No mês passado, a NCSoft finalmente apresentou o aguardado Aion 2 de forma oficial e até liberou um primeiro trailer de gameplay, o que fez com que o hype ao redor do projeto crescesse de forma substancial. Aliás, a apresentação inicial foi tão impactante, que até afetou o valor das ações da desenvolvedora coreana. Contudo, a verdade é que o jogo ainda está envolto em muitos mistérios e a expectativa é de que os devs ainda vão fazer várias apresentações até o dia do lançamento. Ainda assim, resolvi montar este post para lhe apresentar aquilo que já sabemos sobre o MMO. Desse modo, você vai poder definir se vai ou não valer a pena continuar de olho nas notícias relacionadas com o jogo… vamos lá?
Aion 2 – Visão Geral
De modo geral, durante a apresentação que rolou no mês passado, o pessoal da NCSoft deu a entender que o Aion 2 vai ser como uma versão completa e definitiva do jogo original. Isto é, a experiência deverá seguir pela linha daquilo que o primeiro Aion oferece, mas com todas as ideias que a equipe teve há muitos anos, mas nunca pôde colocar em prática, por conta das limitações de ordem técnica. Nesse caso, é bom destacar que a primeira prévia realmente apontou para construções gráficas impressionantes e um gameplay bem voltado para o lado da ação. Eis o vídeo…
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Cabe destacar também que os devs fizeram menções a uma narrativa que focará em um conflito racial, mas as coisas vão ficar mais complicadas, pois a ideia é evitar cair no clichê da “luta do bem contra o mal”. E, claro, tivemos a confirmação de que os sistemas de personalização vão ser bem arrojados e de que as mecânicas de voo serão mantidas. Lembrando que os devs ainda falaram sobre as oito classes que vão ficar disponíveis. Eis a lista completa…
- Gladiator: tanque secundário com habilidades AoE e roubo de vida;
- Templar: tanque tradicional (com escudo e habilidades defensivas);
- Assassin: furtividade e golpes mortais;
- Ranger: arqueiro com uma precisão mortal;
- Sorcerer: habilidades mágicas explosivas;
- Summoner: invoca espíritos para o campo de batalha;
- Cleric: focado em habilidades de cura;
- Cantor: habilidades de suporte e cura.
Em suma, essas classes vão garantir experiências bem diversificadas para os players e os devs ainda fizeram questão de destacar que a progressão em cada um desses caminhos vai acontecer sem qualquer tipo de mecânica Pay-To-Win, ou seja, para aprimorar as habilidades dos personagens, os players vão ter que trabalhar duro e avançar no game. Além disso, para deixar as coisas ainda mais customizáveis, o time de criação elaborou um sistema de personalização que permite ajustes em mais de 200 parâmetros, o que quer dizer que vamos ter heróis com características bem peculiares correndo pelo mundo do jogo.
E quando o game vai ser lançado?
Infelizmente, a NCSoft ainda não confirmou a data de estreia do promissor Aion 2, mas parece que o lançamento vai rolar ainda em 2025. Nesse caso, é bom destacar que uma grande rodada de testes está prevista para rolar no fim deste mês, mas a experiência só poderá ser aproveitada pelos players que concluírem o processo de cadastro até o dia 12 de junho. No entanto, a má notícia é que o registro exige um número de telefone válido da Coreia do Sul. Em outras palavras, quase todos os players do Ocidente vão ter que aguardar pelo anúncio de uma rodada de testes de escala global.
E como será o gameplay do vindouro Aion 2?
Como você já pôde conferir (no vídeo que eu apresentei acima), Aion 2 vai ter uma pegada bem voltada para o lado da ação e a NCSoft fez questão de destacar que não vai fazer uso de qualquer sistema de automação, ou seja, a boa e velha jogatina manual, baseada em habilidades, é que vai dominar a experiência. Os devs também falaram sobre um sistema de detecção de golpes pela retaguarda. Isso deverá gerar novas dinâmicas de grupo. Afinal, um tanque vai proteger a linha de frente, enquanto os outros membros da equipe vão ter que cuidar das costas dele.
Vale ressaltar que a história do Aion 2 vai acontecer 200 anos após a história do primeiro game. Isso quer dizer que o clássico conflito entre Elyos e Asmodians vai ganhar novas nuances e isso vai acabar impactando a jogatina, já que, de tempos em tempos, teremos conflitos PVP de grandes proporções, nos quais players de servidores distintos vão poder defender suas raças e lutar pela glória. Agora, no que diz respeito ao PVE, o time de criação falou sobre dungeons solo e dungeons para equipes de até oito jogadores. Nesse caso, algumas dungeons clássicas vão retornar, assim como retornarão as Armas Extensíveis. Lembrando que os devs ainda prometeram entregar um mapa 36 vezes maior do que o mapa do jogo original e isso quer dizer que as explorações vão ser incentivadas ao máximo. Felizmente, as mecânicas de voo vão ser mantidas.

E só para constar, a NCSoft falou que a jogatina vai ser marcada pelo suporte ao Cross-Play e ainda confirmou que uma versão mobile vai ser lançada. Conforme foi explicado, a jogatina por meio dos celulares vai funcionar como um complemento para a experiência principal. Porém, como os devs não apresentaram mais detalhes sobre isso, vamos ter que aguardar pelas informações oficiais. Ainda assim, alguns players já estão especulando sobre uma versão mobile que dará acesso a atividades de coleta de itens e recursos que poderão ser aproveitados no game. Enfim, essa é uma das questões que ainda estão em aberto.
Aion 2 – um MMO que tem tudo para fazer muito sucesso!
Bem, considerando tudo aquilo que foi apresentado ao longo deste post, acho válido dizer que o hype ao redor do promissor Aion 2 está mais do que justificado. A primeira prévia de gameplay pareceu bem sólida e as promessas da NCSoft indicaram que tudo está sendo desenvolvido com um carinho especial e seguindo a filosofia de manter aquilo que o jogo original tinha de melhor e acrescentar ideias inovadoras. Portanto, acho que vai valer a pena a gente continuar acompanhando a evolução desse projeto.