De modo geral, os melhores jogos parecidos com Diablo são aqueles que fazem uso das ideias imortalizadas pela Blizzard, mas adicionam um “algo mais”, um “tempero especial”, que acaba fazendo a experiência garantir certo grau de familiaridade, mas ainda ser surpreendente. E sim, há vários jogos que seguem por essa linha. Aliás, eu resolvi criar este post justamente para apresentar alguns desses títulos tão interessantes. Desse modo, aqueles que são fãs da franquia Diablo, mas estão à procura de jogos semelhantes, vão ficar com muita coisa boa para conferir… bora dar uma olhada na seleção?
Dungeon Siege
Abrindo esta lista com os melhores jogos parecidos com Diablo, temos o clássico Dungeon Siege. Por ter sido lançado apenas alguns anos após o incrível Diablo II, esse game tem semelhanças muito claras com a franquia da Blizzard e até aposta em uma temática parecida. Como estamos falando de uma aventura que já tem mais de 20 anos de vida, os gráficos não são “grande coisa”, mas o loop de gameplay ainda é bom o bastante para prender a atenção daqueles que gostam da ação da “fórmula Diablo”, mas procuram por algo um pouco mais profundo. Lembrando que a história do jogo é bem interessante e também temos a opção de controlar um grupo de combatentes. Enfim, esse é um clássico que ainda merece uma atenção especial.
Eternium (Mobile)
Visivelmente um “diablolike”, Eternium nasceu nos dispositivos móveis, mas hoje já conta com adaptações para os PCs também. E o interessante aqui é que os próprios criadores do game deixam claro que ele presta homenagens aos grandes clássicos do grupo dos RPGs de ação com uma pegada Hack and Slash. Além disso, o título conta com gráficos bem interessantes, várias classes, muitas opções de customização, chefões, dungeons e por aí vai… Vale ressaltar que o game é extremamente bem avaliado e os players costumam dizer que seu sistema de monetização é bem “de boa”, ou seja, a jogatina não é marcada pelo Pay-To-Win e dá para desbloquear a maioria das coisas apenas jogando. Logo, essa é uma opção gratuita que merece atenção, especialmente por parte da galera do segmento mobile.
Grim Dawn
Apesar de já ter sido lançado há um bom tempo, Grim Dawn continua recebendo atualizações com uma boa frequência e consegue garantir uma experiência à altura de qualquer jogo da franquia Diablo. Não à toa, muitos players afirmam que o jogo é um dos “diablolikes” que conseguem “bater de frente” com sua fonte de inspiração. E a verdade é que Grim Dawn é realmente muito bom. O ARPG conta com um sistema de desenvolvimento de personagens bem profundo, várias mecânicas criativas, ótimas classes, inúmeras habilidades, quests com consequências, combates intensos e por aí vai… Com toda a certeza, esse é um game que tem potencial para prender a sua atenção por muitas e muitas horas. Portanto, podemos dizer que essa é uma das aventuras “obrigatórias” desta seleção.
Last Epoch
Sem sombra de dúvida, Last Epoch é um dos melhores jogos parecidos com Diablo que surgiram nos últimos anos. Bem, se formos analisar a trajetória do projeto, a gente nota que ele não é tão novo assim, já que passou muitos anos no regime Early Access. Porém, seu lançamento oficial aconteceu no ano passado e, desde então, o título tem registrado números impressionantes. É sempre bom lembrar que Last Epoch aposta nas sempre curiosas viagens no tempo, o que acaba criando uma diferença notável, na comparação com as temáticas exploradas na franquia da Blizzard. Mesmo assim, o loop de gameplay do projeto indie segue as “fórmulas básicas” à risca, garantindo uma experiência muito satisfatória. Então, podemos dizer que esse “diablolike” é muito indicado para aqueles que buscam por temáticas diferentes, dentro do grupo dos ARPGs Hack and Slash.
Lost Ark
Lost Ark pode até ser classificado como um MMORPG, mas temos que concordar que o loop de gameplay tem tudo aquilo que um bom “diablolike” costuma oferecer. Por isso, eu não poderia deixar de citar o game nesta seleção. O título conta com uma grande quantidade de classes, sistemas de progressão bem avançados e batalhas eletrizantes, sem contar que as opções que garantem uma jogatina multiplayers são mais arrojadas, o que quer dizer que dá para vários aventureiros curtirem as experiências ao mesmo tempo. E não podemos nos esquecer de uma coisa: o game segue registrando ótimos números e isso sugere que os devs estão com motivos de sobra para continuar cuidando muito bem dele. Logo, parece justo a gente supor que a aventura ainda vai durar por vários anos.
No Rest for the Wicked
Produto dos mesmos criadores da franquia Ori, No Rest For the Wicked é um “diablolike/soulslike”, o que já o torna uma opção digna de nota. O jogo apresenta construções gráficas incríveis e seus conflitos são bem complicados. E mais, temos um mundo aberto que realmente nos faz querer ficar explorando todos os cantos, uma bela história e vários sistemas secundários que ajudam a expandir as opções de entretenimento de uma forma substancial. Detalhe: o game ainda está no regime Early Access, mas já recebeu algumas atualizações bem relevantes e está bem melhor do que estava no início do acesso antecipado. Por conta disso, podemos dizer que essa é uma aposta que realmente vale a pena (e comprar o jogo agora, antes de ele ficar pronto, é uma excelente forma de reduzir o custo e já começar a curtir a trama).
Path of Exile I & II
Falemos agora de dois games que não podem ficar de fora de qualquer lista focada em apresentar os melhores jogos parecidos com Diablo, ou seja, os ótimos Path of Exile I & II. O segundo game ainda está em acesso antecipado, mas já oferece mais conteúdo do que o título original. Porém, o primeiro jogo está em um estágio de otimização muito mais avançado. De qualquer forma, o fato é que a franquia Path of Exile como um todo é a única que cresceu a ponto de realmente bater de frente com as criações da Blizzard. Os jogos não escondem as suas fontes de inspiração, mas apresentam inovações tão interessantes, que não são poucos os players que trocam os “Diablos” por eles. Em suma, temos aqui mais dois jogos “obrigatórios”.
Shadows Awakening
No ponto médio da lista, temos o estiloso Shadows Awakening. Esse é um “diablolike” que não é muito badalado, mas apresenta tudo aquilo que a franquia da Blizzard tem de melhor e ainda encanta com seus cenários incríveis, sua história envolvente e algumas mecânicas únicas. Tecnicamente, o jogo garante cerca de 20 horas de gameplay, mas, por conta das dinâmicas da narrativa e dos sistemas secundários, esse número pode superar a casa das 60 horas com facilidade. Em outras palavras, se você optar por dar uma chance ao título, vai acabar embarcando em uma jornada épica, que prenderá a sua atenção por um bom tempo e fará você se esquecer do Diablo. Por conta disso, sugiro que você não deixe de separar um espaço na sua agenda para testar essa bela opção.
The Incredible Adventures of Van Helsing
Focando em aventuras comandadas por um personagem icônico da literatura mundial, The Incredible Adventures of Van Helsing é um Action RPG que segue as regras do gênero à risca e consegue encantar com seus cenários góticos impressionantes. O jogo remete à franquia Diablo de várias formas e conta uma história muito interessante, na qual ciência e fantasia se misturam. Cabe destacar também que o título conta com uma grande variedade de armas, muitas opções de customização, árvores de habilidades enormes e batalhas tão movimentadas quanto difíceis. Infelizmente, esse jogo não é tão badalado quanto outros “diablolikes” e isso acaba fazendo muita gente deixá-lo de lado. Porém, eu sugiro que você não faça isso, pois ele é melhor do que muitas das opções parecidas com Diablo que encontramos por aí.
Titan Quest
Voltando a falar dos clássicos nesta seleção com os melhores jogos parecidos com Diablo, temos aqui o ótimo Titan Quest. De forma bem resumida, o jogo pode ser descrito como um Diablo na Grécia Antiga, mas a experiência vai muito além disso. E como uma edição de aniversário, totalmente remasterizada, foi lançada dez anos após a estreia do jogo, sugiro que você aproveite para começar a aventura por essa via. Desse modo, sua jornada já vai ser marcada por melhorias gráficas significativas e otimizações que realmente enaltecem os pontos altos do título. E só para constar, um Titan Quest II já foi anunciado e segue em pleno desenvolvimento, o que quer dizer que pode ser uma boa ideia começar a curtir o primeiro jogo da franquia agora, com vistas a “aquecer os motores” para aquilo que está por vir.
Torchlight II
Quando o primeiro Torchlight foi lançado, os fãs da franquia Diablo ficaram encantados com o game e começaram a apoiar a franquia. Daí, o Torchlight II foi liberado e mostrou que o pessoal da Runic Games realmente dominava a “fórmula” criada pela Blizzard, a ponto de poder explorá-la com originalidade. O jogo nos dá a oportunidade de explorar um mundo cheio de elementos atrativos e adversários poderosos. As batalhas são bem movimentadas, temos quatro classes, bons sistemas de customização, opções que garantem uma excelente jogatina multiplayer e o total suporte para mods, o que expande as opções de entretenimento do game de forma absurda. Certamente, esse é um título que merece o rótulo de clássico moderno e chega a ser triste a gente saber que ele teve um sucessor (o Torchlight III) criado por outra desenvolvedora, que não chegou nem perto de alcançar seu nível de brilhantismo.
Torchlight Infinite (Mobile)
Após o fracasso do Torchlight III, os fãs ficaram tão desapontados, que sua empolgação com o ótimo Torchlight Infinite não foi muito grande antes de o jogo ser lançado. Contudo, após a estreia, os players perceberam que o título tem muito daquilo que a franquia sempre ofereceu de melhor, apesar de ter sido criado por outra desenvolvedora. É sempre bom destacar que Torchlight Infinite é uma opção Free-To-Play que foi liberada inicialmente para o segmento mobile. Por isso, há muitas mecânicas de monetização e isso pode acabar afastando certos tipos de jogadores. Mesmo assim, se focarmos apenas no loop de gameplay que o título oferece, nem precisamos jogar muito para confirmar que ele é um Action RPG de altíssimo nível. Vale a pena dar uma chance para essa aventura.
V Rising
Por ter sido rotulado desde o início como um “Diablo com vampiros”, V Rising não poderia ficar de fora desta seleção com os melhores jogos parecidos com Diablo. E o curioso é que, apesar do rótulo atribuído a ele, o game oferece vários sistemas que deixam a jogatina ainda mais envolvente. Sim, temos toda a ação inerente ao gênero, árvores de habilidades, dungeons e conflitos intensos, mas também temos sistemas de construção e gerenciamento, um mundo gótico incrível e opções que garantem uma jogatina multiplayer excelente, que pode pender tanto para o lado competitivo, quanto para o lado cooperativo. Obviamente, o fato de os nossos personagens serem vampiros também acaba deixando as coisas mais atrativas, já que, em tese, isso nos coloca na pele de seres que normalmente são os vilões das histórias.
Warhammer 40,000: Inquisitor – Martyr
O universo da franquia Warhammer 40,000 é tão rico, que ele acaba sendo adaptado para os mais diversos gêneros do mundo gamer. Nesse caso, Warhammer 40,000: Inquisitor – Martyr, produto dos mesmos criadores do ótimo The Incredible Adventures of Van Helsing, é o jogo da série que pende mais para o lado dos Action RPG Hack and Slash. E, claro, o título conta com todos os elementos mais importantes da famosa franquia Warhammer 40,000, oferecendo uma boa quantidade de classes originais, uma excelente história, batalhas extremamente movimentadas, cenários incríveis, ótimos sistemas de customização e uma grande quantidade de armas. Por esses e outros motivos, podemos dizer que Warhammer 40,000: Inquisitor – Martyr é mais um daqueles jogos que mereciam ser muito mais conhecidos do que realmente são. Não deixe de conferir!
Wolcen: Lords of Mayhem
Para fechar esta seleção focada nos melhores jogos parecidos com Diablo, temos o surpreendente Wolcen: Lords of Mayhem. Esse jogo apareceu “do nada” e rapidamente conseguiu conquistar os corações de muita gente. A história se passa em cenários sombrios e o que chama mais atenção é o fato de que os personagens não ficam presos a uma única classe. Pois é! As armas selecionadas é que definem o tipo de combatente que vamos controlar. E o melhor é que ainda podemos refinar as nossas builds com o ótimo sistema de customização do título. Por fim, é importante mencionar que o game ainda conta com níveis de dificuldade distintos e tem aquela “alma de looter-shooter”, que nos faz querer sempre ficar voltando para tentar adquirir equipamentos mais raros. Excelente!
Path of exile é ” mais Diablo 3 ” do que o próprio D3, se eu tivesse me aprofundado em PoE antes de ter pego Diablo 3, acho que nunca teria comprado o D3 kkkk
parece mas não é o diablo é ainda muito real em cinematics e tal, eo preço é de pinga né vamo fala sério
Lost Ark não estar em primeiro é no mínimo estranho
Não está ordenada do melhor para o pior.
pq se tivesse seria o poe , lost ark ta de longe de ser bom
Lost ark é um jogo “novo” que quase ninguem teve acesso por não querer jogar com ping alto ou se aventurar com vpns. estranho msm seria um jogo que quase ninguem colocou as mãos para avaliar se é bom ou n, já entrar no top contra concorrentes estabelecidos no mercado
Ótima dica!
Torchlight 2 acaba quando começa a ficar interessante, sacanagem. Peguei grátis na Epic Store e finalizei a história principal, um jogo muito bom, inclusive, mas que acaba quando o envolvimento com a história começa a ficar forte.
Todos jogos muito bons!
Mas o pq de colocar 2021 no título, se não têm jogos de 2021?