Dubladores franceses de Apex Legends pedem demissão após a EA e a Respawn tentarem forçá-los a treinar uma Inteligência Artificial

Publicado em 03/03/2025 - 19h16 por Yohan Bravo

Nos últimos tempos, muito tem se falado sobre o uso de recursos de inteligência artificial na indústria dos jogos eletrônicos e sobre como essa tecnologia pode acabar afetando a carreira de vários tipos de profissionais. E há alguns dias, uma história bem curiosa relacionada com os dubladores franceses do famigerado Apex Legends veio à tona para “apimentar” ainda mais as discussões… vamos conferir os detalhes do caso?

De acordo com os relatos de uma das dubladoras da versão francesa do Apex Legends, a EA e a Respawn Entertainment entregaram um novo contrato aos membros do elenco de vozes do game, visando forçar os profissionais a gravarem várias falas, a fim de impulsionar o treinamento de uma inteligência artificial generativa. Em outras palavras, os responsáveis pelo game tinham a intenção de pedir aos dubladores que ajudassem a aprimorar uma IA que, no futuro, iria ficar com os empregos deles. E, claro, os profissionais se recusaram a seguir as ordens e pediram demissão. Depois, eles liberaram uma carta pública, revelando o que aconteceu.


Chega de sofrer com lag — sinta a diferença agora!
  • Por 3 dias, experimente o poder do ExitLag e descubra como é jogar com conexão estável, rápida e sem travamentos. Chega de perder partidas por culpa da internet! Tenha o controle total da sua gameplay e viva a melhor experiência possível. Ative seu teste gratuito e transforme seu jogo agora mesmo!

No documento, os dubladores mencionaram que estavam sendo obrigados a atirar em si mesmos e endossar o uso de IA. Aliás, a dubladora que apresentou o relato na web afirmou o mesmo, indicando que a EA e a Respawn estavam pedindo aos profissionais para desistirem dos seus conhecimentos e talentos para treinar uma IA generativa que pode substituí-los no futuro. Infelizmente, as empresas responsáveis pelo Apex Legends ainda não emitiram qualquer tipo de comunicado para falar sobre o assunto e as demissões, mas tudo indica que a geração de conteúdo para o Battle Royale deverá ficar comprometida no futuro, se mais dubladores optarem por pedir demissão.

Leave A Response