A Batalha Contra o Lag: Saiba como diminuir o lag e melhorar sua conexão no ‘World of Warships’ no PC

Publicado em 20/02/2024 - 06h44 por Yohan Bravo

Garantindo a diversão dos players que curtem batalhas navais desde 2015, World of Warships é um daqueles games que não são tão badalados, mas contam com o apoio de uma comunidade muito engajada. Por conta disso, a gente sempre consegue ter muitas horas de diversão junto ao game. Isso quando não sofremos com o lag, não é verdade? Se você já encarou o jogo com um lag terrível, é bom saber que acontece com muita gente. Não à toa, as buscas por guias que ensinam como diminuir o lag no World of Warships são feitas de forma massiva na web. Nesse sentido, ressalto que eu criei este post justamente para lhe ajudar a combater o lag e aproveitar grandes batalhas em alto-mar… vamos conferir?

Lag e Ping: é importante conhecer esses conceitos

Como eu destaquei, o lag é um problema que pode gerar muitas frustrações. E para poder combatê-lo, é necessário entendê-lo. Felizmente, a ideia básica é simples: o lag é um atraso entre uma ação e os efeitos dessa ação. Por exemplo, você pode estar disparando com seu navio no World of Warships e os tiros só começarem a sair depois de um tempo. Só esse exemplo já mostra como uma jogatina com lag é horrível. Além do conceito de lag, também é importante você saber que o ping é o tempo necessário para uma transmissão de dados ser concluída. Quando esse indicador está muito acima do normal, o lag acontece. Logo, se quisermos acabar com o lag, temos que começar diminuindo o ping. Para tanto, o primeiro passo é…

Conferir o ping no World of Warships

Bem, se o alvo das nossas ações é a diminuição do ping, temos que dar um jeito de monitorá-lo. Desse modo, vamos poder verificar se as soluções tiveram algum impacto no indicador. Nesse caso, é bom ressaltar que a Wargaming, empresa responsável pelo World of Warships, apresenta diversos tutoriais interessantes e até indica um programa chamado Pingplotter, para quem deseja monitorar o ping de uma forma mais minuciosa.  De qualquer forma, o procedimento padrão para analisar esse indicador é o seguinte:

  • Anote o endereço de IP do servidor do World of Warships;
  • No seu PC, abra o Prompt de Comando;
  • Digite a palavra ping e depois o endereço de IP do servidor do World of Warships;
  • Após pressionar enter, é só aguardar pelos cálculos e logo o ping (em milissegundos) será apresentado.

De acordo com diversos relatos de fãs do World of Warships, quando o ping está abaixo dos 100ms, dá para curtir as disputas numa boa. Contudo, se o ping está acima do referido valor, o lag já começa a “dar as caras”. Lembrando que é você  que irá determinar se a jogatina está satisfatória, ou seja, use os números como parâmetro, mas nunca deixe de considerar a sua experiência prática. Enfim, agora que já monitoramos o ping, podemos avançar…

Passos básicos para diminuir o lag no World of Warships

Com a informação do ping ao nosso alcance, podemos começar a realizar as ações voltadas a diminuir o lag. Em um primeiro momento, vamos focar em soluções simples, que geralmente geram um resultado inicial interessante. Assim, você não vai ter que perder tempo analisando soluções mirabolantes. Confira as dicas…

  • A sua internet tem que ter um bom nível de qualidade (alta velocidade e estabilidade);
  • Conexões com cabos são mais estáveis. Use-as sempre, se for possível (o Wi-Fi não é indicado).
  • Reinicie o seu modem;
  • Atualize os drivers do seu PC e desabilite os programas que não tiverem relação com a jogatina (antivírus e firewall podem gerar problemas, em certos casos).
  • Deixe apenas a sua máquina de jogo conectada;
  • Para casos mais específicos, siga as instruções apresentadas no site da Wargaming;

Cabe destacar que o ideal é você ir monitorando ping à medida que for realizando cada uma das ações propostas. Com isso, você poderá identificar o causador dos problemas de uma forma mais precisa. E não se esqueça de verificar as configurações do jogo (faça o possível para não colocar uma carga muito grande em seu PC). De qualquer forma, se as ações básicas propostas acima não derem bons resultados, você vai ter que apostar em uma solução mais arrojada…

Como diminuir o lag do World of Warships no PC com o ExitLag

Como você já deve ter imaginado, há diversos programas voltados a ajudar os players a combaterem o lag. E dentre as melhores soluções, o ExitLag me parece o mais interessante. Afinal, essa opção é muito fácil de ser configurada e oferece suporte para os principais jogos online da atualidade, sem contar que você pode fazer um teste gratuito de três dias (com o teste, você vai poder verificar se o programa vai servir para você ou não).

Então, para dar início ao teste gratuito, tudo o que você precisa fazer é visitar o site oficial do ExitLag e concluir o processo de cadastro, que é muito simples e nem exige que você apresente informações de cartão de crédito. Concluído o processo, você só vai precisar confirmar o seu email e depois já poderá baixar o programa e instalá-lo. E para colocar as coisas para funcionar, é só acompanhar o passo a passo…

  • Inicie o programa;
  • Insira suas informações de login e clique em “Entrar no ExitLag” (se você não se lembrar da senha, é só clicar em “Esqueceu sua Senha?” e seguir as instruções para redefinir os dados);
  • Na tela inicial do ExitLag, selecione o jogo que você quer jogar com a conexão otimizada. Basta digitar “World of Warships” no campo de busca;
  • Selecione o servidor que estiver mais próximo da sua localização ou o servidor que estiver com a “menor latência estimada” (ping mais baixo);
  • Clique em “Aplicar Rotas” (isso colocará o ExitLag para funcionar e o programa vai continuar otimizando a conexão enquanto o jogo estiver em funcionamento).

Com o ExitLag em pleno funcionamento, você pode dar início a uma partida e verificar se as coisas ficaram melhores. Certamente, você vai ter uma surpresa muito positiva. E é isso! Agora você sabe como diminuir o lag no World of Warships de diversas formas e só vai precisar fazer algumas ações bem simples para poder obter os melhores resultados.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response