Como diminuir o lag no Rust: Confira passos essênciais para melhorar sua conexão de internet enquanto joga o jogo de sobrevivência

Publicado em 07/02/2024 - 12h26 por Yohan Bravo

Nascido como um clone do DayZ, Rust recebeu tantas atualizações ao longo dos anos, que logo se afastou da sombra da sua fonte de inspiração e acabou se consolidando como um grande sucesso, por suas próprias forças. O game continua figurando no ranking dos mais jogados da Steam e o número de jogadores simultâneos está sempre na casa dos 100 mil. No entanto, também são muitas as buscas que são feitas na web, com o intuito de obter tutoriais que ensinam como diminuir o lag do Rust no PC. Pois é! Tem muita gente sofrendo com problemas de conexão no jogo e eu resolvi criar este post justamente para apresentar algumas possíveis soluções… vamos conferir?

Os conceitos básicos…

Antes de começar a “colocar a mão na massa”, temos que entender alguns conceitos básicos, que vão nos ajudar a entender o problema que estamos enfrentando e como avaliar se as soluções implementadas tiveram efeito. Nesse caso, o ideal é entender que o lag nada mais é do que um atraso entre uma ação e os efeitos dela. Por exemplo, se você pressiona o comando para andar com o seu personagem no Rust, ele tem que andar no mesmo momento, certo? Bem, com o lag, ele só começa a andar algum tempo depois e esse atraso pode ser bem irritante. Com base nessa ideia, temos que entender que o lag acontece quando o ping está elevado. Esse “carinha” é um indicador do tempo necessário para uma transmissão de dados ser concluída e ele costuma ser usado como um “medidor de lag”. Isto é, as ações voltadas a diminuir o lag terão seus efeitos avaliados por meio desse número. Por isso, temos que aprender a checar o ping…

Como conferir o ping no Rust?

Apesar de ser possível monitorar o ping no Rust com recursos do próprio jogo, é mais interessante a gente fazer o teste antes de começar a jogar, para garantir que já vamos dar início à aventura com a melhor conexão possível. Nesse caso, o processo padrão é:

  • Anote o endereço de IP do seu servidor favorito no Rust;
  • No seu PC, abra o Prompt de Comando;
  • Digite a palavra ping e depois o endereço de IP do servidor do Rust;
  • Após pressionar enter, é só aguardar pelos cálculos e logo o ping (em milissegundos) será apresentado.

De acordo com os especialistas, o ping mais indicado para a gente obter a melhor experiência com jogos é qualquer valor abaixo de 30ms. Contudo, é importante ressaltar que tudo dependerá do tipo de jogo que o jogador estiver jogando. No caso do Rust, os players relatam que um ping na casa dos 80ms já está bom o bastante, até mesmo para o PVP. Portanto, já temos aí um “alvo” para as nossas ações…

Passos básicos para diminuir o lag do Rust

Considerando que já conhecemos os conceitos e sabemos como monitorar o ping, podemos começar a executar ações voltadas a diminuir o lag, sempre mirando em valores abaixo dos 80ms. Se for possível colocar o ping abaixo dos 30ms, melhor ainda. De todo modo, eis algumas dicas básicas, que já podem gerar bons resultados…

  • A sua internet deve ser de boa qualidade (com boa velocidade e boa estabilidade);
  • Evite curtir o game por meio de uma conexão wireless;
  • Faça o possível para deixar apenas a sua máquina de jogo conectada na internet durante a jogatina (desconecte outros aparelhos);
  • Atualize todos os seus drivers e feche os programas que não forem essenciais para a jogatina (já que alguns softwares podem “roubar a internet”);
  • Analise as configurações do jogo, visando encontrar um equilíbrio entre qualidade gráfica e performance (priorizando as especificações que geram uma carga menor).

Geralmente, essas são as medidas imediatas que todos podem tomar para garantir uma redução inicial no ping. Então, siga as sugestões e volte a fazer o teste. Se as coisas melhorarem, ótimo. Caso contrário, você vai ter que apostar em uma solução mais arrojada…

Como diminuir o lag do Rust no PC com o ExitLag

Se mesmo após você realizar as ações propostas acima, o ping continuar muito elevado, você vai ter que investir em um programa chamado ExitLag. De forma resumida, essa opção otimiza a sua conexão e monitora tudo enquanto você estiver jogando, com o intuito de sempre manter o ping nos níveis mais baixos, o que evita que você sofra com o lag. E sobre essa bela ferramenta, é sempre bom ressaltar que ela pode ser testada por três dias de forma gratuita. Assim, dá para você verificar se ela vai ou não lhe atender bem.

Para poder dar início ao seu teste de três dias, você só precisa ir até o site oficial do ExitLag e completar todas as etapas do processo de cadastro. Detalhe: ao contrário do que costuma acontecer com outros serviços semelhantes, nem é preciso registrar um cartão de crédito. Enfim, finalizado o processo, você já vai poder fazer o download e proceder à instalação. Daí, para começar a usar o aplicativo, é só fazer o seguinte…

  • Inicie o programa;
  • Insira suas informações de login e clique em “Entrar no ExitLag” (se você não se lembrar da senha, é só clicar em “Esqueceu sua Senha?” e seguir as instruções para redefinir os dados);
  • Na tela inicial do ExitLag, selecione o jogo que você quer jogar com a conexão otimizada. Basta digitar “Rust” no campo de busca;
  • Selecione o servidor que estiver mais próximo da sua localização ou o servidor que estiver com a “menor latência estimada” (ping mais baixo);
  • Clique em “Aplicar Rotas” (isso colocará o ExitLag para funcionar e o programa vai continuar otimizando a conexão enquanto o jogo estiver em funcionamento).

Em suma, o ExitLag elimina quaisquer dores de cabeça e facilita a vida daqueles que estão tendo que lidar com o lag. Vale ressaltar que essa ferramenta oferece suporte para uma boa quantidade de jogos, o que quer dizer que você vai poder explorar outros títulos online com um alto nível de qualidade. Logo, agora que você sabe como diminuir o lag do Rust no PC, é só começar a agir. Monitore o ping, realize as ações básicas e, se for necessário, apele para o ExitLag e seja feliz.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

Leave A Response