Nos jogos AAA, a violência ainda domina como principal forma de interação do jogador com o mundo, mesmo em títulos que prometem maior liberdade narrativa. Em um vídeo publicado no YouTube em 1º de janeiro, Tim Cain, cocriador de Fallout, compartilhou sua visão sobre por que o foco no combate nesses jogos dificilmente será alterado.
Segundo Tim Cain, enquanto a violência continuar sendo o aspecto mais rentável, os RPGs AAA permanecerão focados em mecânicas de combate. “As empresas criam produtos que as pessoas compram. É simples assim”, afirmou o desenvolvedor. Cain também ressaltou que ações são mais fáceis de vender e comercializar, especialmente em trailers curtos. Ele mencionou sua experiência como diretor de The Outer Worlds, onde a equipe enfrentou desafios para destacar elementos narrativos complexos em materiais promocionais. “Como você transforma uma narrativa criativa e cheia de nuances em uma frase de efeito de 15 segundos?” questionou Cain.
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Jogos de ação, como Diablo, frequentemente lideram as vendas por serem mais visualmente impactantes, enquanto RPGs focados em narrativa ou combate mais parado tendem a atrair públicos menores e mais específicos. Ainda assim, Tim Cain reconhece o sucesso de títulos não violentos, como Myst e Life is Strange, destacando que os jogadores têm o poder de influenciar o mercado. Ele incentivou o público a “votar com suas carteiras”, apoiando jogos que busquem explorar novas formas de interatividade. No entanto, Cain admite que alterar o panorama atual demandaria um esforço coletivo significativo.