Devs de ‘Pax Dei’ falam sobre gerenciamento de dados do jogo e a complexidade por trás disso

Publicado em 29/09/2024 - 09h59 por Máiron Vieira

Os devs do MMORPG sandbox Pax Dei divulgaram como o sistema de replicação do jogo mantém o estado das partidas atualizado para todos os jogadores. Em um novo post no site oficial do jogo, a equipe da Mainframe Games explicou como essa tecnologia lida com a grande quantidade de dados gerada durante as sessões multiplayer. Algo que é interessante de se saber se você tem curiosidade pelo “back stage” de como são feitos os jogos, principalmente MMORPGs, que tem que lidar com uma quantidade imensa de informação e compartilhar essas informações com todos os jogadores. Bora conferir mais detalhes?

Para se ter uma ideia, em uma zona como a Home Valley, a vila incial, o tamanho dos dados é de cerca de apenas 30 MB. Apesar de parecer pouco, ao reunir 100 jogadores, o servidor precisa processar 3 GB de informações. Para isso, os devs contam com o servidor Repli, que garante a sincronização de edifícios entre os jogadores e servidores. Outra solução discutida foi o sistema de exibição de objetos. Para que o jogo suporte milhares de peças de construção sem comprometer o desempenho, são utilizadas malhas estáticas instanciadas (ISM). Além disso, “gerentes de área” controlam a criação e remoção de objetos com base na posição e visibilidade dos jogadores, garantindo maior fluidez durante as partidas.

⚠️ Está sofrendo com o lag em jogos online?
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em até 70% em jogos online.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora

Por fim, o jogo utiliza o sistema de iluminação Unreal Lumen. Esse recurso ativa a iluminação dinâmica quando o personagem está próximo a fontes de luz, mas troca para versões simplificadas a longas distâncias, otimizando o desempenho sem perder a qualidade visual. Eles também falaram um pouco do sistema de construção do jogo, que tornam as coisas ainda mais complexas em relação a ter que lidar com esses dados e ao mesmo tempo gerenciar com a limitações dos servidores de um jogo feito em Unreal Engine. Para conferir mais detalhes, acesse a página do jogo na Steam.

Leave A Response