Denúncia que acabou removendo Myth of Empires da Steam foi feita pelos devs de Ark: Survival Evolved

Publicado em 10/12/2021 - 09h29 por Yohan Bravo

Conforme eu destaquei aqui no MMORPGBR, a Angela Game, responsável pelo ótimo Myth of Empires, emitiu um comunicado oficial nesta semana, com vistas a falar sobre o fato de o game ter ficado indisponível na Steam. Pois é! O título tem feito grande sucesso, mas isso não impediu a Valve de acatar uma denúncia de infração relacionada a direitos autorais. No documento, os devs do jogo se mostraram tranquilos e afirmaram que logo tudo seria resolvido. Porém, a novela ganhou um novo capítulo e agora já se sabe qual estúdio fez a denúncia contra o jogo… vamos conferir?

No comunicado liberado pela Angela Game, os players apenas ficaram sabendo sobre a denúncia e as investigações que estão sendo realizadas pela Valve, ou seja, não tivemos grandes detalhes sobre o caso. Daí, ontem, 09 de dezembro, uma reportagem liberada no site PC Gamer afirmou que a Studio Wildcard está acusando a desenvolvedora chinesa de ter feito uso do código-fonte de Ark: Survival Evolved para dar vida a Myth of Empires. Aliás, a publisher Snail Games também está envolvida, pois o suposto roubo de informações parece ter sido realizado por uma ex-colaboradora da publisher.

Em resposta a essas acusações, a Angela Game emitiu um novo comunicado e afirmou que é a detentora de todos os ativos relacionados a Myth of Empires e que não infringiu nenhum tipo de direito autoral. E sim, enquanto a situação não for resolvida, o jogo não vai ficar disponível na Steam. Nesse sentido, vale destacar que os players que já compraram o game estão acessando a aventura normalmente, apesar de a Snail Games já ter entrado com um pedido para que os servidores sejam encerrados. Sendo assim, se você tem se dedicado ao título, é bom acompanhar essa história bem de perto, pois a aventura corre grandes riscos.

Alerta de oferta!
  • Notebook Gamer Asus Tuf Gaming F15 com um poderoso processador Intel Core i7, 16GB de RAM e placa de vídeo RTX 3050, por apenas R$ 6.071 à vista no pix. Não perca tempo, pois essa oferta é por tempo limitado e os estoques podem acabar rapidamente. Além disso, a entrega é gratuita para assinantes do Amazon Prime. Acesse agora e garanta o seu!

Fique por dentro das novidades! Siga a MMORPGBR no Google News e não perca nada. Clique para ficar atualizado!"

5 Comments so far. Feel free to join this conversation.

  1. Yuri 10/12/2021 at 10:28 - Reply

    Dá em nada! É só encheção de saco mesmo!

    Já vi outros casos parecidos na industria, como por exemplo o caso da NCSoft acusando a Bluehole de roubarem códigos fontes de projetos, porque algum desenvolvedor saiu de uma companhia para a outra.
    Na prática é improvável da acusação ir para a frente pois exige que ambas as empresas entreguem o código fonte sob segredo de justiça para uma terceira empresa neutra fazer a perícia em ambos os códigos a fim de encontrar copias (e precisam ser copias mesmo, pq ser inspirado não viola direitos autorais). E isso é caro e possui uma chance de não dar em nada além de prejuízo para a acusadora que se não provar tem de arcar com todos os custos, por isso usam mais para fazer barulho ou marketing judicial. Afinal agora o ARK entra em evidencia novamente com isso ai.

    Além disso entregar seus fontes para um 3º, por mais que este esteja sob juramento judicial, aumenta o risco do código vazar ainda mais.

    • ALEX OLIVEIRA 11/12/2021 at 00:44 - Reply

      não é bem assim, existe isso de uma 3º empresa dependendo de qual pais ou estado entraram na justiça.. pois dependendo do local, eles tem uma equipe especializada já, então não envolve outra empresa nem nada, claro como eu disse depende do local, mas eu concordo que não vai dar em nada, pra ter direitos autorais tem que bater MUITO igual,e praticamente toda empresa copiando ou não outras, sempre tem um toque de coisas a mais, ou a menos, sempre tem uma diferença mesmo que minima..

      • Yuri 14/12/2021 at 06:55 - Reply

        Quando falei de uma 3ª empresa, é que na maioria dos países com uma justiça séria, normalmente não se usa, ou não é possível usar da perícia estatal para casos cíveis, afinal é uma disputa de interesse entre 2 partes e não algo de interesse público. Então é decidido em juízo que uma 3ª parte neutra faça a perícia para se apresentada no tribunal comprovando qual o lado tem a razão. Só que isso envolve mais custo e mais risco!

        Porque vazamento de código é uma coisa complicada. Mesmo essas empresas 3ªs assinando termos de confidenciabilidade e de que irão destruir o código após a analise, do mesmo jeito que uma empresa alega que o código vazou para outra pq um desenvolvedor com acesso a estas informações transitou de uma para outra, o mesmo pode acontecer também por parte desta terceira empresa, onde um funcionário pode por exemplo, copiar secretamente esses códigos que estão sendo analisados para vender clandestinamente para outra empresa ou para uso em servidores privados por exemplo.

        OK, normalmente este tipo de empresa contratada, por ser especializada justamente neste tipo de analise possui políticas e práticas de monitoramento bem mais rigorosas para diminuir este risco, mas a verdade é que depois que vaza fica difícil de saber a origem, pois um futuro vazamento pode até vir da própria empresa contratante que teve o código vazado por outro funcionário dela e como você agora tem 2 partes envolvidas, fica ainda mais difícil rastrear a origem e pode uma ficar acusando a outra pelo vazamento.

        Porem analisando seriamente, este risco é até secundário, pois a tendencia é que após uma suspeita de vazamento, todos fiquem mais atentos para evitar novos. O risco maior aqui é que a acusante pode simplesmente estar errada! Ela pode estar acusando e não conseguir provar! O que pode inverter todo o ônus do processo para ela, que passa a pagar todos os custos e ainda corre o risco de ser processada pela acusada por todo o prejuízo e dor de cabeça que este processo causou a ela moralmente também.

        Por isso o mais provável aqui é que não dê em nada, ou até mesmo o pessoal do ARK pode estar usando deste caso pra tentar se promover um pouco com um “olha, aquele jogo ali é feito com nosso código roubado, nós somos os originais, por isso venham jogar nosso jogo, pq ele é a verdadeira experiencia original!”. Pois isso eu tenho também um desconfiômetro nestes casos.

  2. Degustador ☕ 3❤️ 10/12/2021 at 12:01 - Reply

    Não copiando os bug, lag e queda de fps da ??? do ark esta ok

  3. Vinícius 13/12/2021 at 18:08 - Reply

    Acusação leviana, ficaram incomodados pq o jogo fez tremendo sucesso e apresentou quase nada de bugs, avaliações extremamente positivas.

Leave A Response