Ontem, 09 de agosto, alguns veículos da mídia especializada lançaram publicações indicando que Astellia Online poderia estar com os dias contados. Afinal, tanto o “jogo principal” quanto sua versão Free-To-Play (Astellia Royal) ficaram indisponíveis na Steam, sem qualquer tipo de aviso, por parte dos devs da Studio 8. Daí, hoje, 10 de agosto, finalmente tivemos a confirmação. De acordo com o cronograma apresentado pela equipe de desenvolvimento, o MMORPG será encerrado no dia 29 de outubro e sua versão gratuita parece estar indo pelo mesmo caminho… vamos entender melhor essa história?
Como eu destaquei, a história do encerramento de Astellia começou a ganhar força ontem mesmo, quando alguns players perceberam que o jogo e sua versão Free-To-Play deixaram de ficar disponíveis via Steam. Após diversas especulações, o pessoal da Studio 8 emitiu um comunicado confirmando que o MMORPG será encerrado no dia 29 de outubro e apresentando diversas informações sobre como o processo vai acontecer. Além disso, eles agradeceram o apoio dos players que curtiram a aventura e lamentaram a curta vida do jogo.
Nesse Esquenta Black Friday você pode aproveitar o plano anual com até 50% de desconto — um ano pela metade do preço. Assine já!
Agora, no que diz respeito a Astellia Royal ainda temos alguns “sinais de vida” e o título até possui um novo update agendado para esta semana. Contudo, o botão de “jogar” segue indisponível na Steam. Assim, considerando que o game já está há algum tempo contando com uma média mensal de 200 jogadores, podemos dizer, com certa segurança, que seu dias também estão contados. E é isso! Temos aqui mais um título que prometeu muito, entregou pouco e acabou caindo no esquecimento. Se você ainda joga Astellia Online ou a versão gratuita do game é bom começar a se preparar para as despedidas. Caso queira obter maiores informações, é só conferir a publicação que foi liberada na página oficial do jogo, na Steam.
Alguns dos links presentes em nosso site podem gerar uma pequena comissão para nós, sem custo adicional para você. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade.

“De acordo com o cronograma apresentado pela equipe de desenvolvimento, o MMORPG será encerrado no dia 29 de outubro”
“…é isso! Temos aqui mais um título que prometeu muito, entregou pouco e acabou caindo no esquecimento…”
Verdade.
Colocaram muito hype neste game, tinham players que defendiam com muito vigor, diziam que o game seria excelente.
Além do game não ser nada daquilo que prometeram, o Studio 8 também não teve sabedoria para administrar o game, desde 2020 o game só vem afundando, eles tiveram muito tempo para mudar o modelo de negócios do game ou deixar 100% free.
Porém nem isso deram conta de fazer, o Astellia Royal, não atraiu o público free.
Agora, o game do hype é o New World da Amazon, os incautos estão defendendo o game, parece até que são funcionários da Amazon.
As mesmas figurinhas que defendiam o Astellia, defendiam o Cyberpunk e agora estão no hype pelo New World.
Eu fui um dos que levou fé no Astellia, pois achei bem interessante o conceito e a gameplay do jogo.
Porem o jogo foi extremamente mal administrado. Mas um MMORPG com potencial jogado fora por má administração.
Sem contar que fora isso o jogo também estava mal-otimizado. O que fazia a experiencia ser muito ruim pra muita gente.
Demorou morrer, espero que muitos jogos orientais fechem, para aprenderem a fazer um jogo descente e singular em algum aspecto.
Me lembro como se fosse hoje, antes deste jogo lançar eu procurava aquelas listas de “próximos MMOs promissores” e o pessoal estava muito no Hype aguardando o Astellia. Deve ter sido tão ruim que eu nem vi o lançamento e quando fui jogar, o game já tava morto.
Alguém que jogou consegue detalhar porque flopou? Pelo trailer parece ser um mmo bem genérico mesmo, mas não achei terrível kkkkk
1º 100% cópia de ideias de outros MMORPG.
2º História clichê.
3º Repetitivo.
4º Além de ser pago, tinha muito P2W.
5º Falta de conteúdo novo.
…
…
…
…
10º Studio 8 mesmo vendo o game se deteriorar, não fez nada para melhorar o game, nem mesmo mudaram o modelo de negócios.
Um jogo caro e mediano que requeria um PC muito bom para jogar, não sabia que existia a versão F2P, mas deve ser bem limitada para ter flopado assim.
preço do jogo era uma piada, sem nada de players e os cara querendo vender um jogo que ja havia falido no KR, faziam uma promoção de 20% de desconto de um valor bem salgado kkkkk , fizeram um servidor free, mas tinha um total de 0 jogadores kkk esse foi com deus
O game sempre foi clichê, mas a primeira versão era muito interessante! Depois que descobriram a mina de ouro que era vender “vouchers de Astells”, o game ficou totalmente desequilibrado (já que um game pago com P2W é vacilo, né?). E foi aí que surgiu essa versão gratuita meia-boca aí (que obviamente flopou também)!
Se o Yohan me permite, segue um resumão do que rolou: https://youtu.be/KgIygGp_Vo8
por questão de sistema de ter que comprar e etc.. solo vai ser o proximo, sistema de comprar o jogo, principalmente caro, não mantem servidor vivo, e sim mata eles mais, porque limita quantas pessoas podem jogar..
Não é que o jogo era ruim, nem de longe pode-se dizer isso, mas a forma como foi monetizado e administrado pela empresa o fez tomar esse rumo, infelizmente o planejamento da maioria das desenvolvedoras de MMO orientais partem para isso, mesmo com vários históricos negativos.