O fim de Ashes of Creation? Após saída do fundador do estúdio, Steven Sharif, jogo enfrenta momento crítico

Publicado em 01/02/2026 - 05h23 por Márlon

Pegando muitos de surpresa neste domingo, Steven Sharif, fundador da Intrepid Studios, desenvolvedora de Ashes of Creation, anunciou sua decisão de deixar o estúdio. A saída acabou desencadeando a demissão de vários outros desenvolvedores que ocupavam cargos de liderança, levantando dúvidas sérias sobre o futuro do MMO, que atualmente está em fase Alpha, e agora pode ser cancelado.

O conteúdo continua após o anúncio

Na semana passada, já havíamos informado que nove desenvolvedores tinham sido demitidos. Na ocasião, Steven Sharif, fundador do estúdio, tentou reduzir o impacto da notícia, afirmando que os cortes não colocavam o projeto em risco, já que a equipe contava com mais de 200 desenvolvedores. Com o surgimento de novos relatos, porém, fica claro que a situação era bem mais séria do que se imaginava.

Steven Sharif também se pronunciou em tom pessoal, afirmando que decidiu deixar o estúdio após discordar de decisões tomadas pelo conselho. Segundo ele, essas divergências acabaram provocando a saída de outros membros da liderança e, na sequência, uma demissão em massa formalizada por meio de avisos legais. Isto é, tudo indica que a Intrepid Studios passou por uma mudança de controle, com decisões que Steven disse não poder apoiar. A mensagem completa pode ser conferida abaixo.

“Posso fazer uma declaração limitada em caráter pessoal, e não em nome da empresa, sobre a situação. O controle da empresa deixou de estar comigo, e o conselho passou a direcionar ações com as quais eu não podia concordar ou executar por questões éticas. Como resultado, optei por renunciar em protesto, em vez de emprestar meu nome ou minha autoridade a decisões que eu não poderia apoiar eticamente. Após a minha saída, grande parte da liderança sênior também deixou a empresa. Depois dessas saídas, o conselho decidiu emitir avisos previstos na WARN Act e prosseguir com uma demissão em massa.

No momento, não posso falar de forma responsável sobre mais detalhes devido a questões legais e de governança em andamento. O que posso dizer é que os desenvolvedores e funcionários agiram de boa-fé e mereciam algo melhor do que a incerteza que agora enfrentam. Estou profundamente consternado com a situação.”

— Steven Sharif

Até o momento, não está claro quais decisões levaram a esse desfecho nem quais serão os próximos passos da Intrepid Studios. Também não houve qualquer comunicado oficial sobre o futuro de Ashes of Creation, mas a falta de informações já é suficiente para deixar a comunidade inquieta e começar a gerar relatos de pedidos de reembolso por parte de alguns jogadores.

Leia mais sobre: