Máscaras do assassino Leatherface, de Dead By Daylight, serão removidas do jogo por conta de “conotações racistas”

Publicado em 06/01/2022 - 07h35 por Yohan

Em 2017, quando a Behaviour Interactive adicionou o assassino Leatherface ao game Dead By Daylight, a equipe de desenvolvimento fez questão de manter o “costume” do personagem de usar os rostos das suas vítimas como máscaras. Porém, parece que a comunidade resolveu avaliar esse detalhe melhor e decidiu que uma das máscaras tem uma conotação racista, já que, sendo usada de forma indevida por players tóxicos, configura a repudiável prática do “Blackface”. Daí, os devs levaram em consideração os argumentos levantados e logo essas máscaras serão removidas… vamos entender melhor essa história?

O conteúdo continua após o anúncio

Conforme eu destaquei, o assassino Leatherface faz uso dos rostos das suas vítimas como máscaras e os devs incorporaram isso na jogatina, quando trouxeram o personagem para Dead By Daylight. Acontece que uma das máscaras (chamada Claudette) é o rosto de uma mulher negra e muitos players tóxicos fizeram uso dessa máscara para “mirar e assediar” outros jogadores. Assim, de certo modo, em um ambiente virtual, certos players estavam realizando a prática do “Blackface” para disseminar o ódio racista. E isso, claro, levou muita gente a reclamar com a Behaviour.

Em um comunicado liberado nesta semana, a desenvolvedora confirmou que todas as máscaras do assassino Leatherface serão retiradas do jogo já no próximo update. A empresa afirmou que condena as práticas e que os devs ficaram extremamente desconfortáveis, por saber que as máscaras foram usadas como “ferramentas para espalhar o ódio”. Para completar, a desenvolvedora declarou: “Não toleraremos atividades odiosas e continuaremos tomando todas as medidas necessárias para proteger a comunidade”. Resumindo, o problema dos players tóxicos acabou prejudicando a jogatina de muita gente mais uma vez e os devs de Dead By Daylight foram forçados a tomar medidas drásticas.

Leia mais sobre: