Nesta semana, algumas informações ganharam força na web, ao indicar para a possibilidade de a Epic Games ter sido vítima de um ataque hacker. Conforme foi exposto em alguns relatórios, a desenvolvedora teve cerca de 189GB de dados roubados e o grupo Mogilevich, supostamente responsável pela ação criminosa, apresentou um ultimato: ou eles recebem uma grana pelo resgate das informações ou tudo será liberado na web após o dia 04 de março… vamos tentar entender melhor essa história?
De acordo com os relatórios que surgiram na web, o grupo Mogilevich supostamente conseguiu superar as defesas da Epic Games e teve acesso a uma grande quantidade de arquivos digitais, incluindo emails, senhas, nomes, informações de pagamento, códigos-fonte, etc. E parece que essas informações foram colocadas à venda e os hackers definiram que só vão aceitar pagamentos até o dia 04 de março. Se eles não conseguirem encontrar um comprador, todos os dados vão ser liberados na web. Lembrando que esse grupo hacker conseguiu vender informações de uma subsidiária da Nissan no início deste mês.
Curiosamente, quando foi questionada sobre o caso, a Epic Games revelou que está investigando a ocorrência, mas, até o momento, não encontrou qualquer evidência relacionada com um ataque, ou seja, a desenvolvedora ainda está acreditando que tudo não passa de um blefe e o grupo Mogilevich não emitiu qualquer réplica após isso. Enfim, temos aqui mais um caso controverso, que pode vir a gerar sérios problemas para muita gente. Sendo assim, acho que vai valer a pena a gente ficar de olho nos desdobramentos dessa história.