A Gravity divulgou nesta terça-feira (26) o primeiro diário de desenvolvimento de Ragnarok Online 3, marcando o retorno da série principal após o lançamento de Ragnarok Online 2, em 2012. No vídeo, a empresa apresentou trechos inéditos de gameplay e confirmou que uma nova fase de testes já está em preparação, inicialmente prevista para jogadores de Taiwan, Hong Kong e Macau.
O estúdio também comentou as principais críticas recebidas durante os testes anteriores. Muitos jogadores apontaram que a versão de PC parecia excessivamente próxima da experiência mobile. Segundo a Gravity, isso levou a equipe a reconstruir a versão para computadores, tratando-a como uma plataforma separada, com interface adaptada para teclado e mouse e maior liberdade de personalização.
Ao mesmo tempo, a desenvolvedora afirmou que pretende manter elementos clássicos da franquia, como sistema de classes, guerras entre guildas, as tradicionais lojinhas e foco na interação entre jogadores. Já o combate, os efeitos visuais e as animações receberam ajustes para acompanhar um estilo mais moderno.
O vídeo também revelou mudanças envolvendo os MVPs, inimigos tradicionais da série, que passarão a ocupar o papel de chefes principais em dungeons para grupos de cinco jogadores. Além disso, Ragnarok Online 3 terá sistema de temporadas para facilitar o retorno de quem ficar meses afastado do game. A primeira temporada será baseada em temática musical e contará com mecânicas ligadas a ritmo durante as batalhas.
Inicialmente planejado para chegar em 2026, Ragnarok Online 3 foi adiado para 2027. No fim do ano passado, tivemos a oportunidade de participar da Ragnarok Festa 2025, evento dedicado exclusivamente à franquia e realizado na Tailândia, onde conversamos com os desenvolvedores e testamos em primeira mão parte das novidades que estão sendo preparadas para o MMORPG.
🎮 Procurando um novo jogo para experimentar?
Confira alguns dos MMORPGs e jogos online recomendados pela MMORPGBR:
- Crystal Saga Nova – MMORPG gratuito com recompensas para novos jogadores.
- Tibia – Um dos MMORPGs mais clássicos e ativos do mundo.
- War Thunder – Batalhas intensas com tanques, aviões e navios.