Blizzard perdeu mais um milhão de jogadores no último trimestre, apesar do sucesso de Shadowlands

Publicado em 06/02/2021 - 11h28 por Márlon Vieira

O último relatório da Activision Blizzard mostrou que a empresa está tendo um desempenho fantástico registrando crescimento de 25% em sua receita, aumento de 70% em sua receita operacional, e lucro por ação 45% maior do que o mesmo período do ano passado. Contudo, quando falamos da Blizzard apenas, o chamado MAU (número de jogadores ativos mensais) continua em queda (de 30 milhões para 29 milhões no último trimestre). 

Em outras palavras, isso quer dizer que desde o final de 2020, um milhão de jogadores ativos evaporaram dos produtos da Blizzard. Desde o início de 2018, a Blizzard já perdeu, ao todo, nove milhões de jogadores ativos mensais. Mas isso, aparentemente não é algo que a empresa precise se preocupar muito. No último relatório financeiro, as reservas líquidas da Blizzard aumentaram em 40% com relação ao mesmo período do ano anterior, com World of Warcraft e WoW: Classic registrando, pelo sexto trimestre consecutivo, aumento na sua base de jogadores ativos. 

MAUs da Blizzard registrados em cada trimestre:

  • 38 milhões no primeiro trimestre de 2018
  • 37 milhões no segundo trimestre de 2018
  • 37 milhões no terceiro trimestre de 2018
  • 35 milhões no quarto trimestre de 2018
  • 32 milhões no primeiro trimestre de 2019
  • 32 milhões no segundo trimestre de 2019
  • 33 milhões no terceiro trimestre de 2019
  • 32 milhões no quarto trimestre de 2019
  • 32 milhões no primeiro trimestre de 2020
  • 32 milhões no segundo trimestre de 2020
  • 30 milhões no terceiro trimestre de 2020
  • 29 milhões no quarto trimestre de 2020

Logo, é possível concluir que outros games da Blizzard devem estar perdendo jogadores, uma vez que World of Warcraft continua a ser a “força motriz” da empresa e continua, inclusive, registrando um aumento de jogadores ativos. Vale lembrar ainda que Shadowlands foi o jogo mais vendido do estúdio em um período de 24 horas com 3,7 milhões de cópias vendidas, desbancando Diablo 3, que foi lançado em 2012 e , na época, registrou um total de 3,5 milhões de unidades vendidas no período. 

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33 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. NPC 06/02/2021 at 12:29 - Reply

    Relaxa que logo chega o container de jogos mobiles pra mudar esses números ai

  2. smeagol00 06/02/2021 at 13:59 - Reply

    So tem noticia de blizzard lixo e jogo ruim ultimamente, caramba.

    Obs: podem meter o dislike a vontade, a unica coisa que fazem é perder 1 clique de vida util de seus mouses

    • Daniel Melo 06/02/2021 at 20:51 - Reply

      perdi tempo dando like

      • smeagol00 07/02/2021 at 13:10 - Reply

        Q povo random bicho kkkkk
        Num post eu critico a blizzard e tomo chuva de fanboy, agora o pessoal concorda

    • Gildásio Júnior 07/02/2021 at 19:46 - Reply

      unico jogo ruim da blizzard é overwatch, nem sei escrever o nome dessa porcaria!

      • João Campos 08/02/2021 at 15:09 - Reply

        WoW é outro jogo ruim. Já foi bom, há umas 4, 5 expansões atrás. Agora pra mim está em 4° entre os MMOs.

  3. Yuri 06/02/2021 at 14:00 - Reply

    Resumindo, eles estão perdendo jogadores e ganhando mais por jogador. Isso se também não tiverem fazendo nenhuma criatividade na contabilidade.

    Como como disse o NPC, ele devem receber um boost com os jogos mobile logo logo.

    • Kakashi Hatake 07/02/2021 at 10:11 - Reply

      Estão perdendo jogadores e ganhando mais por jogador.

      Cara… Você resumiu a fórmula do fracasso dos jogos online. Gostei da frase…

      • Bones Jon Jones 07/02/2021 at 10:30 - Reply

        Fracasso só na sua mente.

        BR tem mania de achar que as empresas não podem lucrar com jogo.

        Do que adianta ter um milhão de “freezão” desocupados que jogam 70 horas por dia e não gastam 1 centavo? Fórmula do fracassado é aglomerar vários quebrados que não podem ou não querem gastar, aí sim o jogo se torna insustentável.

        • smeagol00 07/02/2021 at 13:13 - Reply

          Adianta muito ter a massa de jogadores free sim, pois dá vida ao jogo, mesmo não dando lucro.
          De que adianta o jogo ter 5 milhonarios gastando e um mapa morto com ninguem pra eles usarem de saco de porrada no pvp?

          • xesque 07/02/2021 at 13:35 -

            OBVIAMENTE a escala não é essa né meu amigo. É simplesmente ter pessoas de poder aquisitivo mais alto jogando. Sim, a blizzard é uma empresa gourmet. Nenhum jogo deles é barato para se jogar

          • Yuri 07/02/2021 at 18:12 -

            Sim, eu concordo. A Blizzard é a Apple dos games e isso é um dos principais fatores que a mantem em alta. Mas mesmo assim, jogos online precisam de jogadores pra sobreviver. Mesmo com eles arrumando formas de ganhar mais dinheiro por cabeça, se o número de jogadores cair demais o jogo implode.

            Então apesar de eu não concordar que seja exatamente a formula do fracasso e o sinal de falência ou algo assim (pois a queda pode não ser continua, mesmo sendo longa), perder jogadores nunca significa que vc está indo por um caminho saudável. Mto pelo contrário, mesmo se estiver aumentando seus lucros de alguma forma, vc também está aumentando bastante o risco.

            Como investidor isso é sinal que a empresa pode estar entrando em supernova (aquele momento que uma estrela brilha mais antes de morrer). Mas não significa que ela não irá conseguir reagir. Pra mim seria o momento perfeito de venda, principalmente se for confirmado que ela não vá trazer nada de novo nesta Blizzcon. Mas ela pode muito bem se recuperar com novos lançamentos ou políticas pro seus jogos no futuro.

          • alexcinadu 08/02/2021 at 03:03 -

            exato, nem os 5 milhonarios vao querer jogar o jogo a longo prazo, depois q acabar a MAMATA.. o jogo morre, ou….. faz igual todos os outros jogos “camapnha de incentivo a jogadores voltar a jogar”, ou faz como maioria do jogos que eram b2p ou p2p para f2p/p2w

        • Kakashi Hatake 07/02/2021 at 14:28 - Reply

          Um jogo é feito para atrair jogadores. Dinheiro é só uma consequência disso…

          Vou pegar seu exemplo: Se tiver um milhão de “freezão” desocupados, cada um gerando um centavo por dia, seja com propaganda ou qualquer outra coisa, dá 300 mil reais por mês.

          Depois me diz em que parte eu falei que as empresas não podem lucrar com jogo.
          Abraços…

          • Yuri 07/02/2021 at 18:30 -

            Exatamente. É uma visão errada de que toda dev de jogos só quer lucrar e nada mais. Se nos focarmos em lucratividade, existem formas menos perturbadoras e seguras de se ganhar dinheiro. O problema é que não é incomum que empresas “se percam” em meio do desejo do lucro.

        • NPC 07/02/2021 at 12:07 - Reply

          Nem falo pela blizzard pq eu nem tenho jogado os jogos deles, mas uma coisa é lucrar, outra coisa é querer ser multibilionário igual muitas empresas tem feito no mundo dos jogos… ai já vira atitude de má fé mesmo, visando apenas arrancar dinheiro dos jogadores e deixando o gameplay do jogo totalmente desbalanceado pq visam apenas o lucro.

          • Bones Jon Jones 07/02/2021 at 12:11 -

            Eles querem lucrar, não pensam em nada além disso. Qualquer discurso voltado ao jogador é só para agradar. A monetização de qualquer jogo hoje em dia é pesada, seja de forma direta ou indireta. Essas empresas querem mostrar resultado financeiro aos seus acionistas, aspectos como gameplay, pay to win e etc, só ficam mesmo como discussão dentro da comunidade. Jogo hoje em dia é isso, uma porra.

          • Yuri 07/02/2021 at 18:30 -

            Sim de fato. Isso ocorre bastante em empresas de capital aberto. A lucratividade é como pólen para abelhas. Ele atrai muito a atenção dos investidores, mas ela é efêmera e o desejo de manter a lucratividade alta pra manter a atenção pode sacrificar o tempo de vida de um jogo em prol do lucro imediato maior e isso normalmente não é sustentável. Pois significa que é preciso investir mais em novos jogos em pouco tempo, isso diminui a lucratividade por sua vez, e inicia um processo vicioso que vai afundando tudo progressivamente.

            Um fenômeno assim é algo mais ou menos o que ocorreu com a Nexon, os jogos estavam ficando tão descartáveis, que ela começou a perceber que estava ficando caro demais manter tantos projetos abertos e resolveu mudar um pouco sua política, diminuindo o número de projetos simultâneos e se focando um pouco mais nos existentes. Não foi o suficiente para torna-la uma desenvolvedores de renome, mas pelo menos diminui os gastos e se focou um pouco mais em melhorar a qualidade de seus jogos.

          • Yuri 07/02/2021 at 18:20 -

            Sim, também não sei se é exatamente o caso da Blizzard. Mas muitas vezes, diversas empresas de jogos se perdem em seus valores. Passam a tratar lucratividade como sinal sucesso ao invés da satisfação de seus usuários. Depois não compreendem porque a coisa toda desmorona “de repente” ou ficam achando que o mercado de games opera exclusivamente em ondas, e ficam tentando explorar o jogo em seu auge, rapidamente encurtando ele (é o que cria o fenômeno de jogos descartáveis, onde o jogo mal sobrevive um ano).

  4. Satanatan 06/02/2021 at 19:24 - Reply

    Mano o foda é que tipo

    meu PC roda doom eternal liso

    e WoW trava de passar raiva……

    ai fica foda msm continuar

    • Daniel Melo 06/02/2021 at 20:51 - Reply

      tem algo mt errado aí amigo kkkk

  5. Dedeu 06/02/2021 at 19:24 - Reply

    E se não vier nada decente nessa blizzcon vai cair mais, pelo menos já sabemos que d4 e ow2 não vem

    • Yuri 06/02/2021 at 22:31 - Reply

      Provavelmente vai vir alguma coisa de Diablo Immortal (data de lançamento?), e também há rumores de que a Blizzard vai trazer mais jogos mobile, dentre eles espera-se principalmente a IP de Warcraft incluindo o WoW.

      Mas são apenas rumores, da ultima vez que a Blizzard colocou um mobile como centro das atenções (Diablo Immortal) foi um fracasso. Mas com a confirmação de que não teremos nem D4, nem OW2, fica praticamente sem opções do que mostrar, talvez um Diablo 2 Remaster (que também se espera) ou quem sabe até um jogo novo. Mas não me surpreenderia se for algo pra mobile de novo. Afinal desta vez não terá plateia ao vivo pra ter uma reação ruim.

  6. Biscoito xD 06/02/2021 at 15:59 - Reply

    Shadowlands KKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  7. Leandro Mineirinho 07/02/2021 at 11:39 - Reply

    atualizações caras! mensalidade caras..

  8. NintenBoy 07/02/2021 at 16:09 - Reply

    Né por nada não, nem jogo FF 14 ,mas acho muito retardado um site de mmorpg não postar algo sobre o anúncio da expansão do jogo que ocorreu à dois dias, mas fica soltando notícia besta em fim de semana.

    • SaulGoodman 07/02/2021 at 23:40 - Reply

      Pelo amor de deus, é fim de semana. Deixa os caras descansarem. Esse anúncio nem amplamente divulgado em outros sites foi ainda. kkk Eu ein

  9. Kevin Rosa 08/02/2021 at 01:43 - Reply

    SL é muito boa só tô triste que meu notebook deu problema e não vou poder jogar :'(

  10. alexcinadu 08/02/2021 at 03:03 - Reply

    isso me faz pensar que hj em dia o jogo não tem mais que pensar assim : “se o jogador quiser jogar, tem que pagar mensaliade, ou o jogo, ou o p2w”, e sim que “o jogador ja acordou que jogar como entretenimento em um mundo concorrido em jogos e um cardapio de varios jogo, ele não precisa pagar caro para se divertir em um jogo.. na real nos como produtoras temos que “encantar” o jogador( notação importante : CLIENTE), se mantenha fiel ao menos ao nosso jogo e não ao do concorrente. ja que hj em dia, tem que se viver a vida, pagar contas, economizar ou mesmo investir em outras coisas mais importante do que da dinheiro para empresas de joguinho, ( que convenhamos, nem escuta o que a playerbase escuta) principalmente em epoca de crise com esse virus desgraçado chamado corona virus, ou viros chines

  11. Baleifous 08/02/2021 at 15:07 - Reply

    eu me retirei pq enjoei dos jogos, mas vou jogar diablo 4

  12. João Campos 08/02/2021 at 15:09 - Reply

    “Sucesso de Shadowlands”, só se for para aqueles que já jogavam e estavam insatisfeitos com a última expansão. Porque Shadowlands não teve nada de sucesso. Expansão horrível, assim como últimas.

    • Marcos 08/02/2021 at 19:14 - Reply

      Tu nem deve ter jogado pra falar, como sempre kkkk, Shadowlands é uma expansão excelente

  13. Marcos 08/02/2021 at 19:14 - Reply

    “Sera esse o fim do WoW???” kkkk

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