Boa ideia? Rússia desenvolve console próprio para driblar sanções e fortalecer mercado local de games

Publicado em 06/01/2025 - 12h34 por Márlon

A Rússia decidiu mergulhar de vez na indústria de consoles com um projeto audacioso: criar um videogame nacional que permita contornar sanções e reduzir a dependência de gigantes como Sony e Microsoft. A novidade foi anunciada por Anton Gorelkin, vice-presidente do Comitê de Política de Informação da Duma Estatal, por meio de seu canal no Telegram.

O conteúdo continua após o anúncio

Segundo Gorelkin, uma equipe especializada da Fundação Skolkovo está trabalhando no desenvolvimento de um console baseado no processador Elbrus e em sistemas operacionais locais, destacando o compromisso com a tecnologia nacional. Porém, o desempenho atual do protótipo está aquém das expectativas, ficando consideravelmente distante do poder dos consoles de nova geração, como o PS5 e o Xbox Series X. Apesar disso, o projeto vai além da criação de um console competitivo. Ele busca também impulsionar a indústria de games russa, com o objetivo de desenvolver e popularizar jogos nacionais, ampliando sua presença para além das plataformas PC e mobile, que atualmente dominam o mercado local.

Isso significa que, em vez de portar títulos já existentes, o console deverá apostar em uma biblioteca própria e exclusiva de jogos desenvolvidos no país. Apesar disso, a ausência de parcerias com grandes publishers ocidentais e o cenário desafiador das sanções dificultam a expansão desse projeto fora das fronteiras russas. Se o console vai realmente competir com os gigantes do mercado é algo que só o tempo dirá (provavelmente não). O estágio inicial do projeto e as limitações tecnológicas indicam que os players interessados terão que esperar um bom tempo para ver um produto final.