Tudo o que você precisa saber sobre Dark and Darker: game que já fez muito sucesso, mas corre o risco de não ser lançado

Publicado em 02/04/2023 - 19h12 por Yohan Bravo

Apesar de ainda não estar nem perto de um lançamento oficial, Dark and Darker tem sido um game muito citado nos feeds de notícias da mídia especializada nos últimos tempos. Infelizmente, nem todas as menções ao game são positivas. Afinal, apesar de ter alcançado números assustadores em alguns playtests, os devs da Ironmace Games estão sendo investigados por um suposto roubo de assets de propriedade da Nexon. Aliás, os últimos desdobramentos desse caso até colocaram o futuro do projeto em dúvida. De qualquer forma, como estamos falando de um jogo bastante promissor, resolvi montar este post para apresentar as informações mais relevantes, dando ênfase às promessas do gameplay e às polêmicas, claro… vamos conferir?

Dark and Darker: visão geral e principais destaques

Só para você se situar, podemos dizer que Dark and Darker é um game de extração que se apresenta sob uma perspectiva de primeira pessoa e coloca os players em um mundo com uma pegada “dark fantasy”. A ideia geral da aventura segue a fórmula aplicada pelo famoso Escape From Tarkov, ou seja, os players devem explorar uma região específica e fazer o possível para obter a maior quantidade de recursos e sobreviver aos muitos perigos que estão à espreita. Logicamente, essa missão não é nada fácil e os devs da Ironmace já deixaram claro que criaram o jogo para ser realmente hardcore.

E foi justamente explorando essa ideia geral que o game acabou se tornando um grande sucesso antes mesmo de estar pronto. Isto é, de acordo com diversos relatórios, o título chegou a contar com mais de 1 milhão de inscritos para participar em uma experiência realizada em dezembro do ano passado e as transmissões via Twitch também “bombaram”. Depois, durante o Steam Next Fest que aconteceu no mês passado, o game voltou a ser um grande destaque e muitos resolveram aumentar a atenção dedicada ao título. Em outras palavras, temos aqui um jogo sombrio e dotado de atrativos que o fazem merecer uma análise mais cuidadosa…

Jogabilidade

Beleza… agora que você já tem uma ideia geral sobre Dark and Darker, podemos começar a falar sobre alguns dos principais destaques do gameplay. Como eu adiantei, temos aqui um jogo de extração bem hardcore, que desafia os players a explorarem uma região específica e depois fazer uma fuga triunfante com todos os tesouros que eles puderem carregar. Nesse loop, os players contam com mecânicas típicas de jogos de tiro em primeira pessoa, mas o primeiro diferencial é a presença de armas medievais. Assim, a jogatina acaba ganhando um ritmo mais lento, já que as batalhas pendem bastante para o lado do corpo a corpo e os cenários não facilitam as coisas, pois tudo é escuro e mais escuro (como o próprio nome do jogo sugere).

Cabe destacar também que o gameplay oferece uma experiência PVPVE, o que quer dizer que todas as partidas são marcadas por embates contra os perigos escondidos no mapa e os outros jogadores. Detalhe: como a intenção dos devs é criar algo bem hardcore, a morte está sempre há poucos golpes de distância, o que quer dizer que todo o cuidado é pouco. Felizmente, temos a opção de unir forças com outros jogadores também, o que acaba aliviando um pouco a carga pesada (mas nem tanto assim).

De todo modo, assim que o player consegue completar sua missão sem morrer, ele pode vender todos os tesouros coletados, a fim de obter materiais raros, itens cosméticos, equipamentos e por aí vai. Nesse ponto, é possível interagir e negociar com os outros jogadores, o que acaba garantindo um aspecto social para a jogatina. Por fim, vale lembrar que Dark and Darker conta com um sistema de classes. Obviamente, as opções disponíveis guardam relação com a era medieval (fighter, barbarian, rogue, ranger, wizard e cleric) e podem ser customizadas de diversas formas. Com isso, a jogatina vai ganhando contornos diferenciados e o potencial de rejogabilidade é expandido ao máximo. E só para constar, o game ainda está em um estágio alfa, o que quer dizer que as coisas poderão ficar ainda melhores.

A evolução do projeto, testes e o lançamento

Conforme eu já mencionei, Dark and Darker conseguiu se tornar um grande sucesso mesmo antes de um lançamento oficial. Isso quer dizer que as rodadas de testes realizadas até o momento atraíram a atenção de muitos jogadores e fizeram o game ser adicionado a muitas listas de desejos. Em um teste realizado em dezembro de 2022, por exemplo, o jogo surpreendeu, ao receber mais de 1 milhão de inscrições e alcançar um pico de mais de 60 mil jogadores simultâneos na Steam. Nessa primeira experiência, os devs conseguiram coletar um feedback muito valioso e promoveram diversos ajustes, antes de colocar o jogo à disposição durante o Steam Next Fest realizado em fevereiro deste ano.

No referido evento, o game também fez muito sucesso (um pico de mais de 100 mil jogadores simultâneos foi registrado) e despontou como uma grande promessa. E como os devs tinham prometido liberar o jogo para a galera dos PCs no último trimestre deste ano, muitos players começaram a acompanhar as notícias bem de perto. Contudo, tudo indica que esses planos, que já estavam sujeitos a alterações, não vão ser concluídos se os devs não conseguirem se livrar dos problemas envolvendo a gigante Nexon. E que problemas são esses? Bem, é sobre isso que falaremos no próximo tópico.

Dark and Darker vai ser Free-to-play?

A Ironmace Studios vem enfrentando problemas legais com a Nexon devido a supostas violações de direitos autorais em relação ao jogo Dark and Darker. Porém, apesar das incertezas quanto ao futuro do game, os desenvolvedores têm se esforçado para manter a comunidade de jogadores informada sobre o processo de desenvolvimento e as decisões tomadas pela empresa.

Recentemente, a desenvolvedora Ironmace revelou que a sua intenção é deixar o modelo Free-To-Play de lado e adotar a venda de pacotes especiais que garantirão o acesso ao jogo e a alguns itens que terão impacto na jogabilidade. No entanto, essa decisão ainda não é definitiva e a empresa realizará pesquisas para avaliar se essa é a melhor opção para o projeto. Vale ressaltar que a Ironmace ainda vai fazer pesquisas para verificar se a ideia se encaixa melhor com o projeto, mas, no momento, o modelo Free-To-Play não está mais nos planos.

Ironmace x Nexon: as supostas violações de direitos autorais

Por mais que o game tenha apresentado características muito promissoras, o ideal é a gente segurar o entusiasmo, já que temos um polêmico caso de violação de direitos autorais rolando no momento. Em linhas gerais, a Nexon acusou a Ironmace de ter roubado informações sobre um projeto cancelado e diversos assets, usando-os para dar vida a Dark and Darker. Conforme foi explicado por alguns sites coreanos, a Ironmace foi fundada por ex-colaboradores da Nexon que foram demitidos por conta de questões disciplinares. Daí, a acusação alegou que esses profissionais se apropriaram de um projeto conhecido como P3 antes de serem desligados da empresa.

Em resposta, a Ironmace liberou um comunicado oficial, afirmando que Dark and Darker foi criado do zero e que os únicos assets de terceiros utilizados no projeto foram adquiridos no marketplace da Unreal Engine. E mais, eles até afirmaram que contrataram um serviço de auditoria, com vistas a garantir que o game não tivesse problemas relacionados com violações de direitos autorais. Ainda assim, isso não impediu a Nexon de agir. A gigante coreana deu início a uma ação judicial e solicitou uma investigação especial, o que levou as autoridades a realizarem uma busca nas instalações da Ironmace (os resultados dessa ação ainda não foram revelados).

Após essas ocorrências, a situação ficou em um impasse e o pessoal da Ironmace resolveu dar continuidade aos processos de desenvolvimento, dando a entender que uma nova rodada de testes aconteceria entre os dias 14 e 19 de abril, por meio da Steam. No entanto, um duro golpe colocou a experiência em dúvida. Há poucos dias, o game foi retirado da loja da Valve. E nesse caso, é bom lembrar que uma situação semelhante marcou a trajetória do jogo Myth of Empires. A desenvolvedora Angela Game foi acusada de ter roubado o código fonte do jogo Ark: Survival Evolved, seu game foi retirado da Steam no fim de 2021 e não retornou até hoje, apesar de estar sobrevivendo com servidores próprios.

Resumindo, por ora, o futuro do promissor Dark and Darker está nebuloso e ainda deveremos ter muitos capítulos na novela Ironmace x Nexon. E nesse contexto, tudo o que resta aos players que curtiram o game durante os playtests é ficar de olho nos desdobramentos da disputa judicial e torcer para que a Ironmace seja inocentada das acusações. Caso contrário, o projeto corre o risco de ser abandonado, o que seria uma pena.

E quais são os requisitos para rodar Dark and Darker nos PCs?

Agora, se você pertence ao grupo dos otimistas e já quer começar a se preparar para curtir Dark and Darker por meio dos PCs, é bom saber que a Ironmace já apresentou uma lista inicial, com os requisitos mínimos e as especificações recomendadas para rodar o game. De modo geral, podemos dizer que o título vai exigir uma máquina mais “parruda” para poder ser aproveitado de forma satisfatória. Eis as informações técnicas…

Requisitos Mínimos

  • SO: Windows 10 (64-bit)
  • Processador: Quad Core 3GHz
  • Memória:  8GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA® Geforce® GTX 1060 ou AMD Radeon™ RX 580
  • Rede: Conexão de internet banda larga
  • Armazenamento: 12 GB de espaço disponível

Especificações Recomendadas

  • SO: Windows 10 (64-bit)
  • Processador: Quad Core 3.6GHz
  • Memória: 16GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA® Geforce® RTX (qualquer modelo da série) ou AMD Radeon™ RX 5600
  • Rede: Conexão de internet banda larga
  • Armazenamento: 12 GB de espaço disponível

E como obter mais informações sobre Dark and Darker?

Como o futuro de Dark and Darker ainda é incerto, aqueles que estiverem interessados em curtir a aventura não podem deixar de ficar de olho nas notícias. Nesse caso, as principais fontes de informações oficiais são: o site da Ironmace e o canal oficial do projeto, no Discord. Lembrando que você sempre pode contar com o MMORPGBR para apresentar as principais notícias e, como o game é uma grande promessa e a novela Ironmace x Nexon ainda vai dar o que falar, certamente vamos voltar a liberar informações relacionadas com as polêmicas, os playtests e por aí vai. Para finalizar, ressalto que separei abaixo alguns vídeos relacionados com o game, a fim de dar a você uma ideia ainda mais clara acerca daquilo que está a caminho (se a Ironmace vencer a disputa legal, claro)…

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response