Naoki Yoshida pede à comunidade de Final Fantasy XIV para dar um fim aos ataques contra a equipe de desenvolvimento

Publicado em 13/01/2022 - 07h53 por Yohan Bravo

Em 2021, Final Fantasy XIV viveu alguns dos seus melhores dias. O game quebrou diversos recordes, recebeu uma grande expansão (muito elogiada por todos) e chegou a ter que “congelar as vendas por excesso de popularidade”. Porém, alguns problemas também marcaram essa “alta do jogo”. Nesse sentido, as grandes filas e a falta de servidores foram um destaque, mas certas mudanças feitas pelos devs também não agradaram. Diante desses obstáculos, a comunidade resolveu reclamar de uma forma não muito civilizada, o que levou Naoki Yoshida a fazer um apelo aos players… vamos entender melhor essa história?

Foi em uma participação num programa de rádio japonês que Naoki Yoshida falou sobre como a comunidade de Final Fantasy XIV estava adotando um comportamento repudiável, no que diz respeito às reclamações. O japonês afirmou que entende o descontentamento diante dos problemas e que até consegue aguentar certas reclamações “fora do tom”, mas afirmou que a comunidade passa dos limites às vezes, agindo de forma tóxica e ofendendo a equipe de desenvolvimento. Em outras palavras, os fãs não estão conseguindo apaziguar os ânimos e seguem pegando pesado na linguagem e extrapolando os limites daquilo que se entender como uma crítica construtiva.

Ao comentar sobre alguns casos e mencionar os pontos em que a comunidade exagerou, Naoki Yoshida fez um apelo a todos, pedindo para que as reclamações fiquem em um nível civilizado. Além disso, o diretor e produtor de Final Fantasy XIV mencionou que a equipe de desenvolvimento vem trabalhando no game há mais de onze anos e, por isso, merece mais respeito e consideração. Resumindo, essa é mais uma prova de que a toxicidade continua muito viva no mundo dos games e, para evitar impactos maiores em seu time, o japonês resolveu pedir para a comunidade agir de forma respeitosa. Será que as coisas vão melhorar? Temos que ficar de olho!

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

16 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. patriota de aço 13/01/2022 at 07:52 - Reply

    Na moral, a galera reclama de barriga cheia, um bando de gente mimada. O lançamento teve problemas? Claro, como qualquer MMORPG que estréia ou tem uma expansão lançada, foi maior no FF pois a qualidade do jogo é ótima, a história está muito boa, a trilha sonora, a arte e também a jogabilidade e mudanças nas classes.

  2. Grecca 13/01/2022 at 08:23 - Reply

    hoje em dia essa geração nova e uma vergonha, tenho sdds de 2002 a 2008 aonde a grande maioria era pessoas mais velhas e acima de tudo ciente de que nada e perfeito, hoje em dia eles acham que podem fazer o que quiser falaro que quiser pq gastarem um grana, aonde esta dito nas regras de compra que vc vira o sr pica ao comprar o game ? geração patetica!

    • Yuri 13/01/2022 at 09:30 - Reply

      Só discordo da parte da idade, pois conheço muita gente mais velha toxica também.

      O problema é que o pessoal se acostumou a reclamar na internet e foi vendo que encontravam pares que concordavam, e gradualmente foram descendo o nível, juntos. Dai normalizou-se que quando vc não gosta de alguma coisa ou de alguém na internet é valido descer a lenha e quanto mais chamativa e ofensiva a forma melhor. Agora estamos com o pior da humanidade ai.

      Na verdade toxidade sempre existiu na internet. Só que antigamente, as comunidades eram menores, mais fechadas e mais moderadas (quem viveu, e ainda vive nos tempos dos fóruns e listas de discussão sabe como é), o problema é que hoje há muita gente que acha que tem o direito de fazer o que dá na telha na internet e como há muitos meios de comunicação que não tem nenhum tipo de moderação, o kra fala as barbaridades que quiser pois sabem que não há nenhum tipo de punição ou restrição.

      Sabem quando isso vai parar, quando as empresas começarem a monitorar banir o povo que fica abusando. Na hora vai ser uma confusão ainda maior, porem depois que o pessoal entender como funciona o ban-hammer a coisa se acalma drasticamente.

    • Lucas Silva 14/01/2022 at 13:45 - Reply

      Os tempos passam, as gerações mudam, coisas mudam. Antigamente jogadores não tinham acesso fácil a quem desenvolvia os jogos que eles jogavam. Hoje em dia as redes sociais e plataformas de mídia tornam muito fácil esse tipo de organização de comportamento.

  3. Astronaut 13/01/2022 at 09:29 - Reply

    A galera do WOW k

  4. Waxllium 13/01/2022 at 11:37 - Reply

    Acho que seria interessante explicar que os ataque vem da comunidade japonesa por conta do estado da classe Samurai que costumava ser top DPS e agora não é mais.

    • Yuri 14/01/2022 at 06:51 - Reply

      Tá. Mas se a reclamação for essa então é ainda pior, é mimimi!
      Pq no fim se resume a “nerfaram minha classe favorita, isso é um absurdo”.

      • Waxllium 14/01/2022 at 13:28 - Reply

        basicamente isso…

  5. Anti-Nerd 13/01/2022 at 16:56 - Reply

    Mas até a galera do WoW foi pro FFXIV kkkk

  6. TrashS 14/01/2022 at 01:35 - Reply

    E tem gente que fala que FF tem a melhor comunidade. Acho que comunidade nenhuma é livre de toxidade, onde existir pessoas se reunindo existe uma bolha e quando as coisas dessa bolha vazam é altamente tóxico para quem é de fora da bolha.

    • Weslley Angelo 14/01/2022 at 10:35 - Reply

      Ainda é de longe a melhor comunidade mas nem por isso ela é exclusiva de merdinhas mano,as vezes eu reclamo pq sei que o jogo tem falhas porem entendo que leva tempo e certas mudanças sao implementadas pelos devs,se vc for jogar vai encontrar pessoas disposta a te ajudar e tirar dúvidas logo no nivel 1,faz 2 anos que começei a jogar e posso contar nos dedos situaçoes de rage que sofri e vi outras pessoas sofrendo,casos muito raro,acho que o jogo e seu sistema de report faz a galera repensar se ao reclamar de algo sobre alguem e dar rage nela por isso faz com que elas sejam pequenos fdp e com o templ melhorem o comportamento ou entao vao levar permanban,os GM desse jogo nao brinca em serviço.

      • TrashS 14/01/2022 at 20:55 - Reply

        Um tempo atras um pessoal do FF estava coordenando uma perseguição a um Streamer chamando AsmonGold, fizeram isso por dias, atrapalhando ele em missões matando todos os mobs para ele não completar missões e spamando pedido de grupo na tela dele, eram varias pessoas e lideres de guilds organizando essa perseguição, nunca vi uma comunidade ser tão tóxica e perseguir uma pessoa dessa forma. Só acabou quando os Devs se envolveram e começaram a banir.

        • Weslley Angelo 23/01/2022 at 17:11 - Reply

          ai é ja passou do limite ja que mmo fazem isso quando eles nao gostam de alguem WoW isso acontece direto com new players,porem no ff14 foram trolls mesmo e detalhe nao era coodenando era trolls que na epoca eram wow players que nao queriam que o asmongold jogasse ff14 simples,sabe que interessante?os GM quando viram isso começaram a banir em massa 2 dias depois nao tinha mais ninguem fazendo isso com ele.antes de falar algo pesquise direto mano,como falei nenhuma comunidade e imune aos toxicos mas no caso de ff14 o negocio nao vai pra frente pq no caso do asmongold os propios jogadores do jogo estava vendo os troll matando os mobs deles e reportando pro GM.nao ha nenhuma comunidade em MMO como ff14 embora seja chata as vezeskkk.e 1 mes depois os DEVS fizeram uam att dizendo que qualquer player que se sentir trollado pode reportar e eles vao avaliar o caso,exemplo disso sodapoppin outro streamer famoso quando começou a jogar ff14 nao tinha ninguem fazendo isso com ele pq sabiam que iam ser reportados os GM em ff14 nao brincam e os devs tbm nao.

          • TrashS 23/01/2022 at 17:34 -

            “Antes de falar algo pesquise?”
            Como se eu tivesse dito algo errado, e você tivesse corrigido alguma coisa…que loucura é essa?
            O Asmongold ficou por dias sendo trolado ele chegou a quase desistir de FF14, eu acompanhei as lives.
            Sim, eram player de WoW,grande parte dos jogadores de FF14 veio do WoW, e sim eram pessoas coordenadas, eles combinaram, o Asmongold mostrou prints de discord,forum e Twitter onde combinavam de trolar ele ,falavam que ele era “tóxico,racista,machista e etc..,”e não queriam ele no game e chamavam pessoas para ajudar a atrapalhar ele.

  7. Lucas Gomes 14/01/2022 at 03:35 - Reply

    Espero que liberem logo a versão gratuita para eu poder começar a jogar.

  8. Rudson Tabosa 14/01/2022 at 07:27 - Reply

    O problema são os canais de notícia levarem as notícias pra influenciar as pessoas q a comunidade gamer é majoritariamente tóxica. Uma tendência mundial, por causa de incidente envolvendo uma influencer que se desentendeu com uma comunidade gamer, essa pessoa tinha muitos contatos na mídia e como resultado, após isso vários canais pelo mundo começaram a fazer notícias como o mundo “gamer” é tóxico. A notícia está sendo usada pra manipular e não para informar , vivemos tempos negros…

Leave A Response