Jogo Squad 22: ZOV vira polêmica na Steam ao ser usado como propaganda pró-Rússia na guerra contra a Ucrânia

Publicado em 30/05/2025 - 11h06 por Yohan

Como todos bem sabem, o conflito entre a Rússia e a Ucrânia continua “quente” e não parece nem perto de chegar ao fim. E, claro, uma disputa com proporções tão grandes não poderia deixar de afetar vários segmentos, não é verdade? Por isso, gostaria de chamar a sua atenção para o jogo Squad 22: ZOV. Esse game foi liberado na Steam nesta semana e já está dando o que falar, pois parece que seus devs decidiram usá-lo para fazer propaganda para o exército russo e justificar a guerra contra a Ucrânia… vamos tentar entender melhor essa história?

O conteúdo continua após o anúncio

Se você for dar uma olhada na página oficial do curioso Squad 22: ZOV, lá na Steam, vai perceber que os devs da SPN Studio afirmaram que o game foi criado com base nos relatos de alguns veteranos que supostamente participaram de certos conflitos da guerra. Aliás, eles chegaram a dizer que o jogo é “oficialmente recomendado” pelos militares russos e que pode ser usado como uma espécie de manual de treinamento básico para a preparação de cadetes do exército. E como não poderia deixar de ser, essas afirmações já estão dando o que falar.

Dica: sofrendo com lag ou instabilidade em jogos online? Vale a pena experimentar o ExitLag gratuitamente , que otimiza a rota até os servidores e pode reduzir o lag em até 70% em jogos como Aion 2, WoW, Valorant, Black Desert, e outros mais de 1000 jogos.


Para começar, o Centro Ucraniano de Combate à Desinformação publicou alguns artigos falando sobre o jogo. Nesses textos, o projeto da SPN Studio foi acusado de fazer propaganda para o exército russo, por meio da transformação de soldados em mitos. Além disso, a entidade mencionou que o jogo tenta justificar as ações da Rússia na guerra. Logicamente, o fato de um game com uma proposta tão polêmica ter sido aprovado pela moderação da Steam já está sendo discutido também e muitos estão esperando por um posicionamento oficial da Valve. Lembrando que, não faz muito tempo, jogos com apologia à violência sexual e com menções aos conflitos entre Israel e a Palestina foram retirados da loja. Será que o Squad 22: ZOV vai ter esse destino também?