De acordo com informações apuradas pelo site The Enemy, a Blizzard Entertainment demitiu na semana passada quase todo o time responsável por Brasil e América Latina. Segundo as informações, apenas o gerente de marketing da região não foi afetado pela onda de demissões. As demissões são parte da estratégia de reestruturação da empresa, que demitiu ao todo cerca de 190 funcionários em vários países, o que corresponde a 2% da força de trabalho da Activision Blizzard.
Em contato com o The Enemy, um porta-voz da Blizzard informou que “mudanças de estrutura foram feitas, pensando em como podemos melhor atender os nossos jogadores e entregar-lhes os nossos jogos da maneira mais eficiente agora e no futuro”. Em suma, de acordo com as fontes do The Enemy, a operação da Blizzard no Brasil passou por uma reestruturação e alguns cargos em duplicidade com a Activision foram encerrados. Apesar das demissões, todas as operações em território nacional continuarão, com a Blizzard contando com representantes para a comunicação com a imprensa e comunidade no Brasil.
De acordo com o Bloomberg, os cortes sinalizam que a Activision planeja uma mudança mais ampla longe dos eventos presenciais após os confinamentos causados pela pandemia de COVID-19. “Os jogadores estão cada vez mais optando por se conectar com nossos jogos digitalmente e a equipe de e-sports, assim como os esportes tradicionais, entretenimento e indústrias de radiodifusão, teve que adaptar seus negócios devido ao impacto que a pandemia teve nos eventos ao vivo”, um porta-voz da empresa disse.
Contudo um fato que tem chamado a atenção e despertado críticas de investidores, é que em meio às demissões em massa da Blizzard, o CEO da Activision Blizzard vai ganhar US$ 200 milhões, como bônus pelos resultados financeiros alcançados pela empresa no último ano. Acontece que parte desse sucesso foi resultado de fatores não intencionais, uma vez que o mundo todo foi atingido por uma pandemia sem precedentes que trouxe benefícios para diversas empresas do mercado de games, já que as pessoas foram obrigadas a passar mais tempo em suas casas a fim de diminuir os seus impactos.
