A gigante japonesa Capcom, conhecida por franquias icônicas como Monster Hunter e Street Fighter revelou que está adotando inteligência artificial generativa para superar desafios específicos no desenvolvimento de jogos, mas de uma forma bem diferente do que muitos poderiam imaginar. Bora conferir as informações?
Segundo Kazuki Abe, diretor técnico da Capcom, em entrevista traduzida pela Automaton Media, a IA não está sendo usada para criar histórias, personagens ou mecânicas de gameplay. Em vez disso, ela auxilia no desenvolvimento de ideias que geralmente tomariam muito tempo dos devs. Um exemplo dado por Abe é a inclusão de uma TV dentro de um jogo. Mesmo sendo um detalhe aparentemente insignificante, o design dessa TV precisa ser criado do zero, pois simplesmente replicar o design de um modelo real infringiria direitos autorais. A IA generativa é utilizada para criar designs e conceitos originais, permitindo que os desenvolvedores foquem em tarefas mais importantes.
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Para essas tarefas, a Capcom utiliza o modelo Gemini AI, que é alimentado com informações detalhadas sobre o jogo em questão para gerar ideias consistentes com o universo da obra. Abe reforça que este é apenas um exemplo de como a IA pode simplificar as “milhares de decisões” necessárias durante o processo criativo. No entanto, ele reconhece que certas soluções não são aplicáveis a todos os jogos da empresa – o problema da TV, por exemplo, dificilmente surgiria em títulos da série Onimusha, ambientados no Japão feudal.
