Após falhas e polêmica com pacotes premium, Aion 2 remove itens e compensa jogadores

Publicado em 19/11/2025 - 20h33 por Márlon Vieira

Aion 2 foi lançado oficialmente no dia 18 de novembro (19 na Coreia do Sul) e, já nas primeiras horas, enfrentou uma série de dificuldades. Além dos problemas técnicos provocados pelo grande volume de jogadores tentando acessar os servidores simultaneamente, os players também apontaram inconsistências entre as promessas feitas pela equipe do jogo e alguns dos itens oferecidos em pacotes pagos.

A situação levou a NCSoft a realizar uma transmissão ao vivo emergencial para explicar as falhas e apresentar medidas imediatas. Durante a live, o PD Kim Nam-joon e o diretor de negócios So In-seop pediram desculpas pelos problemas que marcaram o lançamento — entre eles, quase duas horas de indisponibilidade dos servidores e um bug que impedia o acesso ao jogo de quem havia reservado um nome de personagem sem concluir a criação.

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O ponto mais delicado, porém, foi a controvérsia em torno do modelo de monetização: quatro pacotes de Quna (moeda premium) que ofereciam itens extras, como Combat Enhancement Scroll e Soul Tome, foram removidos, enquanto os itens que mais geraram críticas — 100 Combat Enhancement Scrolls e 50 Soul Tomes — serão distribuídos gratuitamente para todos os jogadores.

A equipe também anunciou mudanças expressivas na economia do jogo, incluindo a gratuidade permanente do Skill Reset, a redução progressiva do custo do Devanion Reset até que se torne totalmente gratuito, a queda de 50% nos preços de consumíveis e o aumento de 100% nas recompensas de kinah — a moeda comum do jogo — nas quests regionais.

As melhorias na experiência de jogo também chamaram atenção. O Assist Mode voltou para ajudar quem joga no mobile, automatizando apenas o uso de skills após o alvo ser selecionado. Para deixar a progressão menos cansativa, quests de combate tiveram suas exigências de abates reduzidas pela metade. Chefes como Tashin the Tyrant, Gaos, Ionnos e até Kaisinel passaram por ajustes de dano, enquanto classes como Templar e Cleric tiveram seu poder aumentado.

Além disso, o Exploration Mode ficará sem limite de tentativas por enquanto, o respawn acelerado de monstros será expandido para todas as regiões e as Revive Stones podem ser adquiridas com kinah, facilitando o acesso. Todas essas mudanças entram em vigor ainda no dia 19, às 16h30 (horário da Coreia), e os desenvolvedores garantem que continuarão reparando erros e monitorando filas e restrições até estabilizar completamente o jogo. 

Desenvolvedores de Aion 2 pediram desculpas pelos problemas


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