Hoje, 23 de março, enquanto estava fazendo a minha “ronda habitual” pelas plataformas de financiamento coletivo, me deparei com um projeto bem interessante. De acordo com as informações, a ideia do projeto é criar um mod para atuar como um tutorial de Dota 2, com vistas a garantir um começo mais tranquilo para aqueles que jamais experimentaram o jogo. Sim, essa é uma tarefa que deveria ter sido feita pela Valve, mas parece que a comunidade do título não quis esperar pela boa vontade da desenvolvedora… bora conferir os detalhes dessa ideia?
O projeto “Community Made Dota 2 Tutorial” foi lançado na plataforma indiegogo há alguns dias e, até o momento, já levantou cerca de R$ 162mil, quando a meta inicial era R$ 55mil. Vale destacar que o projeto consiste na criação de um mod único, no qual os players iniciantes terão acesso às mecânicas do game da forma como elas se encontram atualmente. De acordo com os detalhes, a comunidade acredita que o anime baseado no game, que está previsto para estrear em breve na Netflix, trará uma nova leva de players, o que fará o tutorial se tornar extremamente útil.
Apesar das boas intenções, um problema inicial já foi apontado. Segundo as normas da Valve, os players são obrigados a participar de 30 partidas, antes de acessar um modo customizado, ou seja, se os organizadores da campanha não conseguirem convencer a desenvolvedora e eliminar esse requisito, não fará muito sentido ter o tutorial, já que eles serão forçados a aprender nas 30 disputas iniciais. Ainda assim, não podemos negar que os valores acumulados são uma prova de que a comunidade do game é bem forte e que, aparentemente, há muita gente querendo aprender a jogar Dota 2, mas segue sofrendo com a falta de um tutorial oficial.