Cruzada do governo chinês contra a indústria dos games já fez mais de 14 mil empresas fecharem as portas no país asiático

Publicado em 05/01/2022 - 06h44 por Yohan Bravo

Há alguns meses, conforme eu destaquei aqui no MMORPGBR, o governo chinês criou uma série de regras para limitar a jogatina de pessoas com menos de 18 anos e deu início a uma verdadeira cruzada contra os jogos eletrônicos (que chegaram a ser classificados como um “ópio espiritual”). Desde então, as empresas relacionadas à indústria têm sofrido bastante no país asiático. Aliás, de acordo com um novo relatório, parece que cerca de 14 mil empresas já fecharam as portas, por conta dos grandes obstáculos impostos pelo governo… vamos entender melhor essa história?

Em sua cruzada contra o “ópio espiritual” (os games), o governo chinês criou uma série de regras que passaram a dificultar o processo de lançamento e atualização de jogos de uma forma surreal. Essa situação chegou a fazer gigantes da indústria, como a Tencent e a NetEase, perderem grandes valores no mercado. No entanto, ao contrário das grandes empresas, que têm “gordura para queimar”, empresas menores acabaram sendo obrigadas a fechar as portas.

Isso mesmo! Em uma publicação liberada no South China Morning Post, desde o mês de julho de 2021, o órgão responsável pelo licenciamento de jogos na China está sem fazer novas aprovações. Assim, há quase seis meses, muita gente tem ficado de mãos atadas. E isso, claro, acabou impactando a indústria de jogos do país. A publicação menciona que mais de 14 mil empresas já foram fechadas, incluindo desenvolvedoras menores, empresas de marketing de games, editoras, etc. Em outras palavras, parece que o governo chinês está conseguindo vencer a sua guerra contra os jogos eletrônicos e logo até mesmo as grandes empresas poderão ser afetadas de uma forma mais significativa. Logo, vale a pena a gente ficar de olho nas novidades relacionadas a esses casos.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

10 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Nioshi 05/01/2022 at 06:46 - Reply

    não é atoa que as empresas maiores já estão criando uma empresa global delas mesmo, para qualquer coisa só cair fora do pais.

    • Yuri 05/01/2022 at 08:52 - Reply

      É provavelmente farão isso mesmo.

      Infelizmente a coisa está ocorrendo conforme previsto. As desenvolvedoras menores estão quebrando, as grandes estão tentando se virar pra atender as novas restrições, mas possivelmente farão subsidiárias globais para poder atender a outros países sem ficarem presos a estúpida legislação chinesa. E é game-over pra os jogadores chineses, que no fim provavelmente terão se voltar para antigos jogos off-line, VPNs clandestinas em conexões públicas para evitar ser rastreados pelo governo e poderem jogar em servidores globais, e os que conseguirem traficar e pagar de alguma forma, conexões ao estilo starlink.

      É interessante e triste ao mesmo tempo. Mas provavelmente o mercado de games chinês será o reflexo do que ocorrerá na vida politico-econômica do povo chinês durante o governo de Xi Jinping.

      • Nioshi 05/01/2022 at 09:08 - Reply

        Sim, é só questão de tempo, e isso é bem triste, vai sobrar apenas as maiores.

      • Lucar 05/01/2022 at 10:20 - Reply

        Rapaz, e o pior que pra reverter isso só com intervenção global. O povo não tem o que fazer a não ser morrer nessa bosta de sistema.

        • Yuri 05/01/2022 at 10:38 - Reply

          Isso nunca iria acontecer pois é politica e economicamente inviável. Já que seria basicamente uma guerra.

          De toda forma, um dia irá acabar, se há uma certeza histórica é que fatalmente um dia toda ditadura afunda.

          • ζ͜͡LessPain 05/01/2022 at 15:52 -

            Pois é camarada, concordo, mas tem um X na questão. Em ditaduras passadas a tecnologia nuclear era só um bebezinho, hoje em dia já está bem madura a ponto de que quando acabar levar metade do mundo junto e na pior das hipóteses iniciar a era Mad Max. https://media4.giphy.com/media/fVc0Bs8ORcDuxc2ntC/giphy.gif

  2. Gretchenzinha 05/01/2022 at 11:31 - Reply

    Espero que a Tencent passe tudo pro Ocidente, antes que as coisas fiquem piores.

  3. Polenta Frita 05/01/2022 at 12:34 - Reply

    Deixar a galera jogar não pode faz mal pro espírito mas “escravizar” a rapaziada pra fabricar placa de video e afins tem até incentivo, faz sentido sim…

  4. michael marques 07/01/2022 at 07:45 - Reply

    pessoas que se dizem gamers e apoia comunismo tem mais que ficar com uma lança no toba deveria era ser banido de todas as comunidade relacionada a games

    • Yuri 07/01/2022 at 09:00 - Reply

      Kra, eu entendo o que vc sente. Mas a enorme maioria é simplesmente ignorante mesmo. Eles não entendem de fato o que o comunismo e o socialismo levam a uma maquina estatal super-poderosa, eles não entendem que o resultado final de políticos terem o poder de decidir o que é melhor para você independente de sua vontade e opinião individual é esse! É no fim aqueles que detem o poder mandarem na sua vida com a desculpa que isso é o melhor pra você ou pior, o melhor para a nação ou até megalomaniacamente o mundo!

Leave A Response