Na última sexta-feira, 11 de fevereiro, após um susto inicial que gerou um atraso de algumas horas, Lost Ark finalmente foi lançado de forma oficial. E sim, como todos já esperavam, o MMORPG, que está “nas mãos” da Smilegate e da Amazon Games, fez um sucesso absurdo. Pois é! O game chegou a registrar um pico de mais de 1,3 milhão de players, o que forçou os devs a criarem alguns “controles populacionais”… vamos dar uma olhada nos números e nas informações?
De acordo com os dados do SteamDB, Lost Ark registrou um pico de 1.325.305 jogadores simultâneos em seu primeiro fim de semana. Com isso, o jogo se tornou o segundo mais popular da história da Steam, ficando atrás do lendário PUBG. Conforme eu destaquei, todo esse sucesso já era esperado, visto que estamos falando de um MMORPG que já estava na mira de muita gente há um bom tempo. E, claro, todo esse sucesso também acabou acionando alguns alertas. Afinal, New World, o outro jogo da Amazon Games, fez um sucesso absurdo nos primeiros dias, mas o grande fluxo de players acabou fazendo os devs tomarem decisões equivocadas, o que prejudicou a experiência e forçou uma grande queda nos números.
Felizmente, parece que a Amazon Games e a Smilegate estão monitorando os servidores com maior atenção dessa vez. Não à toa, um post foi liberado no fórum oficial do game, com vistas a apresentar alguns “controles populacionais”. Nesse caso, parece que teremos um limite para o número de personagens que poderão ser criados. Além disso, por ora, não haverá nenhum tipo de transferência entre servidores. Em outras palavras, parece que as lições que New World deixou foram aprendidas e Lost Ark não deverá sofrer dos mesmo males que levaram o referido game a registrar um grande declínio. Então, por ora, tudo o que lhe resta é embarcar nessa grande aventura. Lembrando que estamos falando de um game Free-To-Play.
