A Clockwork Labs surpreendeu ao anunciar que BitCraft Online, seu MMORPG sandbox voltado para a construção comunitária, terá parte de seu código-fonte disponibilizado como open source após o lançamento em Acesso Antecipado na Steam. Com isso, os jogadores poderão contribuir diretamente para o desenvolvimento técnico do game.
Segundo os devs, o backend do jogo será disponibilizado sob uma licença open source reconhecida, permitindo que a comunidade proponha melhorias, crie ferramentas e até desenvolva forks do jogo original. Apesar disso, ativos como trilha sonora, artes e propriedades intelectuais permanecerão sob controle da Clockwork Labs. A iniciativa tem como objetivo democratizar o desenvolvimento de MMOs, estimular a colaboração entre devs independentes e retribuir à comunidade open source que viabilizou o projeto.
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O estúdio destacou que sua prioridade no momento é garantir uma versão estável de BitCraft Online durante o período de Acesso Antecipado. Somente depois disso terá início o processo de abertura do código-fonte. O lançamento em Acesso Antecipado está marcado para 29 de maio, e, segundo as informações divulgadas, o jogo será gratuito (Free-to-Play) após o fim dessa fase — embora a data oficial para essa transição ainda não tenha sido definida. Para mais detalhes sobre a decisão, os interessados podem conferir o blog oficial do jogo.