Diminuir o lag em Black Ops 6 não é uma tarefa fácil, pois o lag é um problema que pode ter muitas causas. Além do mais, como o game é muito popular, os servidores estão sempre com um grande fluxo de players, o que acaba deixando as conexões mais instáveis do que a gente gostaria. Ainda assim, é bom você saber que eu resolvi montar um passo a passo bem intuitivo, que vai lhe ajudar a lidar com o problema do lag de uma vez por todas. Desse modo, você não vai mais ter que se preocupar com a sua jogatina sendo atrapalhada por problemas de conexão… vamos conferir as dicas?
Passo 1: Servidores do Game
De modo geral, para a gente poder diminuir o lag em Black Ops 6, temos que “atacar” em várias frentes. E como este é um guia intuitivo, acho válido a gente começar as nossas ações focando nos servidores do jogo. Afinal, não há muito o que a gente pode fazer em relação a eles, mas saber se os problemas vêm ou não “de fora” já nos poupa muito trabalho. Então, para começar, podemos verificar o status dos servidores do jogo lá no site da Activision. Com isso, já vamos saber se o lag é ou não culpa nossa. Outro aspecto importante em relação aos servidores é a localização. Felizmente, o jogo conta com servidores localizados aqui no Brasil e isso já sugere que a distância física não será um problema. Agora, no que diz respeito à congestão, tudo o que podemos fazer é evitar jogar durante os horários de pico ou tentar otimizar o que pudermos otimizar “do nosso lado”. E é o que vamos fazer a partir do próximo passo.
Passo 2: Sua Conexão
Quando falamos em lag, a instabilidade da sua conexão acaba sendo mais relevante do que a velocidade, ou seja, é melhor ter uma conexão estável, mas não tão rápida, do que uma conexão extremamente rápida, mas instável. Nesse caso, para garantir maior estabilidade, o ideal é a gente dar preferência a uma conexão cabeada, visto que as conexões wi-fi são naturalmente mais instáveis. Além disso, pode ser uma boa ideia desconectar quaisquer outros dispositivos que estiverem usando a sua rede de internet, já que esses aparelhos vão consumir a largura de banda do seu plano e impedir que o seu PC receba tudo aquilo que ele pode oferecer. Lembrando que upgrades no plano podem ser necessários, se você verificar que as instabilidades vêm “de fora”.
Passo 3: Sua Máquina de Jogo
Após analisar os servidores e cuidar da conexão, você vai ter que voltar suas atenções para a sua máquina de jogo, pois não há como diminuir o lag em Black Ops 6, se ela estiver mal otimizada. Felizmente, os processos de manutenção são simples. Comece atualizando todos os drivers da máquina. Desse modo, o PC vai ficar em “boa forma” e poderá lidar com as demandas do jogo de uma maneira mais eficiente. Uma vez finalizadas as atualizações, você deverá encerrar programas e processos que não forem essenciais para a jogatina, visto que eles podem acabar causando interferências. Dê uma olhada também em algumas das configurações do sistema operacional e do antivírus, a fim de evitar bloqueios ou interferências.
Passo 4: A questão do hardware
Se o seu PC não atender aos requisitos para rodar o game ou as configurações estiverem um pouco pesadas, você pode acabar sofrendo com o lag. Então, comece dando uma boa olhada na lista de exigências técnicas. E aqui, não tem mistério, se o seu PC for capaz de rodar o game, ótimo. Caso contrário, você vai ter que realizar upgrades ou comprar uma nova máquina de jogo. Vale destacar também que, mesmo que o seu PC atenda aos requisitos, ainda é uma boa ideia ajustar as configurações gráficas, com vistas a priorizar o desempenho. Isso quer dizer que você vai “reduzir a carga”, a fim de tornar a transferência de dados da máquina para o servidor (e vice-versa) muito mais fácil.
Passo 5: Detalhes adicionais
Como eu já adiantei, diminuir o lag em Black Ops 6 (e em qualquer outro jogo) não é uma tarefa fácil, pois o lag é um problema com muitas “camadas”. Assim, a gente sempre tem que prestar atenção aos detalhes. Nesse momento de “refinamento”, temos que observar coisas como VPNs configuradas de forma equivocada (se você estiver usando uma, claro), ping elevado, etc. Vale ressaltar que a própria Activision oferece algumas dicas em seu site de suporte. Portanto, é bom dar uma olhada nos guias deles.
Passo 6: Usar o ExitLag
Na minha visão a melhor solução para aqueles que estão tendo problemas para diminuir o lag em Black Ops 6 é o ExitLag. Essa ferramenta otimiza a conexão entre uma máquina e um servidor de jogo, garantindo assim uma transferência de dados mais limpa e, consequentemente, com menos lag. E a boa notícia é: se você seguiu todos os passos até chegar neste ponto, já vai ter preparado tudo para o programa funcionar da melhor maneira possível. Cabe destacar que essa é uma ferramenta paga, mas você pode experimentá-la de forma gratuita. Em outras palavras, você vai poder verificar se ela vai ou não ser boa o bastante para resolver o seu problema de lag. Então, se você quiser começar a testar agora mesmo, só precisa fazer o seguinte…
- Visite o site do ExitLag e faça o download do aplicativo;
- Siga as instruções de instalação para configurar o ExitLag em seu computador;
- Abra o ExitLag e crie uma conta ou faça login se já tiver uma;
- Procure por “Call of Duty” na lista de jogos e selecione a versão apropriada (no nosso caso, Call of Duty: Black Ops 6);
- O ExitLag encontrará automaticamente as melhores rotas para otimizar sua conexão;
- Clique em Aplicar rotas para ativar as configurações otimizadas.
Como pôde perceber, usar o ExitLag é bem simples e a boa notícia é que a ferramenta continua atuando em segundo plano, ou seja, você só vai ter que se preocupar em curtir a sua sessão de jogatina e o programa vai continuar “brigando com o lag” por você. E é isso! Seguindo os seis passos apresentados neste post, você vai aprender como diminuir o lag em Black Ops 6 e não terá mais que passar por aqueles momentos em que a vitória fica ao seu alcance, mas acaba escapando, por causa do maldito lag.
Lag atrapalhando suas partidas?
Teste ExitLag grátis e reduza o ping agora mesmo. Compatível com Valorant, Warzone, LoL, Tibia e muitos outros. Chega de perder partidas ou falhar nas dungeons!
💡 Veja também nossas recomendações para turbinar sua jogatina:
- 🔥 Melhores notebooks até R$ 5.000 para jogar e estudar
- 💻 Notebook gamer ideal para rodar jogos pesados como Elden Ring e Cyberpunk
- 🎮 Melhores controles para PC com ótimo custo-benefício
- 🪑 Cadeiras gamer para pessoas altas — conforto e ergonomia garantidos
- 🖥️ Melhores monitores gamer curvos para imersão total
- 💰 Notebooks gamer até R$ 6.000 que realmente valem a pena