Dungeons & Dragons Online (mais conhecido pela sua comunidade como DDO) completou 15 anos desde seu lançamento neste ano. Ao longo desse tempo, o MMORPG passou por diversas mudanças, iniciando como um jogo baseado em um modelo de assinaturas e mais tarde adotando o formato Free-to-play. Além disso, nessas mais de uma década de serviço, o jogo também recebeu 60 updates de conteúdo, e se depender de sua equipe e comunidade vibrante, o título ficará no ar por muito mais tempo.
Em entrevista ao site Venturebeat, Rob Ciccolini, chefe do estúdio da Standing Stone Games, atual desenvolvedora de Dungeons & Dragons Online, e que tem comandado a equipe do game por um longo tempo, elogiou a comunidade e boa condição do seu título depois de tantos anos. Ele disse que o título está mudando constantemente, com os players sempre tendo bons motivos para continuar investindo nele, e que o game está melhor do que quando começaram, indicando que Dungeons & Dragons Online pode ficar no ar por outros vários anos.
Dica: sofrendo com lag ou instabilidade em jogos online? Vale a pena experimentar o ExitLag gratuitamente , que otimiza a rota até os servidores e pode reduzir o lag em até 70% em jogos como Aion 2, WoW, Valorant, Black Desert, e outros mais de 1000 jogos.
“Os jogadores gostam das experiências que lhes proporcionamos. O DDO está mudando constantemente, então eles têm um bom motivo para investir nele. Uma das coisas mais fortes sobre DDO é um certo tipo de jogador que, enquanto investe seu tempo em um jogo de longa história contínuo como este, sente que o tempo está sendo bem utilizado. Esses jogos oferecem um panorama de experiências muito mais amplo”, disse Ciccolini.
“A outra coisa que acho que ajuda esses jogos é que você está interpretando seu próprio personagem. Você tem muitas opções de personagens. O personagem é seu. Você não está adotando uma pessoa que outra pessoa acha legal. Você está encontrando uma maneira de tornar seu próprio personagem legal. Eu amo The Witcher tanto quanto qualquer pessoa, mas você está interpretando a concepção de outro personagem”, ele explica.
Assim como Dungeons & Dragon Online, há outros MMORPGs que não “morreram” e que não vão morrer por um longo tempo, como é o caso da maioria dos games lançados há 15 ou 20 anos e que ainda está no mercado. Títulos como Tibia, Ultima Online, Mu Online, Knight Online, entre outros, contam muitas vezes com comunidades de jogadores menores, mas em contrapartida muito mais dedicadas, que regularmente apoiam os produtores através da compra de assinaturas ou microtransações.
