain. No entanto, após 9 anos de desenvolvimento, o jogo não conseguiu manter uma base de jogadores sólida, resultando no encerramento de seus servidores apenas 4 anos após o lançamento.

De acordo com Tim Cain, que trabalhou no projeto por 6 anos antes de partir para outros projetos, o potencial de WildStar era gigantesco. “A equipe era incrível, com muita gente que havia trabalhado em WoW e outros grandes jogos.”, afirmou o designer. No entanto, o longo ciclo de produção acabou sendo um obstáculo. Entre 2005 e 2014, o mercado de MMORPGs passou por transformações drásticas. Nesse período, o público migrou para títulos já consolidados, como World of Warcraft, que lançou diversas expansões. Além disso, surgiram concorrentes de peso, como Guild Wars 2, Final Fantasy XIV: A Realm Reborn e The Elder Scrolls Online, todos com forte apelo e mecânicas modernas. Como resultado, WildStar parecia ultrapassado já no lançamento.

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O próprio Cain reconheceu que, com o passar dos anos, o alvo do projeto mudou completamente. “Você pode mirar em um objetivo, mas se demorar muito, esse alvo vai se mover”, explicou o designer. No fim, WildStar acabou preso no passado, com mecânicas que já não impressionavam os jogadores e enfrentando uma concorrência cada vez mais acirrada no mercado de MMORPGs. Para muitos, WildStar será lembrado como “o jogo que poderia ter sido”, um símbolo dos riscos de se apostar em projetos de desenvolvimento prolongado.

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