Nos jogos AAA, a violência ainda domina como principal forma de interação do jogador com o mundo, mesmo em títulos que prometem maior liberdade narrativa. Em um vídeo publicado no YouTube em 1º de janeiro, Tim Cain, cocriador de Fallout, compartilhou sua visão sobre por que o foco no combate nesses jogos dificilmente será alterado.
Segundo Tim Cain, enquanto a violência continuar sendo o aspecto mais rentável, os RPGs AAA permanecerão focados em mecânicas de combate. “As empresas criam produtos que as pessoas compram. É simples assim”, afirmou o desenvolvedor. Cain também ressaltou que ações são mais fáceis de vender e comercializar, especialmente em trailers curtos. Ele mencionou sua experiência como diretor de The Outer Worlds, onde a equipe enfrentou desafios para destacar elementos narrativos complexos em materiais promocionais. “Como você transforma uma narrativa criativa e cheia de nuances em uma frase de efeito de 15 segundos?” questionou Cain.
Jogos de ação, como Diablo, frequentemente lideram as vendas por serem mais visualmente impactantes, enquanto RPGs focados em narrativa ou combate mais parado tendem a atrair públicos menores e mais específicos. Ainda assim, Tim Cain reconhece o sucesso de títulos não violentos, como Myst e Life is Strange, destacando que os jogadores têm o poder de influenciar o mercado. Ele incentivou o público a “votar com suas carteiras”, apoiando jogos que busquem explorar novas formas de interatividade. No entanto, Cain admite que alterar o panorama atual demandaria um esforço coletivo significativo.
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