De modo geral, o uso de IAs generativas na indústria de jogos eletrônicos vem sendo um dos assuntos mais debatidos nos últimos tempos. E sim, parece que estamos perto de um futuro em que a maioria dos games vai acabar apostando nesses recursos de alguma forma. Pelo menos, foi isso o que o analista Ichiro Lambe, da empresa Totally Human Media, sugeriu, ao pegar uma amostra da Steam e fazer uma análise minuciosa… bora tentar entender melhor essa história?
Conforme foi explicado por Ichiro Lambe, ele analisou os dados da loja da Valve por meio de uma API e confirmou que, ao fim deste ano, pelo menos 20% de todos os jogos disponíveis na plataforma vão ter feito uso de IAs generativas de alguma forma. O analista ainda mencionou que cerca de 60% das utilizações desses recursos guardam relação com a produção de elementos visuais, mas os devs também vêm utilizando as IAs para produzir efeitos de áudio, conteúdo promocional, elementos narrativos e até mesmo códigos de programação. Em alguns casos, as IAs estão relacionadas diretamente com as experiências proporcionadas pelos jogos.
Obviamente, a Steam não é toda a indústria de jogos eletrônicos, mas a amostra selecionada pelo analista é relevante o suficiente para apontar para um dos possíveis futuros que o mundo dos games poderá apresentar. Lembrando que, nos últimos tempos, diversas empresas de grande porte vêm sendo criticadas por fazerem uso de IAs, mas elas continuam desenvolvendo e otimizando recursos e até mesmo colocando as IAs no lugar de certos tipos de profissionais. Enfim, parece que a revolução das inteligências artificiais generativas está começando a pegar tração e logo a presença das IAs no mundo gamer vai ficar cada vez mais evidente.

Lag atrapalhando suas partidas?
Teste ExitLag grátis e reduza o ping agora mesmo. Compatível com Valorant, Warzone, LoL, Tibia e muitos outros. Chega de perder partidas ou falhar nas dungeons!