Nesta semana, os organizadores da Game Developers Conference (GDC) chamaram a atenção do mundo gamer, ao liberar um relatório voltado a dar a todos uma visão geral do estado atual da indústria de jogos eletrônicos. E sim, o documento apontou para algumas informações bem interessantes. Aliás, tivemos a confirmação de que a “onda dos jogos como serviço” não vai chegar ao fim nem tão cedo… bora tentar entender melhor essa história?
De modo geral, o relatório da GDC apontou para vários aspectos interessantes da indústria e merece ser lido na íntegra, mas uma das maiores revelações foi a confirmação de que um terço de todos os devs de projetos AAA estão trabalhando em “jogos como serviço”. Isso quer dizer que, apesar de todo aquele papo de que o Concord tinha feito as empresas repensarem suas estratégias em relação a experiências desse tipo, a produção dos “live-service games” continua nos planos. Curiosamente, o segmento foi classificado como “volátil”, pois são poucos os títulos que conseguem se destacar de fato, mas parece que as desenvolvedoras estão dispostas a fazer apostas.
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É bom destacar também que o relatório mostrou que o interesse em produzir “jogos como serviço” também está elevado. Conforme foi explicado, dentre todos os participantes da pesquisa, 13% indicaram que querem começar a trabalhar em games com essa pegada. Por fim, o relatório ainda faz menções a certos receios dos devs, indicando que muitos acreditam que os “live-service games” podem ser ótimas fontes de renda, mas também geram muitas dores de cabeça, por conta de questões como a monetização, a necessidade de gerar novas doses de conteúdo de forma contínua, etc. De qualquer forma, o fato é que a pesquisa indicou que o Concord não fez os devs desistirem de apostar em “jogos como serviço” e logo deveremos ter acesso a uma enxurrada de novos projetos.
