EUA iniciam plano para investigar ligação entre jogos violentos e massacres em escolas

Publicado em 11/09/2025 - 09h15 por Yohan Bravo

De modo geral, um assunto que sempre está sendo revisitado no mundo dos games é a questão da influência dos jogos violentos nas mentes das pessoas. E sim, parece que agora essa discussão vai ganhar um novo capítulo. Afinal, o governo dos Estados Unidos acabou de dar início ao plano “Make Our Children Healthy Again”, que focará em várias ações voltadas a garantir a saúde das crianças, incluindo um estudo para tentar analisar a relação entre os games violentos e massacres nas escolas… vamos aos detalhes?

De acordo com as informações apresentadas por Robert F. Kennedy Jr., secretário de saúde dos EUA, os massacres nas escolas estadunidenses começaram a acontecer na década de 1990, ou seja, quando a indústria dos jogos eletrônicos começou a crescer de fato. Por conta disso, o político acredita que há uma relação entre essas duas ocorrências e um estudo será feito. Logicamente, não foram apenas os games que acabaram sendo apontados como as “más influências”, mas o fato é que essa nova iniciativa do governo estadunidense pode acabar influenciando os jogos de alguma forma no futuro.

É sempre bom lembrar que essa não é a primeira vez que algo do tipo é dito por um político. Na verdade, discursos como esse são feitos desde a década de 1990 e até foram os responsáveis pela criação de certos órgãos de classificação indicativa.  Kennedy ainda falou sobre “sua época” e afirmou que os massacres não aconteciam, mesmo com o acesso às armas de fogo sendo bem mais fácil. Bem, o fato é que essa questão da violência nos jogos é um assunto recorrente e agora vamos ter que aguardar, com vistas a saber quais serão as conclusões do estudo comandado pelo governo dos EUA.

Leave A Response