Impacto na saúde mental: Abusos online levam uma em cada dez mulheres gamers a pensamentos suicidas, revela pesquisa

Publicado em 28/05/2023 - 14h13 por Márlon Vieira

Uma pesquisa conduzida pela Sky Broadband com 4 mil mulheres gamers na Grã-Bretanha revelou taxas alarmantes de abuso e assédio vivenciados por mulheres durante transmissões ou em partidas online. De acordo com o estudo, 49% das entrevistadas relataram terem sido alvo de comportamentos abusivos, um percentual que salta para impressionantes 75% entre mulheres na faixa dos 18 a 24 anos. A pesquisa também mostrou que uma em cada dez mulheres gamers admitiu sentir pensamentos suicidas devido aos abusos sofridos online, o que evidencia o impacto desses assédios na saúde mental da pessoa. 

A pesquisa também revelou que 80% das mulheres afetadas por abuso online afirmaram que as mensagens e comentários recebidos tinham cunho sexual, enquanto 35% foram classificados como violentos. Os resultados reforçam a preocupante prevalência de comportamentos sexualizados e violentos direcionados às mulheres na comunidade de jogos. Como consequência, o estudo revelou que 25% das mulheres admitiram sentir-se deprimidas, 27% estavam preocupadas com a possibilidade das ameaças online se concretizarem em ataques na vida real, e 40% delas haviam recebido ameaças pessoais. Preocupantemente, um quarto das entrevistadas revelou que não denunciaria o abuso que sofreram, e 31% confessaram disfarçar seu gênero online para evitar atenção indesejada.

A pesquisa também levou em consideração as perspectivas dos gamers do sexo masculino, com mais da metade (51%) afirmando ter testemunhado streamers femininas sendo assediadas online. Além disso, 66% tanto dos homens quanto das mulheres entrevistadas acreditavam que as mulheres eram mais propensas a serem alvo de assédio. Os resultados alarmantes, levaram a CEO da organização de e-sport Guild Esports, Jasmine Skee, a expressar a necessidade urgente de ações, enfatizando a importância de priorizar a saúde mental das mulheres e garantir que elas possam se envolver nos jogos sem medo ou exclusão. Skee chamou a atenção para a disparidade entre as consequências enfrentadas no esporte real, onde árbitros interviriam para proteger os jogadores, e a falta de medidas eficazes no ambiente de jogos online.

⚠️ Sofrendo com o lag interminável?
Experimente o ExitLag — a ferramenta nº1 para reduzir o ping em jogos online.
🎁 Teste grátis por 3 dias — sem pagar nada e comprove a diferença na hora!
🔥 Oferta por tempo limitado: 50% de desconto se decidir continuar.
👉 Clique aqui e ative seu teste agora

Leave A Response