Governo está avaliando um aumento na alíquota do ICMS sobre as compras internacionais feitas através do Remessa Conforme

Publicado em 04/12/2024 - 10h59 por Yohan Bravo

No ano passado, o governo brasileiro colocou um fim na isenção de impostos para compras internacionais de até US$ 50,00 e isso acabou impactando os números de várias formas. Enquanto a quantidade de remessas internacionais caiu, a arrecadação (com a chamada “taxa das blusinhas”) aumentou. E agora, parece que um novo ajuste vai deixar essas compras ainda mais caras… vamos tentar entender melhor essa história?

De acordo com a regra atual, que vigora por meio do Programa Remessa Conforme, todas as compras internacionais devem ser tributadas. Nesse caso, os impostos cobrados são: 60% de Imposto de Importação e 17% de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços. No entanto, parece que a alíquota relacionada com o ICMS está sendo questionada por empresas brasileiras. Ao que tudo indica, essas empresas estão “forçando” o governo a reavaliar a alíquota, com vistas a ampliar a competitividade no cenário nacional. Com isso, o percentual pode acabar passando de 17% para 25%, o que deixaria as compras internacionais ainda mais caras.

💡ExitLag! Acabe com o lag, com a melhor oferta do ano!
Nesse Esquenta Black Friday você pode aproveitar o plano anual com até 50% de desconto — um ano pela metade do preço. Assine já!

Cabe destacar que a decisão ainda não foi tomada, mas está sendo discutida e, se a nova alíquota for fixada até o dia 31 de dezembro, ela poderá entrar em vigor já em 2025. Obviamente, ainda é cedo para dizer se as mudanças vão ser aplicadas ou não, mas o fato é que as coisas estão caminhando para o aumento ser confirmado. Afinal, os comerciantes do Brasil pagam entre 17% e 29% de ICMS e o ajuste tornaria as coisas mais justas. Enfim, essa é uma movimentação que vamos ter que acompanhar com atenção.

Alguns dos links presentes em nosso site podem gerar uma pequena comissão para nós, sem custo adicional para você. Isso nos ajuda a continuar produzindo conteúdo de qualidade.

Leave A Response