Andrew Greenberg, autor da franquia ‘Wizardry’ e um dos pais do gênero RPG, partiu aos 67 anos

Publicado em 04/09/2024 - 04h33 por Máiron Vieira

O mundo dos jogos RPG digitais perdeu um de seus pioneiros e mais influentes criadores: Andrew Greenberg. Coautor da lendária série Wizardry, Greenberg foi uma figura central no desenvolvimento dos primeiros RPGs para computadores pessoais, lançando o primeiro capítulo, Wizardry: Proving Grounds of the Mad Overlord, em 1981. Este jogo não só definiu o gênero como também se tornou uma referência tanto no Ocidente quanto no Japão, influenciando toda uma geração de jogos de RPG japoneses.

A série Wizardry, que continua a expandir seu legado com sequências e projetos relacionados, como a recente edição remasterizada pela Digital Eclipse, deve muito de seu sucesso à visão e criatividade de Greenberg. Sua morte foi anunciada por Robert Woodhead, amigo e colaborador de longa data, que prestou uma homenagem tocante, referindo-se a Greenberg como “minha querida amiga, a feiticeira Werdna” – um anagrama do nome Andrew, que também é o nome do antagonista do primeiro jogo da série.

A partida de Greenberg marca um momento de reflexão na indústria dos jogos, lembrando-nos da importância de reconhecer e valorizar aqueles que, com sua curiosidade e paixão, pavimentaram o caminho para os sucessos que hoje celebramos. Sua contribuição ao mundo dos RPGs permanecerá como um testemunho de seu talento e inovação.


━═☆═━ Não perca nada! ━═☆═━

Leave A Response