Crowfall passou por mudanças para esconder número de players online, após registrar número abaixo do esperado

Publicado em 19/07/2021 - 02h50 por Márlon Vieira

Com quase US$ 2 milhões arrecadados somente no Kickstarter, Crowfall é um dos poucos jogos originados a partir de campanhas de financiamento coletivo a chegar ao seu lançamento propriamente dito. Apesar da campanha extremamente bem sucedida, e o investimento ao longo dos anos (o jogo foi revelado em 2015), o título da ArtCraft, têm apresentado números muito abaixo do esperado, o que deixou a comunidade do jogo um tanto quanto preocupada. 

Como publicamos aqui anteriormente, informações surgiram na internet sugerindo que Crowfall alcançou um pico de cerca de 3200 jogadores conectados ao mesmo tempo desde sua estreia. Esse número, se comparado com a base de players registrados, representa algo em torno de apenas 1%. Isso gerou uma enorme discussão, e a desenvolvedora teve que se pronunciar. Na ocasião, eles não apresentaram os números oficiais, mas também não desmentiram a informação. Além disso, eles não se mostraram preocupados e alegaram que estão focados em aprimorar a experiência primeiro. 

Mesmo assim, para amenizar a discussão, o diretor criativo do título, J. Todd Coleman, usou o Twitter para comentar que o número de usuários registrados não é o mesmo que o número de jogadores ativos (além disso, muitas keys de acesso aos Betas do game foram distribuídos para players de todo o mundo). Por isso, ele afirmou que cerca de 25% dos investidores do Kickstarter já experimentaram o game. Em outras palavras, por ora, não há motivos para a comunidade ficar preocupada. 

Entretanto, como usuários do Reddit constataram, um novo patch foi recentemente implementado ao Crowfall com mudanças na API, impossibilitando rastrear o número exato de jogadores online. Antes, usando um bot especial para o Discord, era possível descobrir o número exato de pessoas online em todos os servidores. Foi com esse método que descobriram que o game registrou um pico de 3200 players online.  Além disso, o site crowfallstatus.com, que também mostrava estatísticas do game, parou de funcionar. 

Muitos jogadores viram a mudança com estranheza, mas vale notar que na maioria dos jogos não é possível conferir o número exato de jogadores online. Com relação aos MMOs e MMORPGs, um dos poucos jogos que não tem “medo” de compartilhar essas informações são Tibia e Runescape, que já estão estabelecidos no mercado há um bom tempo e possuem uma grande comunidade. Para os jogos disponíveis no Steam, só temos acesso à esse tipo de informação graças à ferramentas como o Steamcharts. 

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11 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Junio Silva 19/07/2021 at 08:28 - Reply

    Futuro destino de Albion, começa no btp, depois para ter uma base descente de players passa para o FTP.

    • Jose Mauricio 19/07/2021 at 18:36 - Reply

      mas albion tem mto muito mto mas mto player amigo , e com versao mobile ainda nem se fala. diferente desse jogo ai em cima xD

    • andre malinski 19/07/2021 at 22:06 - Reply

      Albion até quando era pago tinha muita gente, eu joguei desde o lançamento e sempre tinha umas batalha gigantesca.

  2. Kakashi Hatake 19/07/2021 at 10:55 - Reply

    O Crowfall tá sendo tão ignorado que nem o Valkios falou nele. E olha que qualquer MMO Triple A que aparece ele faz vídeo.

    • Luiz Henrique 19/07/2021 at 11:48 - Reply

      Ele já fez mas não curtiu kkkkkk por isso não faz mais.

  3. Sergio 19/07/2021 at 11:12 - Reply

    “CROWFALL PASSOU POR MUDANÇAS PARA ESCONDER NÚMERO DE PLAYERS ONLINE, APÓS REGISTRAR NÚMERO ABAIXO DO ESPERADO”

    Esconder que o barco está naufragando não vai salvar o game.

  4. João Junior 19/07/2021 at 16:20 - Reply

    Eu disse que ia ser meme, mais vieram tacando pedra em mim perguntando se eu era vidente e que nao entendia nada de game.. Ta ai a matéria. Jogo só ficou famosinho pq teve participação com criadores de Ultima online.

    • Sergio 19/07/2021 at 18:54 - Reply

      Os youtubers boca comprada também se venderam pra falar bem deste game.

  5. Fl Silva 19/07/2021 at 17:57 - Reply

    Eu joguei a beta e achei bem ruinzinho o jogo, tirando a quantidade de raças e o sistema de mundo, não tem nada de interessante pra se fazer, é o velho esquema do “pegue a quest, mate tantos bichos, passe a diante”, nem o combate ajuda

  6. Wolve 20/07/2021 at 00:56 - Reply

    Lembro de ter feito um comentário num vídeo do canal deles a um tempo, dizendo que o jogo não ia fazer sucesso por causa da falta de polimento/preço alto, e o tanto de gente que veio me dizendo que eu estava errado e etc. A prova está ai… pico de 3200 players é uma piada.

  7. Ezkhar 19/07/2021 at 23:13 - Reply

    Jogo tá disponível pra compra faz tempo, depois do lançamento ainda precisaria comprar o jogo pra jogar, quem caralhos esperava um aumento na base de players?

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