Tudo o que você precisa saber sobre Blue Protocol, o aguardado MMORPG de anime da Bandai Namco

Publicado em 12/05/2024 - 09h59 por Yohan Bravo

Blue Protocol foi apresentado pela primeira vez em 2019 e, mesmo ainda estando em um estágio bem inicial, conseguiu atrair a atenção de muitos jogadores. As primeiras demonstrações públicas deram a entender que teríamos um MMORPG com um estilo anime impecável e o simples fato de o jogo estar sendo produzido pela Bandai Namco, deixou os entusiastas desse tipo de jogo ainda mais animados. O fato é que o jogo foi lançado em junho do ano passado (2023) no Japão, atraindo mais de 200 mil jogadores simultâneos. Tendo em vista que Blue Protocol, juntamente com Throne and Liberty, é uma das grandes promessas da Amazon Games para 2024, resolvemos criar esse artigo para destrichar o que sabemos sobre o jogo.

O que é Blue Protocol?

Para garantir que este será um guia completo com todas as informações conhecidas sobre Blue Protocol, temos que começar pelo básico, ou seja, temos que ter uma ideia geral sobre o que é o jogo e o que ele oferece. Nesse sentido, vale ressaltar que estamos falando de um MMORPG que apresenta um estilo anime impecável e um sistema de combates mais voltado para o lado dos Action RPGs. Quando for lançado no ocidente pela Amazon Games, o Blue Protocol vai ser liberado de forma gratuita. Como todo bom MMORPG, quando Blue Protocol chegar ao nosso lado do global vai contar com um sistema de classes (cinco opções já foram confirmadas) e os players vão ter a chance de explorar um mundo aberto incrível, chamado Ragnas. Além disso, a história vai contar com alguns elementos que costumam prender a atenção dos players, como viagens no tempo e uma ameaça de extinção. Nesse contexto, os jogadores vão poder criar seus personagens fazendo uso de um sistema de customização bem avançado e deverão trabalhar junto com diversos personagens cativantes, com vistas a evitar a destruição prometida. Sem dúvidas, essa jornada vai ser marcada por algumas missões dignas de nota.


Corra! A promoção de Black Friday do ExitLag já está no ar!
  • Por tempo limitado, você pode assinar o plano anual do ExitLag – o redutor de ping mais eficiente do mercado – são 50% de desconto 6 meses grátis! Aproveite essa oferta incrível e pague apenas o equivalente a R$ 11,63 por mês. Chega de sofrer com lag nos seus jogos online! Não perca essa chance e confira a oferta no site oficial.

Jogabilidade

Agora que você já tem uma ideia geral sobre aquilo que irá encontrar no mundo de Ragnas, podemos falar sobre a parte que mais interessa, ou seja, o gameplay. Como eu adiantei, o jogo vai pender bastante para o lado dos Action RPGs, mas, como a aventura tem a essência de um MMORPG, teremos alguns elementos que vão garantir uma experiência “role-playing” memorável. Nesse caso, o maior destaque vai para as classes. Teremos cinco opções (Blade Warden, Duplagressor, Keen Strider, Conjurador e Britador) e os players vão poder fazer uso de um belo sistema de progressão para explorar as possibilidades de cada tipo de personagem, colocando-os de acordo com seus respectivos estilos de jogo.

Vale ressaltar que a Bandai Namco já deixou claro que as classes vão ter um impacto relevante na forma como o game é experimentado, mas até mesmo os aventureiros menos experientes vão conseguir entender o funcionamento dos combates e se divertir com eles. Aliás, a gigante japonesa também mencionou que os comandos serão bem simples e os players terão apenas o trabalho de organizar os conjuntos de habilidades de acordo com suas estratégias. Em outras palavras, as batalhas serão bem acessíveis e os aventureiros capazes de entender as características de cada personagem e montar sets de habilidades adequados às estratégias escolhidas é que vão levar vantagem.

Outros destaques da experiência serão: os Ecos (criaturas místicas que possuem ataques muito poderosos e poderão ser invocadas em determinados momentos), as muitas opções de personalização (trajes, montarias, gestos, equipamentos) e os sistemas de interação entre os aventureiros. E só para constar, os devs confirmaram que as dungeons vão poder ser aproveitadas de três formas: no esquema solo, em grupos formados por um sistema de pareamento ou por meio de uma lista de grupos (na qual os aventureiros interessados em determinadas atividades vão fazer uma espécie de recrutamento). De todo modo, o fato é que Blue Protocol vai ter belos atrativos e, por isso, o game está sendo tão aguardado.

Blue Protocol: Lançamento global

Inicialmente, tudo indicava que a Bandai Namco lançaria Blue Protocol no Japão em 2020 ou 2021, mas a “era da pandemia” começou, e como aconteceu com muitos projets do mundo dos games, o MMORPG ficou “congelado”por um tempo. As novidades sobre o título só retornaram em 2022 com um trailer de revelação sendo liberado na The Game Awards, confirmando na época a escolha da Amazon Games como publisher da versão global. Pois bem, após alguns problemas e adiamentos, Blue Protocol foi finalmente lançado em junho de 2023, atraindo mais de 200 mil jogadores simultâneos nos primeiros dias (muitos deles eram ocidentais, é verdade). E quanto ao lançamento global de Blue Protocol, foi confirmado pela Amazon Games e Bandai Namco que isso deve acontecer mesmo em 2024 (notícia de junho de 2023). Desde do anúncio, a Amazon Games chegou a realizar um Teste Interno em novembro de 2023, mas depois disso, não houve qualquer grande novidade.

E quanto à monetização?

Falemos agora de um tema delicado. Conforme eu já mencionei, Blue Protocol vai ser liberado de forma gratuita, o que quer dizer que a Bandai Namco vai ter que fazer uso de um sistema de monetização para poder lucrar com o projeto. E é justamente nesse ponto que as polêmicas começam. Até onde se sabe, o MMORPG vai ter um Season Pass, uma loja “in-game” (chamada Ragnas Store) e também teremos os famosos Founder Packs (num sistema semelhante ao que foi aplicado alguns dias antes da estreia do fenômeno Lost Ark). Contudo, o problema é que alguns dos itens vendidos na loja “in-game”, conforme indicaram algumas publicações, podem ter impacto nas capacidades dos personagens, ou seja, supostamente, os players vão poder pagar para obter certas vantagens, o que vai configurar o infame Pay-To-Win.

Até o momento, não tivemos nenhum tipo de confirmação oficial nesse sentido. Então, por ora, tudo o que nos resta é torcer para que a Bandai Namco e a Amazon Games não decidam seguir por esse caminho. Obviamente, isso nos leva àquela velha discussão relacionada com as intenções que o player tem quando decide apostar nesse tipo de aventura. De todo modo, esse é um tópico que ainda vai ser muito debatido no futuro e o melhor que temos a fazer é evitar o estresse antecipado e ficar de olho nas informações apresentadas pelos devs.

E quais são os requisitos para rodar Blue Protocol nos PCs?

De acordo com as informações apresentadas na página oficial do game, na Steam, os players que quiserem aproveitar o título de forma satisfatória vão ter que atender a alguns requisitos mínimos. Considerando a qualidade que o game promete ter, as exigências básicas não são tão difíceis de serem alcançadas. Agora, no que diz respeito às especificações recomendadas, aí a coisa muda um pouco de figura, já que os players vão precisar de máquinas bem “parrudas”. Confira os dados…

Requisitos Mínimos

  • SO: Windows 10 (64-bit)
  • Processador: Intel® Core™i3-4340 ou AMD FX-6300
  • Memória:  8GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA® Geforce® GTX660 (2GB) ou AMD Radeon™ R7 370 (2GB)
  • DirectX: Versão 11
  • Rede: Conexão de internet banda larga
  • Armazenamento: 40 GB de espaço disponível
  • Outras observações: Necessária conexão de internet para jogar, oferece compras no jogo

Especificações Recomendadas

  • SO: Windows 10 / 11 (64-bit)
  • Processador: Intel® Core™i7-11700 ou AMD Ryzen™ 7 5800X
  • Memória: 16GB de RAM
  • Placa de vídeo: NVIDIA® Geforce® RTX 2070 Super (8GB) ou AMD Radeon™ RX5700XT (8GB)
  • DirectX: Versão 12
  • Rede: Conexão de internet banda larga
  • Armazenamento: 40 GB de espaço disponível
  • Outras observações: Necessária conexão de internet para jogar, oferece compras no jogo

Como saber se o seu PC vai rodar Blue Protocol?

A Bandai Namco liberou uma ferramenta de benchmark do Blue Protocol, permitindo aos jogadores avaliarem a configuração de hardware de seus PCs e se prepararem para futuros testes e o lançamento do jogo, que deve ocorrer na segunda metade de 2023. A ferramenta funciona renderizando cenas do jogo para avaliar o desempenho do computador e, em seguida, gera uma pontuação que varia de 10.000 a menos de 3.999, indicando o nível de conforto em termos de desempenho que os jogadores podem esperar durante o jogo.

A ferramenta de benchmark pode ser baixada no site oficial do jogo, mas está disponível apenas em japonês. No entanto, a Bandai Namco preparou um guia passo-a-passo para ajudar os usuários a baixar e instalar a ferramenta, que pode ser traduzido para o inglês ou português com a ajuda de navegadores como o Google Chrome. É importante que os jogadores tenham espaço suficiente em seus PCs antes de baixar o instalador, que tem um tamanho de arquivo de 5,32 GB.

Além da ferramenta de benchmark, os jogadores também podem experimentar a mecânica de criação de personagens do Blue Protocol, que está incluída no Benchmark. Com esta ferramenta, os jogadores têm a possibilidade de criar seu próprio personagem, personalizando vários aspectos de sua aparência. Eles também podem salvar a aparência do personagem criado para ser usado em futuros testes ou no lançamento do jogo.

E como obter mais informações sobre Blue Protocol?

Se você não vê a hora de começar a experimentar o promissor Blue Protocol, é bom saber que, desde a confirmação da Amazon Games como publisher, o site oficial da versão global do game tem estado ativo e muitas informações vêm sendo liberadas por meio desse canal. Além do mais, o roteiro de desenvolvimento deixou claro que os devs também vão liberar novidades por meio das redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, TikTok e Youtube). Por fim, vale ressaltar que as inscrições para o Beta Fechado do game continuam abertas. Portanto, tudo o que você deve fazer é concluir o processo de cadastro e ficar de olho nas informações que serão enviadas por email. E para finalizar, se você quiser entrar no clima da aventura, vale a pena dar uma olhada nos trailers que eu separei logo abaixo…

Leave A Response