Nintendo registra patente polêmica nos EUA e pode impactar jogos com mecânicas de invocação, incluindo Palworld

Publicado em 11/09/2025 - 08h30 por Yohan Bravo

Como todos bem sabem, a Nintendo está processando a Pocketpair, criadora do fenômeno Palworld, por conta de uma suposta violação de direitos de patente. E sim, esse caso continua rolando lá no Japão. Contudo, nesta semana, alguns relatórios surgiram na web, confirmando que a gigante japonesa adquiriu uma nova patente nos Estados Unidos e pode acabar afetando a indústria de jogos eletrônicos como um todo… vamos tentar entender melhor essa história?

Bem, por conta do processo legal, a Pocketpair foi forçada a fazer várias mudanças em mecânicas importantes do Palworld e agora a desenvolvedora parece estar em uma boa posição para enfrentar a Nintendo nos tribunais. Porém, parece que mais mudanças vão ter que ser feitas e não apenas a desenvolvedora indie japonesa vai ser forçada a fazer isso. Afinal, de acordo com informações que foram retiradas diretamente de órgãos oficiais estadunidenses, a gigante japonesa conseguiu registrar uma patente relacionada com a mecânica de invocar um personagem para colocá-lo em uma luta. Pois é! Essa é a ideia geral da nova patente e nem precisamos pesquisar muito para descobrir que não é só o Palworld que faz uso dessa ideia.

Se pararmos para pensar, todo jogo que tem uma classe Summoner, ou algo do tipo, pode acabar sendo afetado. Logicamente, há várias regras que tornam a patente única e isso pode acabar blindando alguns jogos, mas, ainda assim, vários games já estão em risco. Resta saber se a Nintendo vai fazer uso dessa nova patente para dar início a novas batalhas judiciais nos Estados Unidos, mas temos que concordar que a gigante japonesa está entrando em uma rota para patentear todas as mecânicas básicas de muitos gêneros e isso pode acabar afetando a indústria de uma forma substancial.

Leave A Response