Chris Wilson, cofundador da Grinding Gear Games e mente por trás de Path of Exile, compartilhou uma visão inusitada: segundo ele, Minecraft pode ser classificado como um RPG de ação hardcore. Em um vídeo recente publicado em seu canal pessoal, Wilson argumenta que o clássico da Mojang vai muito além de um simples sandbox infantil — oferecendo mecânicas profundas, sistemas de progressão e até modos de jogo com consequências permanentes, típicos de ARPGs desafiadores.
Wilson cita aspectos como sistemas de experiência, encantamentos, loot, chefes e até builds personalizadas, que transformam Minecraft em uma experiência comparável a títulos como Diablo II e Path of Exile. O dev também destaca o modo Hardcore do jogo, onde a morte representa o fim definitivo do personagem, como um dos elementos que mais reforçam essa proposta hardcore. “A quantidade de conhecimento e domínio necessário para jogar bem é absurda. Você precisa consultar wikis, entender interações complexas, e tudo isso com risco real de perder o progresso. Isso é mais hardcore do que muita gente imagina”, afirmou.
Curiosamente, Wilson revelou que nunca chegou a jogar Minecraft Dungeons, spin-off com abordagem claramente ARPG, reforçando que suas observações dizem respeito apenas ao Minecraft original. O vídeo também marca sua primeira aparição pública desde a saída da Grinding Gear Games e a fundação do Light Pattern, seu novo estúdio independente, que já está trabalhando em um projeto ainda não anunciado.
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